7 dicas para prevenir um aneurisma

Assim como ocorre com o restante dos problemas de saúde, a melhor forma de prevenir um aneurisma é manter uma dieta saudável, praticar exercícios e evitar tanto o cigarro quanto o álcool.
7 dicas para prevenir um aneurisma

Escrito por Okairy Zuñiga

Última atualização: 23 agosto, 2022

Uma protuberância formada em um vaso sanguíneo que pode aparecer tanto no cérebro quanto no coração ou no abdômen. Continue lendo para conhecer algumas dicas para prevenir um aneurisma.

Um aneurisma não necessariamente causa problemas, exceto que cresça. Se isso acontecer, pode chegar a se romper e causar sangramento interno.

Por que o aneurisma surge?

Existem fatores que podem nos pré-dispor a um desenvolvimento deste tipo de má formação. Os mais comuns são:

  • Hipertensão arterial
  • Colesterol alto
  • Tabagismo
  • Gravidez

É importante lembrar que um aneurisma pode ocorrer devido a diferentes motivos, pois qualquer fator que afete seu sangue ou seus vasos sanguíneos pode causá-lo.

Uma vez que este problema se desenvolve, é muito difícil tratá-lo, por isso é melhor preveni-lo.

Dicas para prevenir um aneurisma

1. Mantenha uma dieta rica em frutas e verduras

Um alto consumo de frutas e verduras diariamente proporciona ao seu corpo os nutrientes necessários para ter uma boa saúde cardiovascular.

É importante comer alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, pois eles ajudam a reduzir a inflamação nas paredes das artérias. Ao fazer isso, você contribui diretamente para prevenir um aneurisma.

A recomendação geral é comer, pelo menos, duas porções de frutas por dia.

Você pode escolher as que preferir, ainda que as melhores sejam:

  • Framboesas
  • Amoras
  • Morangos
  • Mirtilos
  • Uvas

Só lembre que, no momento de escolher frutas, é melhor optar pelas de temporada. Quanto mais frescas forem, maiores serão seus benefícios.

Além disso, é importante evitar aquelas que são enlatadas, por contêm conservantes que podem afetar sua saúde e aumentar os riscos de desenvolver diferentes problemas.

Um aneurisma pode trazer consequências graves, no entanto, é possível preveni-lo adotando bons hábitos.

2. Evite o consumo de álcool e cigarro

Na hora de prevenir um aneurisma é importante manter uma vida livre de vícios nocivos para a saúde, como é o caso do tabagismo ou do alcoolismo.

Ambos os hábitos são fatores que podem nos pré-dispor a um grande número de doenças crônicas.

Também é importante evitar a exposição à fumaça do cigarro, pois o fumante passivo tem o mesmo risco de desenvolver aneurismas que o fumante ativo.

Por outro lado, o álcool enfraquece as paredes dos vasos sanguíneos.

Evitar álcool para prevenir um aneurisma

3. Evite o uso frequente de medicamentos

O consumo excessivo de medicamentos, com ou sem prescrição médica, pode causar a inflamação das artérias. Por isso, é importante que você nunca tome nada que o seu médico não tenha lhe indicado.

Quanto aos medicamentos com receita, é importante que os tome segundo as indicações do seu médico.

Além disso, é bom que você informe se existe algum antecedente de aneurisma em sua família para que ele leve isso em consideração ao escolher os medicamentos.

4. Exercite seu corpo

Praticar uma rotina de exercícios diariamente ajudará a manter uma boa saúde cardiovascular, além disso, irá manter um peso corporal estável e uma mente saudável.

Trate de fazer a maior quantidade de atividade física que lhe for possível.

Ainda que uma rotina esportiva seja planejada em função de suas necessidades e características, você pode aproveitar qualquer oportunidade que se apresente para subir as escadas ou caminhar.

O mínimo requerido para prevenir um aneurisma e outras doenças são 30 minutos por dia. No entanto, você tem que se assegurar de não se exceder e considerar qualquer problema que o limite.

Se necessário, comece com rotinas mais curtas. Se não estiver acostumado a fazer nenhum exercício, então uma boa opção será fazer caminhadas curtas de 10 minutos por dia.

Com o tempo você poderá ir aumentando o tempo e a intensidade à medida que seu corpo lhe permitir.

5. Faça check ups periódicos

Faça exames periodicamente para prevenir um aneurisma

É importante controlar os níveis de pressão arterial, colesterol e peso de forma frequente.

Se você sofre de colesterol alto e desenvolveu um aneurisma, deve reduzir o consumo de alimentos gordurosos tais como frituras, embutidos, fast food e carnes gordurosas.

Além disso, é importante fazer consultas médicas com a frequência que seu médico indicar. Lembre-se de que, se não consegue prevenir um aneurisma, é vital que o vigie para reduzir as possibilidades de apresentar problemas.

Se você está saudável, deve fazer pelo menos 2 vezes por ano um check up médico para monitorar sua saúde com regularidade.

6. Reduza o estresse

Diariamente ocorrem situações que podem te ajudar a desenvolver altos níveis de estresse. Dessa forma, é importante aprender a identificá-las e controlá-las para prevenir um aneurisma.

Problemas de relacionamento, trabalho, financeiros e traumas emocionais são alguns dos exemplos de situações que podem aumentar os níveis de tensão em sua vida diária.

Por isso, procure fazer atividades que o relaxem e rodeie-se de gente positiva.

7. Não ignore seu história familiar

Ainda que os aneurismas possam causar grandes temores, é importante dar a eles a importância correta. Se há antecedentes em sua família, fale com seu médico e assegure-se de controlar os fatores de risco.

Lembre-se de que o fato de existir a possibilidade não implica que vá acontecer com você. É conveniente falar com seu médico e informar a presença desse fator para que ele esteja atento a todo momento.

Imagem principal oferecida por © wikiHow.com


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.