7 erros que todos cometemos na cozinha

7 erros que todos cometemos na cozinha

Ainda que a maioria deles não faça mal à saúde, ao evitar estes erros conseguiremos facilitar muitas tarefas domésticas, além de otimizar o tempo na hora de cozinhar.
7 erros que todos cometemos na cozinha

Você acha que os seus hábitos de limpeza e organização dentro da cozinha são bons? Provavelmente você dirá que sim, e que tudo é tão higienizado quanto possível em sua casa.

E se disséssemos a você que existem erros que todos cometemos na cozinha o tempo todo?

A verdade é que, mesmo que algo sempre tenha sido feito da mesma forma, não significa que está correto. Às vezes os métodos são usados mais por serem tradicionais do que por serem cientificamente comprovados, e você pode estar cometendo erros diariamente. Entre os que detectamos estão:

Não manter as ervas frescas

Todos nós gostamos de uma refeição bem temperada e isso às vezes requer o uso de algumas ervas, como coentro, manjericão, hortelã ou salsinha. Na maioria das vezes, ao comprá-las, colocamos esses temperos em sacos ou recipientes plásticos.

coentro

Não há problema em fazer isso durante o transporte do mercado até em casa, mas assim que você chegar na cozinha é importante tirá-las dos sacos e colocá-las num local arejado. Se for possível, um recipiente ou copo com água é o ideal.

Assim, você evitará que se “queimem” na geladeira ou fiquem machucadas antes do tempo.

É muito importante que você mantenha essas ervas afastadas de temperaturas extremas. Ao colocá-las muito perto do forno ou dentro do refrigerador sua vida útil diminui.

Esse é um dos erros que todos cometemos na cozinha e que pode prejudicar o sabor dos pratos, fazendo-nos gastar dinheiro a mais em ervas que, em poucos dias, deixam de ser utilizáveis.

Mas, sem dúvida, a melhor alternativa para ter as ervas frescas é comprar um pequeno vaso e cultivar algumas sementes. Basta um pequeno espaço no jardim.

Não se esqueça de ler: Purifique os rins com água de salsa

Guardar alimentos enlatados abertos

tomates_enlatados

Os alimentos enlatados oferecem vários benefícios. Duram mais e nos permitem utilizar produtos que são específicos de uma certa temporada durante o ano todo. Apesar disso, temos que levar em conta que, uma vez aberta a lata, devemos esvaziar todo o seu conteúdo.

Esses recipientes podem ser de alumínio ou de aço, resistentes à ferrugem, desde que o ar não entre neles. Quando abrimos a lata começa a oxidação, e em poucas horas podem se misturar resíduos de aço ou de alumínio com o alimento.

Se você usar um certo alimentos apenas parcialmente, lembre-se de esvaziar a lata colocando o restante numa vasilha e guardando na geladeira ou congelador. Os melhores recipientes para armazenar esses alimentos são os de vidro.

Esse é um dos erros que mais cometemos porque acreditamos que é lógico manter o que consumimos na mesma embalagem em que veio.

Descascar bananas de maneira errada

Bem, este não é um erro que cause um grande problema de saúde. Trata-se apenas de um mau hábito que adotamos. A maioria de nós descasca a banana de cima para baixo, quando a forma correta é começar de baixo.

Pode parecer algo irrelevante, mas assim é mais fácil manipular esta fruta.

Abrir todo o papel alumínio

papel-aluminio

Você costuma desenrolar bastante o rolo do papel alumínio para tirar apenas um pequeno pedaço? Já notou que num dos lados da caixa de papel existe uma borda dentada, geralmente em forma de ziguezague?

Este é um dos erros que todos cometemos na cozinha. O correto seria tirar apenas a medida de papel que vamos usar e cortá-lo com a borda dentada da caixa. Assim, você só usará um pequeno pedaço e terá um corte preciso e rápido.

Ao descascar batatas

Certamente isso também acontece com você. Quando tenta descascar batatas, sempre termina retirando uma boa parte da polpa junto com a casca. Esse é um dos erros que todos cometemos na cozinha, mas que tem uma solução fácil.

Da próxima vez que você desejar descascar batatas, faça o seguinte:

  • Lave as batatas como de costume.
  • Com uma faca, trace uma linha ao longo da circunferência do vegetal.
  • Ferva as batatas.
  • Quando estiverem cozidas, retire-as do fogo e coloque-as diretamente sob água fria corrente, ou num recipiente com água gelada.
  • Retire a casca com os dedos.

Este é um procedimento muito fácil, porque a casca se solta sem esforço algum. Além disso, você estará apenas mudando a ordem de alguns passos e poderá economizar muito tempo… e muita batata.

Quer saber mais? Leia: Como usar suco de batata para fazer o cabelo crescer

Ao limpar o forno micro-ondas

limpar_forno_micro_ondas

Provavelmente você acredita que é melhor ir ao dentista do que limpar seu forno micro-ondas.

Facilite este trabalho colocando uma esponja encharcada dentro do forno. Coloque-o para funcionar por cerca de um minuto e retire a esponja com cuidado.

A água da esponja terá evaporado e os resíduos grudados nas paredes do eletrodoméstico ficarão mais macios e fáceis de serem eliminados. Você verá como poderá retirar rapidamente toda a sujeira e resíduos.

Servir a comida em pratos frios

Você se esforça para preparar suas refeições da melhor forma possível e para mantê-las na temperatura certa, não é? No entanto, na hora de servir, elas perdem todo o calor.

Com certeza fica difícil entender por que isso acontece em nossas casas, mas não nos restaurantes. O último dos erros que todos cometemos na cozinha está relacionado à temperatura do prato.

Nos bons restaurantes a comida é servida em um prato com a temperatura de acordo. Assim, se a refeição é fria, o prato também. Se a comida é quente, o prato é colocado alguns segundos no forno micro-ondas para que mantenha a temperatura dos alimentos.

Para concluir, fazer as coisas como temos visto serem feitas há anos não significa que estejam corretas.

E você, que erros comete geralmente? Que outros truques você recomenda?