7 benefícios que a amora pode te oferecer - Melhor com Saúde

7 benefícios que a amora pode oferecer

Apesar de seu pequeno tamanho, a amora é um fruto rico em ferro e substâncias antioxidantes que podem ser de grande ajuda para combater a anemia e outros problemas.
7 benefícios que a amora pode oferecer

A amora é um fruto delicioso e suculento. Por isso é uma grande alternativa para pessoas amantes das bebidas naturais.

Porém, esta não é a única forma de aproveitá-la. Também pode incluí-la em diferentes variedades de saladas, sobremesas e receitas similares.

Porém, seu sabor inigualável não é o único argumento a favor da amora na hora de escolher.

A amora nos oferece grandes quantidades de ácidos graxos, vitaminas, minerais e carboidratos. Além disso, é considerada como um dos antioxidantes naturais mais saudáveis.

Por outro lado, este fruto conta com pouquíssimas calorias. Isto o transforma no complemento ideal para preparar dietas para favorecer a perda de peso.

Benefícios da amora

Todos os alimentos naturais oferecem benefícios ao organismo e a amora não é a exceção.

1. Anti-inflamatório natural

Dor na perna

O consumo regular desta fruta contribui de boa maneira para pessoas que sofrem de doenças com sintomatologia inflamatória.

Graças ao seu teor de nutrientes, a amora serve para tratar doenças como a artrite ou a osteoartrite.

Inclusive, favorece o tratamento de hematomas por traumas diretos e outro tipo de inflamações, sem importar o lugar onde se localizem no organismo.

2. Antioxidante

Se o benefício anti-inflamatório desta pequena fruta o surpreendeu, o antioxidante pode deixar você atônito. O melhor é que podemos desfrutar de ambos, se consumirmos amoras.

Se o tratamento de inflamações no organismo não fosse motivo o suficiente para incluí-las na alimentação, elas também ajudam a combater qualquer ação dos radicais livres.

Sua propriedade antioxidante estimula a depuração de toxinas e outras substâncias pouco favoráveis. Assim, se encarrega de oferecer cuidado à pele, ao sistema circulatório e a outro tipo de órgãos.

Em poucas palavras, seu consumo regular desintoxica o corpo de forma adequada e natural.

3. Trata a anemia

Comer amora combate a anemia

Em todo o mundo há muitas pessoas que sofrem problemas de anemia e que desconhecem o fato. Neste caso, a vantagem de consumir esta fruta está em seus altos teores de ferro.

Assim, a anemia pode ser prevenida e até tratada. A amora é um dos frutos mais ricos em ferro.

Seu consumo não só ajuda a combater a anemia, como também mantém as plaquetas em um número ideal.

4. Previne o câncer

Dentro da função antioxidante, a amora ajuda o organismo a combater algumas células cancerígenas. Portanto, incluí-la em uma dieta regular diminui a probabilidade de sofrer certos tipos de câncer.

Ainda que seja uma simples teoria, foram feitos estudos na Universidade de Illinois (Estados Unidos), que respaldam esta propriedade.

Nestes foi afirmado que o mais afetado pela amora é o câncer de estômago.

5. Combate a febre

Muitos dos benefícios deste pequeno fruto se encontram associados. Um exemplo contundente dele é a maneira em que a amora combate a febre.

Por ser um antioxidante, a ação deste fruto ataca aos microrganismos como bactérias e vírus. Em poucas palavras, encarrega-se de desinfetar o organismo.

6. Fortalece os dentes

Dentes brancos por causa da amora

Da mesma maneira que acontece com os episódios de febre, a amora também tem benefícios com respeito à cavidade bucal, especificamente com os dentes.

Consumir de forma regular este fruto, favorece a limpeza e o fortalecimento dos dentes, graças ao efeito da vitamina C sobre as bactérias.

Por outro lado, também funciona em prol da prevenção de diversos problemas como a halitose, a placa e a inflamação das gengivas.

7. Ataca a tosse

Os benefícios da amora dependem também do tipo que consumimos. Assim, no caso das amoras verdes, podem ser usadas para atacar a tosse.

Para aproveitar suas propriedades ao máximo se recomenda misturar estas com um pouco de mel de abelha.

Visite este artigo: Como preparar xaropes naturais e expectorantes para descongestionar as vias respiratórias

Outras bondades da amora

  • Contribui para manter uma hidratação adequada.
  • Funciona como laxante.
  • Ajuda a função do cérebro.
  • Regula o nível de colesterol no sangue.

Caso sofra de hipertensão, recomenda-se consultar um médico de confiança ou um nutricionista, antes de aumentar o consumo deste fruto.