7 benefícios de consumir água de gengibre com o estômago vazio

Apesar de ser conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, o gengibre também é muito adequado para auxiliar na nossa saúde digestiva e fortalecer o sistema imunológico.
7 benefícios de consumir água de gengibre com o estômago vazio
José Gerardo Rosciano Paganelli

Revisado e aprovado por o médico José Gerardo Rosciano Paganelli.

Última atualização: 23 agosto, 2022

Compartilharemos aqui, em nosso espaço, 7 razões para tomar água de gengibre com o estômago vazio e uma receita simples para aproveitá-la todos os dias.

A água de gengibre é um ingrediente natural que, desde a antiguidade, é valorizado por seu alto teor de nutrientes essenciais e poderosos compostos que melhoram muitos aspectos da saúde.

A raiz de gengibre costuma ser usada em muitas culturas com diversas finalidades culinárias. Mas também é um alimento que não pode faltar no catálogo de remédios naturais.

Conta com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, que podem ser aproveitadas como complemento para aliviar vários tipos de doenças.

De fato, graças à sua alta concentração de substâncias antioxidantes, hoje é considerado um dos grandes aliados para inibir danos celulares e facilitar a eliminação de toxinas.

O mais interessante é que pode ser adicionada de muitas formas na dieta. Além disso, suas propriedades são muito benéficas quando ingerida em jejum.

7 benefícios de tomar água de gengibre com o estômago vazio

1. Melhora a circulação sanguínea

água de gengibre com

O consumo de água de gengibre em jejum é um dos hábitos que contribuem para melhorar a circulação sanguínea quando há dificuldades.

Seus teores de magnésio e zinco, além de potássio, ajudam a regular os processos inflamatórios que costumam causar problemas de circulação.

Também diminui o acúmulo de colesterol nas artérias e, portanto, ajuda a proteger a saúde cardiovascular.

2. Promove a saúde digestiva

As pessoas que consomem esta bebida todas as manhãs costumam ter menos problemas de indigestão e prisão de ventre.

Isso se deve ao fato de que essa especiaria oferece pequenas quantidades de fibra, um nutriente que facilita o movimento intestinal para conseguir uma ótima eliminação dos resíduos.

Seus ativos naturais ajudam a controlar o excesso de ácidos no estômago e o acúmulo de gases intestinais.

3. Controla a retenção de líquidos

água de gengibre com

As propriedades diuréticas e anti-inflamatórias da água de gengibre fazem com que ela seja uma opção natural e saudável para enfrentar a retenção de líquidos.

Seu consumo diário contribui para eliminar os líquidos acumulados nos tecidos e, de quebra, aumenta o nível de energia para impedir reações como a fadiga.

4. Fortalece o sistema imunológico

Tomar esta bebida todos os dias é uma forma simples de proporcionar um extra de nutrientes à saúde imunológica de nosso organismo.

Este hábito ajuda a manter as defesas ativas e, por sua vez, contribui para estimular a produção dos anticorpos que balanceiam os efeitos nocivos dos agentes perigosos.

Seu consumo com o estômago vazio pode prevenir:

  • Infecções urinárias.
  • Tosses e resfriados.
  • Gripe.
  • Infecções vaginais.
  • Doenças autoimunes.

5. Alivia as dores articulares

água de gengibre com

Há centenas de anos o gengibre é usado como um remédio natural contra as dores que afetam os músculos e as articulações.

Seu princípio ativo, o gingerol, conta com efeitos anti-inflamatórios e analgésicos que favorecem o alívio da região dolorida.

6. Evita as cãibras

As pessoas que costumam ter cãibras musculares podem encontrar um remédio natural e seguro na água de gengibre.

Isso se deve ao seu significativo teor de minerais essenciais que, depois de assimilados, ajudam a regular os eletrólitos do corpo para impedir este tipo de sintomas.

7. Previne o envelhecimento precoce

água de gengibre com

Por sua alta concentração de antioxidantes, vitaminas e minerais, a água de gengibre é uma bebida perfeita para amenizar os efeitos negativos dos radicais livres sobre os tecidos.

Estas substâncias inibem os danos celulares e são determinantes na prevenção de doenças crônicas como o câncer, o Alzheimer e a artrite.

Além disso, visto que ajuda a desintoxicar o organismo, seus efeitos também beneficiam a saúde da pele.

Como preparar a água de gengibre em casa?

O preparo de água de gengibre é muito simples e não requer ingredientes caros ou difíceis de adquirir.

Inclusive, basta investir poucos minutos por dia para aproveitar seus benefícios.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de raiz de gengibre ralada (10 g)
  • 3 xícaras de água (750 ml)
  • Suco de 1/2 limão
  • 1 colher de sopa de mel orgânico (25 g)

Preparo

  • Rale a raiz de gengibre até obter a quantidade indicada.
  • Em seguida, adicione em uma panela com três xícaras de água.
  • Deixe ferver durante 15 minutos em fogo baixo e adicione o suco de limão.
  • Após esse tempo, retire do fogo. Quando estiver a uma temperatura apta para o consumo, sirva e adoce com uma colher de sopa de mel.
  • Tome uma xícara em jejum e, se quiser, repita o consumo até 3 vezes por dia.

Você conhecia os benefícios da água de gengibre? Agora que já sabe como pode ser bom para o seu corpo, não deixe de consumi-la, mesmo que não se sinta doente.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Cañigueral, S. (2016). Jengibre. OFFARM.
  • Acuña, O., & Torres, A. (2010). Aprovechamiento de las propiedades funcionales del jengibre (zingiber officinale) en la elaborací on de condimento en polvo, infusí on filtrante y aromatizante para quema directa. Revista Politècnica.
  • Siedentopp, U. (2008). El jengibre, una planta medicinal eficaz como medicamento, especia o infusión. Revista Internacional de Acupuntura. https://doi.org/10.1016/S1887-8369(08)72011-8
  • Bode, Anne. Dong, Zigang. Herbal Medicine: Biomolecular and Clinical Aspects. 2nd edition. Chapter 7: The Amazing and Mighty Ginger. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK92775/
  • NCBI. (2013). Anti-Oxidative and Anti-Inflammatory Effects of Ginger in Health and Physical Activity: Review of Current Evidence. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3665023/
  • Singletary, K. Ginger. http://herbanatura.mk/ref/gumbir/gumbir-koristi%20za%20zdravjeto.pdf

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.