7 exercícios para as mãos que amenizam a artrite

7 exercícios para as mãos que amenizam a artrite

Quando afeta as mãos, a artrite pode ser muito incapacitante. Podemos melhorar nossa qualidade de vida através da adoção de um estilo de vida saudável e da prática de alguns exercícios.
Artrite

A artrite é uma doença caracterizada pela deterioração progressiva da articulação e perda de cartilagem, que é o “amortecedor” suave, que protege as articulações.

Pode ser o resultado de uma inflamação aguda ou crônica que afeta os tecidos moles que a rodeiam, devido a causas genéticas e ambientais que ainda estão sendo estudadas.

O tipo mais comum de artrite é a degenerativa ou osteoartrite, que pode afetar uma ou mais partes do corpo. Geralmente, ocorre quando a pessoa atinge a idade da velhice e causa problemas nas mãos e nas articulações que suportam o peso.

Tratamento da artrite da mão

Quando a artrite afeta as articulações da mão tende a produzir uma dor intensa e rigidez. Por razões óbvias, a qualidade de vida da pessoa doente é afetada, pois tem dificuldades para movimentar as mãos e aprender a suportar a dor.

Felizmente, existem muitas maneiras de lutar contra a dor e combater a artrite para melhorar seus sintomas.

O tratamento medicamentoso inclui certos remédios que podem ser tomados por via oral ou administrados através de injeções. Se essas opções não funcionarem, uma cirurgia também pode ser realizada para reparar a articulação danificada.

Mas, além disso, as pessoas com artrite da mão podem melhorar sua qualidade de vida através da adoção de um estilo de vida saudável e da prática de alguns exercícios.

Nesta oportunidade, compartilharemos 7 exercícios para as mãos que amenizam a artrite e que podem ajudar no tratamento deste tipo de artrite.

Exercício n º 1. Fazer um punho

exercícios para as mãos

Este exercício pode ser feito a qualquer tempo e lugar, quando sentir a rigidez na mão.

Para começar, deve-se estender a mão esquerda, e lentamente,  vai-se empunhando a mão, colocando o polegar em direção à parte externa da mão. Deve-se fazer sem pressionar a mão, porque isso pode agravar a dor. Abra a mão devagar e faça o mesmo movimento 10 vezes. Em seguida, faça com a mão direita.

Exercício n º 2. Dobrar os dedos

Estenda a palma da mão e dobre o polegar para baixo e para cima, mantendo a posição por dois segundos. Em seguida, faça o mesmo exercício com o resto dos dedos, até realizá-lo com toda a mão. Repita em ambas as mãos, duas ou três vezes.

Exercício n º 3. Polegar curvado

exercícios para as mãos  para evitar artrite

Estenda a palma da mão esquerda e dobre o polegar para dentro, contra a palma da mão. Puxe a parte inferior do dedo mínimo até o polegar e tente manter esta posição por alguns segundos.

Em seguida, retorne à posição inicial e faça 10 repetições com o polegar de cada mão.

Não se esqueça de ler: Benefícios da aveia para tratar a artrite: Muito medicinal!

Exercício n º 4. Fazer um “O”

Com a mão esquerda apontando para cima,  dobre delicadamente os dedos para dentro até que toquem o seu polegar e formem um “O”. Mantenha esta posição por alguns segundos e em seguida, retorne à posição inicial para repetir o exercício.

Exercício n º 5. Tabela curva

combater artrite com exercícios para as mãos

Coloque a borda do dedo mindinho da mão esquerda ao lado de uma mesa, com o polegar apontando para cima.

Com o polegar na mesma posição, dobre os outros quatro dedos para dentro até que a mão faça um “L”. Mantenha esta posição por alguns segundos, volte à posição inicial e faça 10 repetições em cada mão

Exercício n º 6. Levantar o dedo

Coloque sua mão esquerda sobre uma mesa com a palma da mão sobre a superfície. Inicie levantando lentamente o dedo para fora, e pouco a pouco faça o mesmo com cada dedo.

Mantenha a posição por dois segundos, abaixe e repita. Quando já tiver exercitado todos os dedos da mão esquerda, faça com a direita.

Você quer saber mais? Leia: 7 remédios naturais para artrite nas mãos

Exercício n º 7. Mover o pulso

exercícios para as mãos  preventivo contra artrite

Não devemos esquecer que a munheca também é afetada pela dor e a rigidez da artrite.

Para exercitá-la, você deve colocar o braço direito com a palma virada para baixo e com a mão contrária pressionar para baixo até sentir um alongamento em seu pulso e braço. Manter a posição por 10 segundos e fazê-lo com a munheca da mão esquerda.

Todos estes exercícios podem ser feitos a qualquer momento e como uma simples terapia para combater a dor e a rigidez.

Na verdade, também pode ser praticado como método de prevenção da artrite.