Achar a felicidade quando tudo parece estar contra você

7 formas para encontrar a felicidade quando tudo parece estar contra você

Uma atitude positiva é fundamental para iniciar a mudança. Devemos aceitar o que somos e que temos que aprender a conviver com isso.
Achar a felicidade quando tudo parece estar contra você

Todos almejamos encontrar a felicidade e essa é uma das razões que nos faz lutar, todos os dias, contra todos os obstáculos que a vida nos coloca.

O problema é que, por vezes, quando tudo parece correr bem, as coisas se encaminham para onde não desejamos e tudo parece ficar contra nós.

O nosso relacionamento de casal fracassa, perdemos o emprego ou surgem outros problemas que nos complicam a vida e causam estresse.

Como consequência, quase sempre, perdemos a motivação para continuar a lutar e acumulamos emoções negativas que nos impedem de sentir felicidade e de desfrutar do que ainda vale a pena.

Devido ao mal-estar emocional que se produz nesses momentos, também se geram problemas nos relacionamentos sociais, porque não sentiremos tanta vontade de nos encontrar com alguém e a nossa negatividade acabará por nos afastar.

Para acabar com esses estados emocionais prejudiciais e voltar a encontrar a felicidade, a seguir, vamos compartilhar uma série de conselhos e formas para encontrar a felicidade quando tudo parece estar contra você.

1. Aprenda a confiar em si mesmaMulher-feliz

Quando desconfiamos de nossas capacidades para mudar as coisas, é muito provável que emoções de frustração e estresse invadam a nossa vida.

Muitas vezes não existem soluções imediatas para os problemas e para alguns casos já não há remédio; contudo, isso não quer dizer que não consigamos nos superar.

Manter a confiança em nós mesmos e saber que somos capazes de muitas coisas nos servirá para encontrar todas as soluções, mesmo que seja necessário esperar algum tempo.

Recomendamos ler:  Os melhores conselhos para aumentar sua autoestima

2. Renuncie à ideia de ter sempre razão

Todos nós gostamos de ter razão e quase sempre temos dificuldade em aceitar que podemos estar errados.  O problema é que isso pode afetar os relacionamentos sociais e muitas vezes se converte em uma causa de estresse, tanto para nós, como para os outros.

Não vale a pena! Em vez de procurar ter razão e vencer em uma discussão o melhor é adotar uma atitude tranquila e procurar o lado amável que permita chegar a um acordo comum sem que nenhum dos implicados seja afetado.

3. Evoque sentimentos positivosMulher-dando-carinho

Muitas vezes a felicidade está em nossa atitude. Evocar aqueles momentos que nos provocam sentimentos positivos pode aclarar nossos pensamentos e nos ajudar a superar momentos difíceis.

Estar rodeado de pessoas, se afastar da  rotina, ou mesmo a companhia de um animal de estimação pode ser uma boa terapia contra os sentimentos de negatividade.

4. Pare de reclamar

Queixar-se não serve para nada. Isso não faz mudar os maus momentos, encontrar soluções nem a felicidade.

É preciso deixar as queixas de lado para afastar a infelicidade, a tristeza e a depressão. Mesmo que, por vezes, ignoremos, nos prejudicamos a nós mesmos com esse tipo de atitude perante as dificuldades.

5. Deixe de criticar

Todos somos diferentes e isso inclui diferentes modos de pensar e de ver a vida. Ninguém gosta de ser criticado, e menos ainda se for para reforçar as coisas negativas.

Alguma vez você já pensou no mal que faz ao outro e a si mesmo quando critica? Pode ser que, nesse momento você não perceba mas, na realidade, criticar os outros tira felicidade e tempo para nos ocuparmos de nossos próprios assuntos.

6. Aprenda a se aceitarMulher-que-se-gosta

Errar é humano, bem como ter dezenas de defeitos que podem nos incomodar e causar problemas com os outros.

Quando tentamos melhorar o nosso modo de ser para crescermos como pessoas, estamos fazendo bem a nós mesmos. Mas, quando pretendemos conseguir uma mudança com o objetivo de aparentar o que não somos ou para agradar aos outros, a única coisa que conseguimos é criar a infelicidade total.

É importante aprender a aceitar o que somos e a desfrutar da personalidade que temos.  E aqueles que também aceitam isso são aqueles com quem vale a pena partilhar a vida.

Leia também:  10 conselhos para ser feliz

7. Pare de se culpar

A autopunição é nociva e nos impede de sair dos momentos de negatividade. O que acontece é que, quando tudo parece correr mal, parece inevitável sentir culpa e pensar que poderíamos ter feito melhor.

Mas, por acaso, isso ajuda em algo? O sentimento de culpa é um grande obstáculo para se sentir felicidade e para poder desfrutar da vida; devemos aprender a ser tolerantes com nós mesmos e tentar aproveitar os erros como uma experiência para a vida.

Está pronta para ser feliz?

Mesmo sendo difícil, não se complique quando estiver atravessando um mau momento, está em nossas mãos superar e alterar a atitude com que enfrentamos os problemas.  Comece por aplicar todos estes conselhos e você verá como tudo começará a se resolver.