7 dicas para prevenir a queda de cabelo - Melhor Com Saúde

7 dicas para prevenir a queda de cabelo

Para evitar a queda de cabelo, melhorar a circulação e estimular seu crescimento é importante penteá-lo todos os dias e massagear o couro cabeludo 
7 dicas para prevenir a queda de cabelo

Muitas pessoas sofrem com a queda de cabelo sem encontrar uma solução, já que o problema pode estar relacionado com muitos fatores como a genética, os hormônios, o estresse, a alimentação, entre outros.

Neste artigo mostraremos algumas dicas efetivas e naturais para combater a queda de cabelo e, além disso, estimular o couro cabeludo para que os fios cresçam mais rápido e mais saudáveis.

Podemos parar a queda de cabelo?

Cada caso é diferente e tem-se que fazer um diagnóstico personalizado para descobrir, primeiramente, qual é causa do transtorno.

Geralmente são questões temporais relacionadas com uma má alimentação, um período de estresse ou uma alteração dos hormônios da tireoide, por isso devemos buscar um tratamento personalizado que seja efetivo e adequado.

Outras vezes pode ser um problema importante de saúde ou mesmo uma herança genética, que são questões mais difíceis de serem resolvidas. No entanto, se seguimos estas dicas com disciplina, poderemos notar uma melhora importante em pouco tempo.

Estes conselhos também são ideais para aquelas pessoas que não sofrem com queda de cabelo, mas querem que os fios cresçam mais rápido e fortes.

1. Relaxe o couro cabeludo

Mulher evitando a queda do cabelo

Hoje em dia sofremos tensões de todo o tipo e em qualquer parte do corpo. Uma destas zonas, mesmo que possa nos surpreender, é o couro cabeludo.

Essa tensão dificulta ou impede um bom fluxo sanguíneo para a raiz do cabelo, o que pode causar a queda, enfraquecimento, fios brancos, excesso de oleosidade, caspa, entre outros.

O primeiro passo para lutar contra estas tensões consiste em massagear todos os dias o couro cabeludo. Não deve ser uma massagem superficial, e sim um pouco mais intensa, tentando mover e relaxar toda a superfície.

Esta é uma massagem muito relaxante, perfeita, se for realizada durante 5 ou 10 minutos todos os dias antes de dormir.

2. Estimule o cabelo com menta e canela

Ao realizar esta massagem do couro cabeludo podemos potencializar seus efeitos usando algum produto natural que nos ajude a estimular o fluxo sanguíneo. Uma opção muito simples está em usar dois óleos essenciais de propriedades estimulantes: o de menta e o de canela.

Ambos os óleos favorecem a circulação, mas com um efeito oposto. A menta dá um frescor, enquanto que a canela esquenta. Ao combiná-los conseguimos um efeito de frio-quente muito benéfico.

Devemos usar os óleos sempre em pequenas quantidades e junto com uma base hidratante:

  • 2 colheres de gel de aloe vera ou óleo de coco extra virgem (30 g)
  • 5 gotas de óleo essencial de menta
  • 5 gotas de óleo essencial de canela

3. Escolha produtos naturais

Se quisermos cuidar de qualquer parte do corpo, devemos escolher sempre produtos de higiene e cosméticos mais naturais possíveis.

No caso do cabelo, devemos evitar, especialmente, aqueles que contenham conservantes (parabenos) e sulfatos muito fortes, como o laurilsulfato de sódio (SLS) ou o lauril éter sulfato de sódio (SLES).

Podemos encontrar produtos naturais ou ecológicos em lojas de produtos naturais ou mesmo farmácias.

4. Penteie-se todos os dias

Mulher penteando o cabelo para evitar sua queda

Parece algo muito óbvio, mas pentear-se é uma maneira de melhorar a circulação no couro cabeludo e de repartir bem a oleosidade, para assim ter um cabelo mais brilhante e equilibrado.

Devemos usar pentes adequados de materiais naturais como, por exemplo, os de madeira com cerdas de origem vegetal ou animal.

Penteie-se em todas as direções e todos os dias.

5. Não deixe faltar nutrientes

É imprescindível seguir uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas, minerais, proteínas e ácidos graxos, para fornecer os ingredientes que nosso cabelo precisa.

Não podem faltar os seguintes alimentos em nossa dieta:

  • Frutos secos e sementes.
  • Frutas e vegetais crus.
  • Legumes.
  • Peixes
  • Ovos
  • Ghi
  • Algas
  • Água do mar ou sal marinho
  • Levedo de cerveja

6. Coloque-se de cabeça para baixo

Mulher de cabeça para baixo para evitar a queda do cabelo

As posturas invertidas nas quais a cabeça fica abaixo do resto do corpo são muito benéficas para a saúde e, na verdade, para a prevenção da queda de cabelo.

Podemos fazer uma postura simples, deitar de modo inclinado ou usar alguma máquina específica de academia.

Será o suficiente ficar na posição durante 5 ou 10 minutos por dia, começando de modo gradual. Devemos evitar fazê-lo durante a digestão ou menstruação.

Quer conhecer mais? Leia: 4 dicas para evitar as menstruações dolorosas

7. Dê adeus ao estresse

Por último, não se esqueça de que o estresse é um dos piores problemas de saúde que podemos ter, já que desequilibra todo o organismo e origina vários transtornos, entre eles a queda de cabelo.