Alimentos saudáveis ​​que devemos consumir todos os dias

7 alimentos saudáveis ​​que devemos consumir todos os dias

Estes alimentos são saudáveis, saborosos, e alguns são ingredientes essenciais na cozinha. Seu corpo irá agradecer se você consumi-los regularmente em seu dia a dia.
Alimentos saudáveis

A alimentação é um dos mais importantes fatores de saúde física e mental. É através dos alimentos saudáveis que o corpo recebe os nutrientes de que necessita para trabalhar em condições ideais e evitar o desenvolvimento de doenças.

Atualmente, a qualidade da dieta diminuiu significativamente devido ao aumento de alimentos processados vendidos no mercado como uma alternativa rápida e deliciosa para saciar a fome.

Consequentemente, a taxa de obesidade aumentou, e são cada vez mais comuns os diagnósticos de doenças crônicas relacionadas ao coração.

Felizmente todos têm a capacidade de modificar o plano alimentar para torná-lo mais saudável e adaptado para as necessidades do corpo.

Neste sentido, hoje recomendamos 7 alimentos saudáveis maravilhosos que, por causa de sua composição, são protetores da saúde e grandes aliados no controle de peso. Descubra-os!

Alimentos saudáveis que devem fazer parte da dieta

1. Cereais integrais

cereais-integrais-alimentos-saudaveis

Em vez de escolher farinha e outros alimentos refinados, vale a pena começar a consumir cereais integrais.

Esta variedade caracteriza-se por ser rica em fibras, nutriente que melhora a saúde digestiva, enquanto contribui para regular os níveis de colesterol.

Também contém ácido fólico e antioxidantes que estão associados com a prevenção do câncer de cólon.

Veja também:  As dores nas articulações estão relacionadas com bactérias no intestino?

2. Peixes azuis

A maioria dos peixes tem qualidades nutricionais importantes, mas os mais notáveis dentre eles são os azuis ou de água fria. Sua riqueza em ácidos graxos ômega 3 tornou-se um dos fundamentos de dietas para favorecer a saúde cardiovascular.  

Este mesmo composto ativo possui uma ação anti-inflamatória que provou ser eficaz no controle de transtornos como artrite reumatoide e osteoartrite.

3. Azeite de oliva

alimentos-saudaveis-azeite-de-oliva

Essencial na dieta mediterrânea, o azeite de oliva é um tipo de gordura saudável que, graças ao seu ácido oleico e hidroxitirosol, tem a capacidade de reduzir os níveis de colesterol.

Seus antioxidantes impedem a oxidação de lipídios nas artérias, o que por sua vez diminui o risco de endurecimento e entupimento.

Além disso, é um grande aliado da saúde da pele, uma vez que reduz os danos celulares e impede os sinais de envelhecimento precoce.

4. Chá verde

Esta bebida popular que se tornou famosa por suas qualidades de emagrecimento agora está listada como uma das melhores para prevenir doenças.

Suas propriedades estimulam a desintoxicação do fígado e ajudam a proteger as células para evitar o desenvolvimento de desordens graves como o câncer.

Também ajuda a reduzir o colesterol e depura o sangue para remover os agentes tóxicos da poluição e do cigarro.

5. Alho e cebola

alimentos-saudaveis-alho-e-cebola

Estes dois alimentos andam juntos porque apresentam propriedades medicinais muito semelhantes e igualmente eficazes para o corpo.

Seus principais ativos são compostos de enxofre cuja ação reduz a pressão arterial, colesterol e doenças metabólicas.

Também foi comprovado que são potentes anticancerígenos, capazes de proteger as células contra câncer de pulmão, cólon e pele.

Ambos são poderosos depurativos do organismo e, por suas qualidades antissépticas, têm a capacidade de matar agentes patogênicos sem prejudicar a flora bacteriana.

6. Abacate

Não é de todo surpreendente que o abacate tenha se tornado um dos alimentos favoritos da indústria farmacêutica e cosmética.

Esta fruta verde é uma rica fonte de ácidos graxos essenciais que atuam para promover a redução do colesterol e triglicérides.

Contém vitaminas C e E e, por suas qualidades antioxidantes, freia danos celulares para prevenir o envelhecimento precoce. Ele também fornece potássio e magnésio, dois minerais essenciais para proteger o fígado, rins e coração.

7. Vegetais de folhas verdes

alimentos-saudaveis-vegetais-verdes

Para uma dieta equilibrada e saudável, o melhor a fazer é incorporar nas refeições vegetais verdes nutritivos. Sua riqueza em antioxidantes neutraliza os danos dos metais pesados e cria um efeito protetor sobre o corpo para evitar doenças graves.

Este alimento consumido cru fornece quantidades significativas de flavonoides e carotenoides, substâncias que impedem o envelhecimento precoce dos principais órgãos do corpo, incluindo a pele.

Graças à sua riqueza em fibras, melhora a digestão, reduz a ansiedade e é indicado para as pessoas com diabetes tipo 2.

Recomendamos que você leia:  O segredo do povoado onde as pessoas não sofrem de câncer e nem de diabetes

Alguns desses vegetais são:

  • Brócolis
  • Couve-flor
  • Couve
  • Espinafre
  • Acelga
  • Aipo
  • Salsa

Quer melhorar a sua dieta? Não hesite em começar a desfrutar de todos esses alimentos saudáveis em suas refeições diárias através de diferentes receitas. Em um curto espaço de tempo você sentirá seu corpo mais forte e notará as mudanças em seu peso e forma.