7 benefícios de consumir beterraba

Você sabia que a beterraba pode ser um grande substituto das bebidas energéticas quando precisamos de energia? Além disso, ela ajuda a melhorar o funcionamento dos nossos pulmões ao fazer exercícios.
7 benefícios de consumir beterraba
Nelton Abdon Ramos Rojas

Revisado e aprovado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas.

Escrito por Okairy Zuñiga

Última atualização: 20 dezembro, 2022

A beterraba pode ser usada em saladas, sopas, batidas e conservas. Inclusive, é usada como corante natural. Neste artigo falaremos sobre os 7 melhores benefícios de consumir beterraba.

Apesar de ser um alimento disponível durante o ano todo, há quem o consuma muito pouco.

Consumir beterraba irá aproximá-lo do objetivo de obter as vitaminas, minerais e compostos orgânicos necessários para o dia a dia.

Por ser baixa em calorias e não ter colesterol, é uma boa alternativa como substituto dos doces.

1. Benefícios de consumir beterraba: melhora a saúde do coração

saude-coracao

A fibra da beterraba ajuda a diminuir o colesterol ruim e os triglicerídeos, ao mesmo tempo em que aumenta o colesterol bom do corpo.

Isso diminui o risco de sofrer de problemas cardíacos.

A betaína presente na beterraba ajuda a diminuir os níveis de homocisteína, uma substância prejudicial para seus vasos sanguíneos.

Por essa razão, consumir esse vegetal ajuda de muitas maneiras a prevenir doenças cardiovasculares como a aterosclerose, os ataques cardíacos e derrames cerebrais.

2. Benefícios de consumir beterraba: ajuda a prevenir certos tipos de câncer

O câncer de pele, de pulmão e de cólon podem ser prevenidos se você começar a consumir beterraba regularmente.

Isso porque essa raiz contém um pigmento chamado betacianina capaz de frear o crescimento das células cancerosas.

Os nitratos utilizados como conservantes em algumas carnes podem estimular a produção de compostos de nitrosamina em seu corpo, o que lhe põe em risco de sofrer de câncer.

Incluir a beterraba como parte de suas refeições ou como suco duas ou três vezes por semana inibe a mutação das células e diminui a velocidade de crescimento de certos tumores.

3. Benefícios de consumir beterraba: fortalece o sistema imunológico

A beterraba é uma fonte muito rica de vitamina C. Essa vitamina ajuda muito a prevenir os sintomas da asma e é um poderoso antioxidante.

Isso significa que estimula seu sistema imunológico e melhora a atividade dos seus glóbulos brancos.

Você adoece constantemente? Se for assim, é provável que seu corpo não esteja preparado para lidar e vencer os vírus, bactérias, fungos e toxinas que existem no ambiente.

A realidade é que eles estão presentes em todo o momento.

4. Benefícios de consumir beterraba: evita problemas de visão

O betacaroteno que você obtém ao consumir beterraba previne a cegueira causada por dano macular e reduz as chances de você vir a sofrer de catarata.

Ainda que esses dois problemas sejam muito comuns com o passar dos anos, você não deve se resignar a sofrer com eles.

Se os problemas da visão já apareceram, pense que ainda tem tempo de deter seu avanço.

Além de seguir as indicações de seu médico, inclua este delicioso suco na sua dieta pelo menos uma vez por semana:

Ingredientes

  • Suco de 1 laranja grande ou de 2 pequenas
  • 1 beterraba pequena
  • 2 cenouras

Preparo

  • Bata tudo no liquidificador até obter um suco homogêneo. Em seguida, consuma imediatamente para evitar que perca suas propriedades.

5. Benefícios de consumir beterraba: propriedades afrodisíacas

sexo

Consumir beterraba funciona como um reforço sexual ou afrodisíaco. Esse efeito é atribuído a seus altos níveis de boro, que aumentam em grande medida os hormônios sexuais.

Isso ajuda a:

  • Aumentar sua libido
  • Otimizar a fertilidade
  • Melhorar a motilidade dos espermatozoides

Agora, você já sabe: se seu parceiro e você buscam uma gravidez e não tiveram sorte até agora, procure consumir beterraba com mais frequência.

6. Benefícios de consumir beterraba: aumenta seus níveis de energia

A beterraba contém uma quantidade considerável de carboidratos que oferecem calorias saudáveis a seu corpo.

Nos dias em que você requeira mais energia, deve pensar em incluir essa raiz no lugar de bebidas energéticas ou alimentos processados.

Quando seu corpo tem a quantidade suficiente de carboidratos, é capaz de alimentar todas as funções necessárias para trabalhar de maneira adequada.

Você também poderá respirara melhor quando fizer exercícios, já que o oxigênio será melhor absorvido.

Se você tiver vontade de comer algo crocante antes de sair para correr, experimente preparar alguns salgadinhos de beterraba. Eles também são ideais para suprir o desejo de comer um aperitivo quando estiver assistindo a um filme, sem consumir calorias extras.

7. Benefícios de consumir beterraba: previne ataques cardíacos fulminantes

ataques-cardiacos

A deficiência de potássio em seu corpo pode aumentar o risco de ter derrames vasculares. Nessa raiz, você encontrará a quantidade de que necessita de potássio.

Por isso, é recomendável incorporar na sua dieta alimentos ricos nesse mineral.

O potássio é muito importante por ser um vasodilatador, o que significa que ajuda a relaxar seus vasos, diminuindo a pressão sanguínea.

Isso diminui o risco de aparição de coágulos sanguíneos, que poderiam contribuir para a obstrução das suas artérias, dando lugar a muitos problemas.

Não consuma beterraba em excesso

Apesar desses 7 benefícios que obtemos ao consumir beterraba, é muito importante que você não se exceda. Esse vegetal contém oxalatos, elementos que podem causar a cristalização de certos fluidos corporais.

Você deve evitar o consumo de beterraba se tiver problemas nos rins ou na vesícula biliar.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Fuentes-Barría, H., Muñoz Peña, D., Aguilera Eguía, R., & González Wong, C. (2018). Influencia de los compuestos bioactivos de betarraga (Beta vulgaris L) sobre el efecto cardio-protector: Una revisión narrativa. Revista chilena de nutrición45(2), 178-182.
  • Madaleno, I. M., & Montero, M. C. (2012). El cultivo urbano de plantas medicinales, su comercialización y uso fitoterapéuticos en la ciudad de Río Cuarto, provincia de Córdoba, Argentina. Cuadernos Geográficos50, 63-85.
  • Muscia Saez, V. (2018). Consumo de óxido nítrico en deportistas.
  • Ros Lluch, N., Chimenos Küstner, E., & López López, J.. (2009). Alimentos contra el cáncer oral. Avances en Odontoestomatología25(3), 155-162. Recuperado en 06 de febrero de 2019, de http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&;pid=S0213-12852009000300005&lng=es&tlng=es.
  • Villanueva-Tiburcio, Juan Edson, Condezo-Hoyos, Luis Alberto, & Asquieri, Eduardo Ramirez. (2010). Antocianinas, ácido ascórbico, polifenoles totales y actividad antioxidante, en la cáscara de camu-camu (Myrciaria dubia (H.B.K) McVaugh). Food Science and Technology30(Suppl. 1), 151-160. https://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612010000500023

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.