7 benefícios das nozes que você provavelmente ainda não conhece

7 benefícios das nozes que você provavelmente ainda não conhece

Se quisermos aproveitar todos os benefícios das  nozes, basta consumir um punhado por dia. Ainda que seu teor calórico seja alto, valerá a pena.
7 benefícios das nozes que você provavelmente ainda não conhece

As nozes são uma das oleaginosas que têm mais propriedades e que mais oferecem benefícios à nossa saúde.

São ricas em proteínas, gorduras saudáveis, fibras, esteróis naturais, antioxidantes, vitaminas e minerais. Sem dúvidas, ingredientes mais do que suficientes para transformá-las em uma das opções mais saudáveis e deliciosas para o nosso dia a dia.

As nozes são boas para prevenir o câncer

cancer-de-mama

As nozes podem ajudar a prevenir o câncer de próstata e o de mama.

Em um estudo realizado com ratos, aqueles que comeram quatro nozes inteiras durante 18 semanas tiveram tumores menores e de crescimento mais lento em comparação com os ratos que comeram a mesma quantidade de outro alimento alternativo.

Deste modo, as nozes são um ingrediente que pode ajudar frente à aparição desta doença.

Fortalece a saúde do seu coração

saude-coracao

As nozes são um dos alimentos que mais podem mimar seu coração.

Este tipo de oleaginosa é rico em aminoácidos e arginina, por isso é um ingrediente perfeito que deve ser somado à dieta de todas aquelas pessoas que têm algum tipo de problema cardiovascular.

Um excelente anti-inflamatório

inflamacao-abdomen

Seu alto teor de gorduras saudáveis, ômega-3 e ácido alfa-linolênico faz com que seja um excelente anti-inflamatório natural. Além disso, também nos ajudam a prevenir a formação de coágulos sanguíneos, por isso melhoram a circulação sanguínea.

Tem propriedades antioxidantes

nozes

As nozes nos oferecem uma grande quantidade de antioxidantes. Graças aos seus polifenóis e à lipoproteína que contêm, são uma das variedades estrela dentro da gama das oleaginosas.

Não deixe de dar-lhes o lugar que merecem dentro de sua dieta, porque são um alimento muito nutritivo e que nos oferece benefícios incríveis.

Um ingrediente excelente para o seu cérebro

saude-cerebral

As nozes contêm compostos neuroprotetores, como é o caso da vitamina E, do ácido fólico, da melatonina, dos ácidos graxos ômega 3 e dos antioxidantes.

Graças a diversos estudos foi possível concluir que consumir nozes ajuda a diminuir a vulnerabilidade do estresse oxidativo que acontece na etapa do envelhecimento.

Assim, se você deseja manter seu cérebro em plena capacidade durante mais tempo, nada como comer um punhado de nozes diariamente para conseguir isso.

Você notará a diferença e seu cérebro receberá todos os nutrientes necessários para ficar em perfeito estado. Além disso, pode ser o melhor antídoto contra o surgimento do Alzheimer.

O melhor aliado para as pessoas com diabetes do tipo 2

diabetes-tipo-2

Foi demonstrado que o consumo desta variedade de oleaginosas é um dos melhores aliados para as pessoas com diabetes do tipo 2.

A gordura que contém é saudável para regular os parâmetros metabólicos deste tipo de paciente, já que ajuda a reduzir de maneira significativa os níveis de insulina em jejum.

Se você sofre deste tipo de diabetes, uma boa solução para controlar os níveis de açúcar no sangue pode ser incluir um punhado de nozes em sua rotina diária.

Visite também o artigo: 10 sinais de diabetes que não devemos ignorar

Favorecem o descanso

sono

Ainda que não pareça, algo tão simples como comer um punhado de nozes é muito benéfico para descansar.

  • As nozes contêm melatonina, um antioxidante que ajuda a pegar no sono e que favorecerá o descanso contínuo durante toda a noite com maior facilidade.
  • Você conseguirá ter um sono reparador e isso fará com que seu corpo fique muito mais saudável e forte, visto que lhe terá proporcionado o descanso que merece e precisa.

A gordura vegetal de que você precisa

nozes

Nosso corpo precisa de uma certa quantidade de gordura por dia. As nozes são ricas em ácidos graxos ômega 6, muito comuns em carnes gordurosas.

Este nutriente ajuda o organismo a se regenerar e a se manter em forma. Por isso, se você não quer ingerir esse tipo de gordura procedente de origem animal, sempre poderá substituí-lo pelas nozes, optando por um alimento de origem vegetal.

Agora você já sabe. As nozes são um excelente alimento com uma infinidade de propriedades para o seu organismo.

Apesar de serem um alimento calórico, o melhor será comer um punhado por dia e pronto. Esta quantidade será mais do que o suficiente para se beneficiar de tudo que são capazes de oferecer sem cair em um consumo calórico excessivo.