Dormir sem roupa: conheça sete benefícios

7 benefícios de dormir sem roupa

Você sabia que dormir sem roupa pode ajudar a melhorar a circulação e evitar infecções? Quando não encontram um ambiente morno, as bactérias não podem sobreviver.

A ciência demonstrou que o descanso é fundamental para a boa saúde. Portanto, cuidar de seu corpo físico significa cuidar também do seu sono: não basta apenas ginástica e dieta. Nesse sentido, a ciência descobriu que o ideal é aproveitar os benefícios de dormir sem roupa.

Ainda que dormir dessa forma favoreça uma vida sexual mais ativa, essa não é a única vantagem. Com certeza esta atividade tem efeitos muito positivos para nosso estado mental e físico, mas abandonar os pijamas traz consigo outras consequências positivas.

Menos é mais: os benefícios de dormir sem roupa

1. Permite descansar melhor

beneficios-dormir-sem-roupa-descansar-mais

Mesmo sendo muito delicada, a roupa sempre limita nossa liberdade de movimento, questão que repercute negativamente quando dormimos. Por outro lado, evitá-la lhe permitirá mover-se como quiser.

Apesar da limitação poder passar despercebida, ela produz uma resposta em nosso inconsciente que impede que nosso descanso seja tão pleno quando deveria.

Visite este artigo: Descanse melhor à noite com estes exercícios

2. Reduz o risco de infecções

Quando você dorme sem roupa, sua temperatura corporal é menor que quando a usa. Como resultado, as bactérias não encontrarão em seu corpo o ambiente morno de que precisam para sua sobrevivência.

Assim, recomendamos que você durma sem roupa até no inverno: os lençóis e mantas serão abrigo suficiente, evitando aquecer em excesso nosso corpo numa época em que existem mais bactérias no ambiente.

3. Queima mais calorias

Devido a uma adequada regulação térmica, o corpo se esfria de maneira de que se ativam os hormônios para gerar calor em nosso corpo. Com isso, produz-se energia, contribuindo para o emagrecimento.

Além disso, um bom descanso favorece a redução dos níveis de ansiedade.

Como você provavelmente já comprovou alguma vez, quando estamos estressados tendemos a comer mais, o que significa que um dos benefícios de dormir sem roupa será que comeremos menos.

4. Mantém seu corpo jovem

beneficios-dormir-sem-roupa-jovialidade

Como você acaba de ver, os benefícios de dormir sem roupa têm uma imensa relação com os graus que reduzimos na temperatura de nosso corpo. Assim como já explicamos em várias ocasiões em nosso espaço, o frio conservará nossas células e tornará seu envelhecimento mais lento.

Isso se produz pela ação da melatonina, hormônio encarregado, por um lado, de impedir a degeneração de nosso sistema celular. Por outro, também atua a favor de uma maior qualidade do sono.

Tanto é assim que recebe o sobrenome de “sonífero natural”.

5. Reforça os músculos e os ossos

Quando nosso organismo quer regular a temperatura despertamos nosso sistema hormonal, incluindo o hormônio responsável pelo crescimento.

Nesse sentido, dormir sem roupa é benéfico porque este hormônio favorece as funções de nossos músculos e ossos.

6. Melhora a circulação

Se falamos antes da falta de liberdade e de movimento, agora vamos evidenciar que a roupa pressiona nosso sistema circulatório, o que afeta diretamente o sistema cardiovascular.

Isso é importante sempre, mas ainda mais hoje em dia já que, nos trabalhos atuais, podemos ficar sentados ou de pé durante muito tempo. Seja qual for seu caso, permanecer na mesma posição por um longo período de tempo prejudica seu sistema circulatório.

Assim, podemos converter o sono num processo para recuperar um fluxo sanguíneo adequado e saudável.

Leia também: Remédios com alecrim para melhorar a circulação

7. Aumenta a sua autoestima

beneficios-dormir-sem-roupa-autoestima-maior

Quando nosso corpo entra em contato direto com os lençóis, seus níveis de oxitocina, “o hormônio do amor”, aumentarão. A consequência direta disso será que você se sentirá mais sensual, seja dormindo com companhia ou não.

Os benefícios de dormir sem roupa no plano erótico vão mais além das relações sexuais, já que a prática gera uma sensação interna que produzirá um estado de bem-estar tal que, ao despertar, você sentirá que é uma pessoa atraente, e, como consequência, sairá de casa com maior autoconfiança.

Truque para potencializar os efeitos de dormir sem roupa: tomar uma ducha antes de dormir

A razão é simples: as diferentes temperaturas pelas quais seu corpo passa colocarão em funcionamento os métodos de regulação de temperatura do seu organismo, de forma que esse processo poderá começar antes.

Você não tem mais desculpas para não tentar: deixe os pijamas na gaveta e experimente ir para a cama sem roupa!