Pessoas mentalmente fortes: conheça suas características

7 características das pessoas mentalmente fortes

Mesmo que estejam cercadas de personalidades tóxicas, as pessoas mentalmente fortes confiam em si mesmas, sendo capazes de neutralizá-las e conseguir que suas atitudes não as afetem.
Pessoas mentalmente fortes: conheça suas características

As pessoas mentalmente fortes se conhecem tão bem que não permitem que os outros as mudem.

Além disso, também são as que conseguem atuar de maneira inteligente diante das adversidades.

Nem todo mundo se encontra preparado para assumir tal responsabilidade em sua vida. As pessoas mentalmente fortes são resistentes diante de múltiplos estímulos que as empurrarão, sempre, por caminhos que não querem seguir.

Recomendamos: 7 chaves para a resiliência: a coragem que vem de dentro

Características das pessoas mentalmente fortes

Talvez você seja uma pessoa mentalmente forte ou, talvez, devesse sê-lo. É por isso que hoje você descobrirá conosco 7 características das pessoas mentalmente fortes com as quais talvez você se identifique.

mulher_olhos_fechados

Não importa a etapa da vida em que você se encontre, tanto faz se você tem muita ou pouca experiência

O que realmente importa aqui é o desejo de sermos pessoas melhores e de não permitir que as circunstâncias e os que nos rodeiam nos influenciem de maneira negativa.

1. Sabem dizer “não”

A palavra “não” tem muitas conotações negativas e a muitos de nós custa horrores negar certos favores ou pedidos que nos fazem. Em muitas ocasiões isso nos faz sentir mal com nós mesmos, ao consentir e realizar aquilo que não queremos.

Leia: Deixar ir não é se dar por vencido, é aceitar o que não pode ser

É muito importante aprender a dizer “não”, ainda que seja difícil. Negar-se a fazer algo não nos torna pessoas más, pois todos temos o direito de não fazer aquilo que não queremos.

2. O fracasso é o caminho para o sucesso

As pessoas mentalmente fortes sabem que, para caminhar, primeiro é preciso cair, tropeçar, engatinhar e, finalmente, com muito esforço, suor e lágrimas, andar!

Por isso, não rejeitam os erros, nem os tropeços, nem os fracassos. Sabem que tudo isso as levará ao êxito.

Além disso, sabem reconhecer seus erros e conseguem tirar deles tudo o que podem ter de positivo. São conscientes de que, se não errarem, não saberão nunca onde falham e em que podem melhorar.

Cada fracasso é uma oportunidade.

mulher_bolhas

3. Sua felicidade depende delas mesmas

Muitas são as pessoas que põem sua felicidade nas mãos dos outros. O fato de ter um parceiro, às vezes, faz com que acreditemos que a outra pessoa nos fará felizes.

Isso faz com que nunca sejamos felizes sozinhos, já que sempre deixaremos esta grande responsabilidade nas mãos dos outros.

As pessoas mentalmente fortes sabem que um indivíduo deve ser feliz por ele mesmo, e que as rédeas de nossa felicidade nunca devem estar nas mãos de outros. Isso nunca termina bem.

4. Não têm medo do medo

Em muitas ocasiões da vida sentimos medo. Medo do fracasso, do abandono, da solidão, da vergonha, da rejeição… Medos que nunca superamos porque não temos a coragem suficiente para enfrentá-los.

Se você é mentalmente forte, sabe que a única forma de vencer um medo é enfrentá-lo, olhando-o de frente e superando-o. De nada serve ignorá-lo. Cada medo seguirá nos incomodando se não o olharmos nos olhos.

5. São emocionalmente inteligentes

mulher-mentalmente-forte

As pessoas emocionalmente inteligentes são raras, já que sabem como exteriorizar suas emoções da maneira correta. O normal é que não saibamos identificar o que estamos sentindo e, por consequência, não exteriorizemos de maneira apropriada.

Isso não acontece com as pessoas mentalmente fortes. Elas se conhecem tanto que sabem compreender suas emoções e conhecem a forma pela qual devem exteriorizá-las, e não guardá-las.

Isso as torna pessoas muito empáticas, com uma grande capacidade de observação e de compreensão diante dos sentimentos e emoções dos demais.

6. Neutralizam as pessoas tóxicas

As pessoas tóxicas nos cercam, se alimentando das mais fracas para sugar-lhes toda a sua energia. No entanto, se você é emocionalmente forte, saberá como neutralizá-las, ainda que tenha que tê-las ao seu redor.

Às vezes não podemos escapar das pessoas tóxicas, mas podemos evitar que sua toxicidade nos afete. Para isso, conhecermo-nos, confiar em nós, dizer “não” e saber enfrentar nossos medos nos tornará alvos bastante difíceis para as pessoas tóxicas.

7. As mudanças são positivas

Temos um grande medo infundado da mudança, que faz com que nos mantenhamos em nossa zona de conforto. Uma zona muito cômoda, na qual nem avançamos nem retrocedemos, mas em que ficamos estagnados.

mulher_borboletas

As pessoas mentalmente fortes sabem que as mudanças são sempre positivas e que, mesmo que tenhamos muito medo, o mais difícil é sempre dar o primeiro passo. Todo o resto virá naturalmente.

Você é uma pessoa mentalmente forte? Gostaria de ser? As características anteriores são apenas algumas sobre as quais você pode refletir para começar hoje mesmo a mudar de vida.

Se sua mente é forte, você também o será e, como consequência, tudo ficará muito melhor.

Antes de ir, descubra: Às vezes não choro por fraqueza, mas por estar cansada de ser forte

Pense que, muitas vezes, não é que a vida seja injusta nem que só existam pessoas ruins ao seu redor. Às vezes a mudança deve vir de nosso interior.

Ver a vida de outra maneira e não permitir certas coisas pode fazer uma grande diferença.