As 7 melhores fontes de carboidratos para perder peso de forma saudável

As 7 melhores fontes de carboidratos para perder peso de forma saudável

Apesar de sua má fama, há carboidratos que podem ser muito benéficos para a nossa saúde, já que nos oferecem energia e favorecem a eliminação de gordura acumulada.
As 7 melhores fontes de carboidratos para perder peso de forma saudável

Durante muitos anos pensamos que as fontes de carboidratos eram os inimigos número um daqueles que, através da dieta, buscavam combater o excesso de peso.

Porém, com o passar do tempo foi comprovado que esta era uma ideia errada e, pelo contrário, determinou-se que seu consumo pode ajudar a alcançar esse objetivo.

Enquanto fontes pouco saudáveis como as farinhas refinadas podem sabotar os esforços para perder peso, alimentos como os grãos integrais conferem benefícios interessantes.

De fato, muitos nutricionistas coincidem em dizer que este tipo de nutriente é um dos mais requeridos pelo organismo para a produção de energia e o controle dos níveis de açúcar.

Portanto, para aproveitá-los é essencial aprender a adicioná-los na dieta, e saber diferenciar quais são as fontes saudáveis que os contêm.

Visto que alguns ainda não as conhecem, a seguir queremos compartilhar detalhadamente as 7 melhores fontes. Confira!

As melhores fontes de carboidratos

1. Aveia

aveia

Considerada um dos alimentos mais completos do ponto de vista nutricional, a aveia é uma excelente fonte de carboidratos que contribuem para perder peso.

Conta com uma quantidade significativa de fibra solúvel, um nutriente que se dissolve depois de comer e aumenta o gasto calórico do organismo.

Também melhora a atividade do sistema digestivo, facilitando a eliminação das toxinas e gorduras retidas no organismo.

Inclusive, seu consumo regular está vinculado a uma menor tendência à acumulação de gordura abdominal que, entre outras coisas, poderia aumentar o risco cardíaco.

Visite também o artigo: 5 maneiras simples e originais de comer aveia

2. Macarrão integral

Adicionar algumas porções de macarrão integral na alimentação permite desfrutar de pratos variados, deliciosos e, principalmente, saudáveis.

Porém, muito além disso, trata-se de uma fonte de carboidratos que, consumidos moderadamente, diminuem a acumulação de gordura na cintura.

Uma porção pequena oferece 200 calorias depois do cozimento, por isso pode ser combinado com vegetais e carnes magras para conseguir uma refeição perfeita.

3. Feijão

feijao

O feijão conta com muitos nutrientes essenciais que beneficiam a saúde cardíaca e digestiva.

Seu teor de fibras favorece o controle dos níveis de colesterol e, por sua vez, participa na regulação dos processos gastrointestinais.

Estes aumentam os níveis de energia do corpo e oferecem valiosas quantidades de proteínas e ferro para otimizar a prática de exercícios físicos.

Como se isso fosse pouco, contém poucas calorias e oferece um efeito saciante por mais tempo do que outras fontes de carboidratos.

4. Grãos de trigo

Os grãos de trigo se tornaram muito populares nos últimos anos, já que fazem parte da alimentação dos vegetarianos e amantes da comida saudável.

Este alimento é uma importante fonte de carboidratos de alta qualidade, além de fibras, proteínas vegetais e minerais.

Seu consumo favorece a transformação das refeições em energia, aumentando a taxa metabólica para conseguir uma perda de peso efetiva.

5. Banana

banana

Muitos perderam as maravilhosas propriedades das bananas por pensar que elas engordam devido ao seu teor de açúcares, carboidratos e calorias.

Porém, atualmente se reconhece que é uma fruta muito saudável para todos os tipos de dieta, já que contém fibra e amido resistente, um tipo de amido que se digere por completo no organismo.

Seu consumo prolonga a sensação de saciedade, aumenta os níveis de energia e contribui para melhorar os processos digestivos.

6. Quinoa

A quinoa é um “superalimento” que ganhou fama em todo o mundo. Ela não só representa uma fonte saudável de carboidratos, mas também contém proteínas e aminoácidos essenciais que ajudam a construir massa magra.

Adicionada de forma regular à alimentação, acelera o metabolismo ao mesmo tempo em que aumenta a queima de calorias e favorece a perda de peso.

Também otimiza o gasto energético, melhorando a produtividade física e mental durante todo o dia.

Confira também: Benefícios de comer quinoa com maçã e canela em seu café da manhã

7. Cevada

cevada

As fontes de carboidratos complexos, como a cevada, são ideais para satisfazer os desejos de comer em momentos de ansiedade.

Eles se transformam com facilidade em “combustível” para o corpo e diminuem o risco de ter níveis altos de açúcar no sangue.

A cevada é muito pobre em calorias e pode ser adicionada com facilidade em saladas, sopas e aperitivos.

Como você pode ver, nem todas as fontes de carboidratos representam uma má escolha para o seu plano de alimentação quando a finalidade é perder peso.

Ao adicionar estes alimentos mencionados, você obterá interessantes benefícios na busca por perder quilos em pouco tempo.