7 alimentos saudáveis para pacientes com artrose - Melhor com Saúde

7 alimentos saudáveis para pacientes com artrose

Ainda que estes alimentos não suponham uma cura e nem um tratamento para a artrose, seu consumo regular pode nos ajudar a aliviar a inflamação e outros sintomas.
7 alimentos saudáveis para pacientes com artrose

A artrose é uma doença reumática que ocorre pelo desgaste da cartilagem articular, um componente cuja função é amortecer e evitar a fricção entre as peças ósseas.

Seu desenvolvimento está relacionado com a deterioração biológica da idade. Porém, pode se desenvolver desde muito cedo pela prática de hábitos ruins, uma doença ou um traumatismo.

Caracteriza-se pela inflamação e a dor das articulações, quase sempre na coluna cervical e lombar, ainda que também nas mãos e joelhos.

Pode vir acompanhada com rigidez e formigamento e, de fato, em casos mais graves gera dificuldades na habilidade de movimento.

Porém, estes sintomas podem ser controlados com um tratamento médico que, em geral, se complementa com uma alimentação especial.

É que, ainda que muitos não saibam, alguns dos nutrientes que certos ingredientes oferecem, exercem um efeito positivo na saúde articular.

Por essa razão, queremos fazer uma menção especial a esses 7 alimentos que beneficiam aos pacientes nesta condição.

Descubra-os!

1. Peixe azul

Peixe para tratar a artrose

O peixe azul é um alimento moderado em calorias que, diferente de ouras carnes, conta com agentes anti-inflamatórios que beneficiam a saúde dos pacientes com problemas nas articulações.

É uma fonte muito importante de proteínas de alta qualidade que, depois de absorvidas, ajudam a proteger as cartilagens para que não continuem se deteriorando.

Graças ao seu teor de ácidos graxos ômega 3, promove a desinflamação dos tecidos. Por sua vez, cria uma barreira protetora contra os radicais livres que afetam as células.

Algumas variedades recomendáveis são:

  • Arenque
  • Salmão
  • Trutas
  • Cavalinha
  • Atum

Leia também: Inclua peixe na sua alimentação

2. Frutas cítricas

As frutas cítricas são uma das fontes de vitamina C mais poderosas que encontramos na natureza. Assim, graças ao seu efeito antioxidante, são excelentes aliadas dos pacientes com artrose.

Este nutriente essencial está implicado na formação de colágeno e proteoglicanos, dois componentes principais das cartilagens que protegem as articulações.

Sua ação antioxidante e anti-inflamatória inibe a atividade dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce dos tecidos.

Dentre esta variedade você pode encontrar:

  • Limões
  • Laranjas
  • Toranjas
  • Tangerinas
  • Goiabas

3. Cenoura

Cenoura para tratar a artrose

Os carotenos que a cenoura contém têm interessantes efeitos na proteção da cartilagem articular, reduzindo o risco de deterioração prematura.

Este nutriente, somado aos seus teores de minerais essenciais, contribuem para regenerar o tecido ósseo danificado e controla a inflamação e a dor.

Por outro lado, serve para fortalecer o sistema imunológico e protege o corpo frente às infecções que pioram esta condição.

4. Melão

O melão é uma fruta pobre em calorias, que pode ser adicionada em todos os planos de alimentação, sem importar a idade.

Conhecido por sua alta composição de água, mais de 90%, é um alimento muito recomendado para as pessoas com dificuldades articulares.

Esta qualidade lhe confere um potente efeito diurético, ideal para aliviar a retenção de líquidos que piora a inflamação dos tecidos.

Também contém betacarotenos, um antioxidante que se sintetiza em vitamina A para frear a progressão da artrose.

5. Sementes de linhaça

Sementes para tratar a artrose

A linhaça contém ácidos graxos ômega 3, que são bons aliados para controlar a inflamação dos tecidos nos pacientes com artrose.

Seu consumo como complemento da dieta promove o alívio da dor e, a longo prazo, fortalece as cartilagens para deter o avanço de seu desgaste.

Cabe destacar que também oferece vitamina E. Graças à sua ação antioxidante este nutriente ajuda a deter os danos dos radicais livres nas células.

6. Tofu

Este alimento pobre em calorias e rico em compostos antioxidantes é uma alternativa saudável para potencializar o alívio dos sintomas da artrose.

Seu significativo teor de cálcio contribui para proteger as peças ósseas e articulares. Assim, evita a deterioração prematura das cartilagens que as protegem.

Contém uma mínima ração de ácidos graxos ômega 3, junto com seus minerais, aliviam o excesso de inflamação nos tecidos articulares.

Visite também o artigo: 7 alimentos que contêm calorias negativas

7. Espinafres

Espinafres para tratar a artrose

Os antioxidantes que o espinafre contém neutralizam a ação negativa dos radicais livres nos tecidos das articulações. Por sua vez, aliviam a inflamação.

Por outro lado, oferecem ácido fólico e cálcio, ambos necessários para o fortalecimento dos ossos e cartilagens.

O consumo destes alimentos não é como tal um tratamento para aliviar a artrose. Porém, é conveniente adicioná-los na alimentação para obter seus benefícios sobre a saúde articular.

Procure consumi-los de forma habitual e comprove que são bons aliados para o seu bem-estar.