7 benefícios medicinais da canela que todos deveriam conhecer - Melhor Com Saúde

7 benefícios medicinais da canela que todos deveriam conhecer

Sabia que a canela contém substâncias que podem favorecer a função motora em pessoas afetadas pela doenca de Parkinson e inibir o acúmulo de proteínas causadoras do mal de Alzheimer?
7 benefícios medicinais da canela que todos deveriam conhecer

A canela é uma das especiarias mais conhecidas e utilizadas em todo o mundo, preferida por seu delicioso sabor e aroma que vai muito bem com outros alimentos. Desde milhares de anos, ela foi utilizada na perfumaria, na aromaterapia, nos incensos e, sobretudo, na medicina.

Suas propriedades nutricionais se confirmaram graças a várias pesquisas e hoje se tem certeza do quanto bem pode fazer se ingerida com moderação.

De fato, a indústria farmacêutica está utilizando-a para a elaboração de alguns medicamentos e tratamentos para prevenir e aliviar certos problemas.

Entretanto, muitos preferem consumi-la em seu estado natural, já que consideram que é a melhor forma de aproveitar todos os benefícios que ela aporta ao corpo.

Sabendo que ainda há quem desconheça seu amplo poder medicinal, a seguir vamos compartilhar com vocês essas 7 virtudes que destacam a canela como uma das especiarias mais saudáveis.

1. Protege a saúde cardíaca

Canela cuida do coração

As principais razões pelas quais essa especiaria é boa para proteger o coração é por sua quantidade significativa de fibra e cálcio.

Em sua forma moída, contém umas 4 g de fibras e 78 mg de cálcio, para cada colher.

Esses dois nutrientes essenciais contribuem para expulsar os sais biliares, prevenindo o dano as células do cólon e vários tipos de câncer.

Além disso, ao participar na redução dos níveis altos de colesterol, pode diminuir o risco de desenvolvimento de doenças do sistema cardiovascular.

Não esqueça de ler: Como preparar uma vitamina de aveia e uva para cuidar do coração

2. É anti-inflamatória

A resposta inflamatória do corpo é muito importante, já que cumpre a função de lutar contra as infecções e reparar os tecidos danificados.

Contudo, quando esta se altera e torna-se crônica, pode dar lugar a muitas doenças que diminuem a qualidade de vida.

A canela é um poderoso anti-inflamatório natural que pode ajudar a regular o processo de desinflamação e evitar dores.

3. Regula os níveis de açúcares no sangue

diabetes

Há algum tempo determinou-se que os compostos da canela podem diminuir, de forma significativa, os níveis de açúcares no sangue.

Tem efeitos benéficos sobre a resistência à insulina, mas, além disso, regula os níveis de açúcares através de vários mecanismos.

Em primeiro lugar, graças a suas enzimas digestivas que diminuem a quantidade de glicose que entra no fluxo sanguíneo depois de ingerir determinados alimentos.

Também contém uma substância que atua nas células imitando a função da insulina, o que melhora a absorção de glicose para ser convertida mais tarde em energia.

As pessoas com diabetes tipo 2 que consomem canela podem diminuir seus níveis de açúcar no sangue entre 10 e uns 29%. A dose efetiva diária de canela varia entre 1 e 6 g ao dia.

4. Melhora a função cognitiva

O aroma liberado da canela poderia influenciar de forma positiva no processamento cognitivo, da mesma forma que o romã.

Por outro lado, contém duas substâncias que, pelo que parece, inibem o acúmulo de proteína no cérebro, beneficiando os pacientes com Alzheimer.

Somado a isso, poderia ajudar a proteger os neurônios, uma vez que normalizaria os níveis de neurotransmissores e melhoraria a função motora das pessoas com Parkinson.

5. É antimicrobiana

Bactérias

A canela tem substâncias antimicrobianas capazes de inibir o crescimento de bactérias danosas, fungos e leveduras, incluindo a Candida Albicans (causador da candidíase).

Sua aplicação tópica e sua ingestão podem ser efetivas no tratamento de infecções e doenças, incluindo as causadas por bactéria Escherichia Coli (pode causar infecções intestinais e urinárias)

6. Poderoso antioxidante

Esta espécie está entre os antioxidantes mais poderosos que se pode encontrar. Ocupando o posto número 7, caracteriza-se por ter uma potente ação contra o dano oxidativo causado pelos radicais livres que, entre outras coisas, são causadores do câncer e outros transtornos crônicos.

Cabe ressaltar que os antioxidantes são bons para todo o corpo e desempenham um trabalho essencial na reparação dos danos na pele e nos órgãos.

Quer conhecer mais? Leia: Sucos antioxidantes: poderosos aliados

7. Alivia a síndrome pré-menstrual

Canela contra dores abdominais

Uma infusão de canela pode ajudar a diminuir os sintomas que são produzidos pela síndrome pré-menstrual.

Isso se deve pelo seu teor de magnésio, um mineral que ao ser ingerido ajuda as mulheres a terem menos mudanças de humor e calafrios, isso em comparação com aquelas que não consomem a infusão com frequência.

Leve em consideração!

Mesmo sendo um alimento muito saudável, a canela não deve ser ingerida por mulheres grávidas nem por crianças menores de 2 anos.

Também é contraindicada para aqueles que fazem tratamentos anticoagulantes, já que esta poderia potencializar de forma prejudicial seus efeitos.

De maneira geral, seu consumo deve ser moderado e em pequenas quantidades, pois em excesso pode ocasionar irritação na mucosa bucal, dificuldade respiratória e ataques convulsivos.