7 alimentos que você deve incluir em sua dieta para controlar o colesterol - Melhor com Saúde

7 alimentos que você deve incluir em sua dieta para controlar o colesterol

Além de incluir esses alimentos em nossa rotina para reduzir o colesterol ruim, devemos evitar as suas principais fontes e seguir uma dieta saudável, variada e equilibrada
7 alimentos que você deve incluir em sua dieta para controlar o colesterol

O colesterol é um tipo de gordura que, em certa medida, o corpo necessita para funcionar em condições ideais.

Embora esteja relacionado com diversos problemas de saúde, uma dose mínima está envolvida na produção de alguns hormônios, e na formação de certas estruturas do corpo.

fígado o produz constantemente, embora os seus níveis possam também ser aumentados pela ingestão de certos alimentos que o contêm.

Como resultado, o funcionamento da circulação e do sistema cardiovascular são afetados, levando a condições perigosas que colocam em risco a vida.

Devido a isso, é essencial melhorar os hábitos alimentares, limitando a ingestão de gordura e aumentando porções de ingredientes que ajudam a removê-lo.

Desta vez queremos compartilhar 7 dos mais importantes alimentos para você começar a incluir em sua dieta com mais regularidade.

1. AveiaAveia controla o colesterol

A aveia não é somente um dos cereais mais completos do ponto de vista nutricional, mas também, é o mais saudável.

Contém pequenas quantidades de ácidos graxos do tipo linoleico, que juntamente com a sua fibra e lecitina contribuem para reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Seu aporte de avenasterol, um tipo de fitosterol, reduz a absorção deste lipídio no intestino e retarda o seu acúmulo nas paredes das artérias.

Veja também:  Descubra como limpar suas artérias com estes três maravilhosos ingredientes

2. Cevada

A cevada contém um tipo de fibra solúvel conhecida como betaglucano, que depois de ser assimilado pelo organismo, diminui os níveis de colesterol ruim (LDL).

Sua composição nutricional, semelhante à da aveia, faz com que seja uma excelente opção alimentar para pacientes com hipercolesterolemia.

Contém um antioxidante conhecido como tocotrienol, localizado nas conchas dos grãos, o que ajuda a proteger as artérias de danos oxidativos.

3. AbacateAbacate controla o colesterol

Conhecido por suas múltiplas aplicações na gastronomia, o abacate é um alimento delicioso que beneficia a saúde das pessoas com colesterol ruim (LDL).

Contém ácidos graxos polinsaturados, em vez de acumular lipidos no sangue, promove a remoção da gordura existente.

Sua fibra e aminoácidos essenciais ajudam a metabolizar as gorduras mais facilmente e as impedem de serem absorvidas no intestino.

Por outro lado, apresenta algumas substâncias vegetais conhecidas como esterois e estanois que, no organismo, evitam o acúmulo desses lipídios.

4.Peixe Azul

O peixe gordo ou azul é um grande aliado para pacientes com hipercolesterolemia e níveis elevados de triglicerídeos.

A alta concentração de ácidos graxos polinsaturados  omega-3, além de seus antioxidantes, melhoram a elasticidade das artérias enquanto evitam a formação de placas nas suas paredes.

Estas gorduras saudáveis atuam como agentes de limpeza no sangue, uma vez que removem os lipidos que não são necessários e aumentam a vasodilatação arterial.

Entre as variedades recomendadas estão:

  • Sardinhas
  • Atum
  • Salmão
  • Sardinhas
  • Anchovas
  • Cavala
  • Chicharro
  • Arenque

5. Vegetais de folhas verdesVegetais de folhas verdes controlam o colesterol

Os vegetais verdes tornaram-se muito famosos mundialmente por serem excelentes aliados no combate ao excesso de peso.

Seu baixo teor calórico e o grande aporte de nutrientes essenciais contribuem para aumentar a atividade metabólica para uma melhor utilização de calorias.

Além disso, contêm fibras e antioxidantes que promovem a redução do colesterol ruim (LDL) que põem em risco à saúde cardiovascular.

Seu pequeno aporte de esteróis e estanois retarda a absorção intestinal deste lipídio e ajuda a manter as artérias saudáveis.

Visite este artigo:  Fortaleça seus ossos e alivie a dor nas articulações com esta bebida natural

6. Legumes

O consumo regular de vegetais pode prevenir e controlar os níveis de colesterol ruim (LDL), devido ao seu alto teor de fibra dietética.

Este nutriente essencial, somado aos seus compostos antioxidantes, reduz a absorção do composto gordo no intestino, deixando apenas a quantidade necessária para o corpo.

Aliás, são excelentes aliados para combater o excesso de peso, uma condição que influencia nos descontroles desta substância.

Os recomendados são:

  • Feijões
  • Lentilhas
  • Ervilhas verdes
  • Grão de bico
  • Soja

7. MirtilosMirtilos controlam o colesterol

Os mirtilos são pequenos frutos ricos em antioxidantes e fibras dietéticas cuja assimilação ajuda a reduzir o excesso de colesterol.

Sua ingestão no estado natural ou em suco, limpa as paredes das artérias e remove a placa bacteriana que aumenta o risco de entupimento.

Isso reduz o risco de doenças do sistema cardiovascular e circulatório, promovendo o bem-estar do corpo.

Para finalizar deixamos claro que embora esses alimentos reduzam o colesterol, a ingestão deve ser somada a um plano de alimentação saudável.

Será inútil consumir esses alimentos regularmente se continuarmos a comer em excesso outros alimentos ricos em colesterol.