7 chaves fabulosas para cuidar do seu fígado no café da manhã

7 chaves fabulosas para cuidar do seu fígado no café da manhã

Podemos favorecer as funções do fígado e estimular sua depuração desde o início do dia se incluirmos em nosso café da manhã alimentos que nos ofereçam os nutrientes adequados. A aveia é uma excelente opção.
Cuidar do fígado no café da manhã

Imagine seu fígado por um momento.

É o maior órgão do seu organismo e pesa entre 1,3 e 1,8 kg. Ele precisa de 13% da irrigação sanguínea de nosso corpo e desempenha cerca de 500 funções diferentes.

O que você faz para cuidar dele no dia a dia?

Se você já sofreu de algum tipo de doença hepática saberá, sem dúvidas, como isso afeta a nossa qualidade de vida. Cansaço, má digestão, fraqueza, icterícia, dor abdominal, retenção de líquidos…

Vivemos pendentes de nosso mundo exterior. De múltiplos estímulos, de pressões e preocupações do entorno que, pouco a pouco, prejudicam nosso organismo. Neste espaço interior às vezes esquecido, descuidado.

Queremos propor algo simples, interessante e muito saudável. Comece a cuidar da sua saúde hepática desde o café da manhã. Permita que este órgão fabuloso e vital que é o fígado comece o dia da melhor maneira.

Iremos explicar como.

1. Café para o fígado? Sim, por favor

cafe

Isso mesmo. Se você queria saber se o café é adequado ou não para o fígado, a resposta é “sim”.

Segundo um estudo realizado por cientistas das universidades de Edimburgo e Southampton (Reino Unido) em 2015, tomar duas xícaras de café por dia diminui o risco de sofrer de doenças hepáticas.

O café, graças a seus antioxidantes, reduz a presença da enzima gama glutamil transpeptidase (GGT) no sangue, um dos biomarcadores utilizados como indicador da cirrose.

Além disso, ele consegue reduzir o colesterol ruim, ou LDL, e combate a inflamação das células hepáticas.

O café, portanto, tem um efeito protetor muito adequado para a nossa saúde hepática.

No entanto, não devemos abusar dele, mas uma xícara matinal será ideal para ativar seu corpo e, por sua vez, otimizar muitas das tarefas que nosso fígado precisa realizar.

2. Alho em jejum

Em nosso espaço falamos com frequência dos benefícios de consumir alho em jejum. Se você quer cuidar da sua saúde hepática, não deixe de experimentar: você vai ganhar em saúde.

Graças aos compostos sulfurados do alho conseguiremos eliminar muitas toxinas.

O alho também contém altas quantidades de alicina e selênio, dois compostos naturais que combatem a inflamação e favorecem a limpeza do corpo e muitos de seus processos metabólicos.

3. Uma torrada com azeite de oliva extra-virgem

Comer uma torrada de pão com azeite de oliva é algo delicioso, saudável, e muito comum na dieta mediterrânea.

Escolha um pão com cereais integrais como, por exemplo, um pão de centeio. Depois, coloque um pouco de azeite de oliva extra-virgem por cima e aproveite.

Seu fígado agradecerá seus ácidos graxos, em especial o ácido oleico, o que nos ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL e a favorecer a vasodilatação arterial.

Além disso, o elemento mais poderoso do azeite de oliva é sem dúvida o extrato hidrofílico, muito adequado para curar e regenerar nossas células hepáticas.

4. Toranja

toranja

A toranja é rica em licopeno, um pigmento carotenoide com muito mais poder antioxidante que as vitaminas A e C, também presentes nesta fruta.

A toranja irá ajudá-lo a eliminar toxinas, e inclusive a reparar as células hepáticas inflamadas.

Isso é possível graças a um tipo de flavonoide chamado neringenina.

5. Aveia para o fígado gorduroso

A aveia é este tipo de cereal que nunca deveria faltar em nosso café da manhã. É muito nutritiva e também depurativa: graças a seus aminoácidos ela nos ajuda a estimular a produção de lecitina no fígado.

Além disso, a aveia lhe permitirá regular o nível de açúcar no sangue e a obter um grande nível de proteínas vegetais muito adequadas para fortalecer a saúde hepática.

6. Abacate

abacate

Uma opção espetacular é untar meio abacate em uma fatia de pão de centeio. Além de delicioso, é muito saudável.

O abacate é rico em beta-sitosterol. É um composto vegetal que nos ajuda a reduzir o colesterol.

O abacate contém este tipo de gordura monoinsaturada tão saudável para o organismo que nos ajuda a reduzir a inflamação e melhorar nossas digestões.

Além disso, algo que não podemos esquecer é que este fruto de sabor amendoado e suave é recomendável para a nossa saúde hepática graças ao seu alto teor de glutationa.

7. Maçã

Escolha a versão que mais gostar: maçã ralada, cortada em pedaços com um pouco de mel e canela, laminada com nozes e açúcar mascavo, ou uma inteira para aproveitar mordida a mordida.

Fique com a opção que mais lhe agrade, porque todas elas cuidarão da sua saúde hepática graças ao seu alto teor de antioxidantes e pectina.

Para concluir, diremos que todos os alimentos citados aqui ajudarão a cuidar de seu fígado desde o café da manhã.

No entanto, não se esqueça de combinar estas sugestões com um pouco de proteína: ovos, um peito de frango, etc.

Trata-se somente de comer bem, de forma equilibrada, e evitar o teor de gordura e as calorias vazias presentes nos doces industrializados e no açúcar.

Vale a pena colocar isso em prática!