7 dicas para fortalecer o sistema imunológico - Melhor com Saúde

7 dicas para fortalecer o sistema imunológico

Ainda que você não acredite, o riso, além de favorecer nossa saúde mental, fortalece o sistema imunológico e aumenta a produção de anticorpos

É de extrema importância que nosso sistema imunológico funcione perfeitamente, afinal, essa é a defesa natural da qual o corpo se vale para combater infecções e/ou doenças causadas por vírus e bactérias.

Quando o sistema imunológico tem deficiências, ele não consegue distinguir dentre os tecidos próprios do corpo e os agentes infecciosos, assim, seu desempenho não é o adequado. Para evitar que isso ocorra, preste atenção às seguintes recomendações.

Não fique muito tempo exposto ao sol

sol3

É importante que o corpo se nutra de vitamina D, a qual o próprio sol nos ajuda a sintetizar. Porém, se tomamos sol em excesso, além disso causar envelhecimento da pele também pode contribuir para que desenvolvamos câncer e, se parece pouco, também pode debilitar o sistema imunológico.

Muitas pessoas por obrigatoriedade estão constantemente expostas aos raios UV, mas, nesses casos, é recomendável o uso também constante e diário de protetor solar, bem como de roupas adequadas, que protejam o corpo.

Consuma vitamina A

Ela pode ser encontrada em produtos como:

  • Carne bovina
  • Peixe
  • Aves
  • Lácteos
  • Frutas
  • Verduras

Essa vitamina, além de fortalecer o sistema imunológico, ajuda a conservar os dentes, a pele, os tecidos moles e ósseos em bom estado. Também estimula a visão.

Consuma vitamina C

O corpo precisa especialmente dessa vitamina para o crescimento e a reparação dos tecidos do corpo. Seu consumo é importante para manter o bom estado dos ossos, dos ligamentos, dos tendões, dos vasos sanguíneos e, em geral, de todo o organismo. Seus principais benefícios são:

  • Ajuda a sanar feridas
  • É um excelente antioxidante, evitando o envelhecimento das células
  • Ajuda a eliminar as toxinas do corpo
  • Combate aos radicais livres

Para aproveitar seus benefícios procure consumir: melão, kiwi, manga, mamão, cítricos, morangos e mirtilo.

Consuma vitamina E

A vitamina E protege as células dos danos causados pelos radicais livres, fortalece o sistema imunológico e ajuda na formação dos glóbulos vermelhos.

Durma bem

O descanso é vital para o corpo e a mente! Por isso durma pelo menos de seis a oito horas diárias, já que o sistema imunológico alguma a produção de algumas células durante o repouso. Também é importante dormir para manter a pele bem cuidada.

Não consuma álcool

alcool

O álcool contém metabolitos chamados aldeídos, que fazem mal ao sistema imunológico e tornam o organismo mais vulnerável a doenças. Ele também causa diretamente outras doenças, como o câncer de esôfago, boca, cólon, fígado, dentre outros.

Ria

Existem muitos estudos que relacionam a risada ao sistema imunológico e ao incremento de anticorpos. Logo, não custa nada tentar! Quanto mais você sorrir, mais esse gesto beneficiará ao seu corpo e ao seu sistema imunológico.

Como saber se seu sistema imunológico está frágil?

É importante se ater aos sinais que seu corpo envia quando há alguma debilidade no sistema imunológico. Alguns desses sinais são cansaço, feridas que surgem sem causa aparente e demoram a cicatrizar, dores musculares, resfriados que levam muito tempo para curar e são frequentes, dentre outros.

Esperamos que essas dicas, tão elementares, sejam úteis e que cada um as coloque em prática, não apenas para fortalecer as defesas do organismo como também para garantir o bom funcionamento de cada um dos órgãos de seu corpo.