7 coisas que você deve saber sobre o coletor menstrual

7 coisas que você deve saber sobre o coletor menstrual

Higiênicos, cômodos e econômicos a longo prazo. Os coletores menstruais se transformaram na solução perfeita para muitas mulheres durante a menstruação.
Coletor menstrual

O período menstrual é um dos acompanhantes mais seguros que você terá ao longo da vida se for mulher. Desde que chegamos na adolescência até a menopausa, vivemos com ele todos os meses. Isso pode significar um gasto excessivo com absorventes e é por isso que hoje queremos falar sobre o coletor menstrual.

Eles foram inventados nos últimos anos do séculos XIX e têm alcançado grandes mudanças. Foram fabricados com todo o tipo de materiais buscando a máxima comodidade de quem os usa.

Nos últimos anos os coletores menstruais se tornaram amigos inseparáveis de quem quer ajudar ao meio ambiente e economizar dinheiro. Quer saber mais? Então continue lendo!

1. O que é um coletor menstrual?

o-que-é-coletor-menstrual

O coletor menstrual é um elemento que pode ser usado no lugar dos tampões ou absorventes habituais. São pequenos recipientes que acumulam o líquido menstrual e podem permanecer dentro do corpo por no máximo 12 horas.

Os coletores menstruais mais modernos são fabricados com silicone de grau médico ou látex. As mulheres que têm alergia ao látex devem optar pelos fabricados com silicone para evitar problemas médicos.

Recomendamos ler: Coletores menstruais, alternativas aos absorventes internos

2. Como usamos os coletores menstruais?

Para introduzi-los é importante que tome seu tempo e identifique qual é o método que funciona melhor para você. Levará algumas tentativas antes de descobrir sua técnica para que fique bem adaptado ao seu corpo. Isso é muito normal e você não precisa se preocupar, já que a prática tornará o processo mais fácil.

Diferentemente dos absorventes ou tampões que absorvem o fluxo menstrual, os coletores menstruais recolhem esse fluxo e evitam que saia de seu corpo. Para isso, basta inserir o coletor na vagina e deixar no local entre 8 e 12 horas, dependendo da sua capacidade.

Depois desse tempo basta retirar e esvaziar o coletor. Para manter a higiene é recomendável lavá-lo com água limpa antes de introduzi-lo novamente. Caso não possa fazer este passo, não há maiores problemas, só lembre-se de lavá-lo da próxima vez.

3. Razões para escolher o coletor menstrual

coletor-menstrual

  • Pode ser usado por até 10 anos. Enquanto os absorventes e os tampões nos obrigam a comprar novos produtos todos os meses, os coletores menstruais são completamente reutilizáveis durante 10 anos. Isso significa que você economizará muito dinheiro em produtos de higiene feminina, ajudará o meio ambiente e ainda obterá conforto.
  • Tem uma grande capacidade. Os acidentes te preocupam? Você costuma ter um fluxo muito intenso? Neste caso deve saber que os coletores menstruais têm maior capacidade do que um tampão ou um absorvente. Um tampão absorve 5 ml e um absorvente 10 ml, enquanto o coletor tem uma capacidade de 30 ml.
  • Os acidentes são muito improváveis. Devido ao fato de que os coletores menstruais são feitos de silicone ou látex, eles têm a capacidade de se adaptar ao corpo de forma muito suave. Por isso, poderá fazer qualquer atividade física ou esportiva sem problema algum.
  • A probabilidade de apresentar alguma reação adversa é mínima. Um temor muito comum ao usar absorventes ou tampões são as infecções que podem ocorrer. No caso do coletor, a única coisa da qual deve se assegurar é de não usar materiais aos quais seja alérgica. Uma pequena porcentagem de mulheres é alérgica ao látex, e se esse é o seu caso procure usar um coletor feito de silicone.

4. Os coletores menstruais são econômicos

Você pode adquirir um coletor menstrual por um preço que pode oscilar entre 27 a 80 reais, dependendo da quantidade e do lugar da compra. Eles costumam vir acompanhados de uma bolsa de tecido na qual deverá guardá-los quando não estiver usando.

Se considerar que os coletores de qualidade média podem durar até 5 anos e os de boa qualidade até 10 anos, este preço é muito econômico.

5. É fácil manter os coletores menstruais

coletor-menstrual

Os materiais com os quais os coletores menstruais são fabricados são de fácil lavagem e fáceis de manter:

  • No início do período menstrual: quando for usar o coletor menstrual e ele for novo ou seu período menstrual estiver começando, deve tirá-lo da bolsa e deixá-lo na água fervendo de 3 a 5 minutos. Esse procedimento eliminará qualquer resíduo ou elemento contaminante, e assim será possível usá-lo sem problemas.
  • Durante seu período é importante enxaguar o coletor menstrual cada vez que o esvaziar. Pode usar apenas água da torneira.
  • Quando terminar seu período menstrual, lave novamente o coletor. Se quiser pode usar sabonete neutro e água corrente. Você deve se assegurar de que ficará bem limpo. Depois guarde na bolsa de tecido que vem no pacote e deixe em um lugar ventilado, fresco e seco.

6. Existem coletores menstruais de vários tamanhos

Cada mulher é diferente, e quando se trata de higiene feminina você deve escolher o produto adequado para o seu corpo. No caso dos coletores menstruais você encontrará vários tamanhos. Os menores são apropriados para mulheres que não tiveram filhos, enquanto os maiores são para mulheres com filhos.

Isso acontece porque, depois de um parto, a vagina muda um pouco de tamanho. Antes de comprar seu coletor menstrual pesquise os diferentes tamanhos e as características de cada um.

7. Alguns coletores menstruais permitem manter relações sexuais sem problemas

sexo-e-coletor-menstrual

Devido ao fato de que os coletores menstruais ficam dentro da vagina, algumas mulheres têm medo de ter relações sexuais com ele. O primeiro pensamento pode ser de que o coletor ficará preso no interior e não será possível tirá-lo, mas isso não acontece.

Eles são fabricados para ficar em uma determinada área do corpo e não é possível que migrem de área, indo mais além. Seu tamanho não permite que isso aconteça. Se o que te preocupa é que seu parceiro sinta incômodo no ato, saiba que alguns coletores foram desenhados para não serem notados durante as relações sexuais.

Além disso, os materiais com os quais são feitos são muito suaves e flexíveis, por isso seu parceiro não os notará.

Como você pode ver, os coletores menstruais são uma opção com grandes vantagens em comparação aos outros produtos de higiene íntima feminina.