Hábitos que prejudicam a saúde de sua pele

7 hábitos que prejudicam a saúde de sua pele e que você pode evitar

Sabia que hábitos de sono irregular podem influenciar diretamente no aspeto de sua pele? E podem contribuir para o aparecimento de olheiras, rugas e inchaço debaixo dos olhos.
Hábitos que prejudicam a saúde de sua pele

Existe um desejo que é compartilhado pela maioria das mulheres: ter uma pele saudável e jovem apesar do passar dos anos.

No entanto,  conseguir isso não é nada simples e, menos ainda, se considerarmos que  a constante exposição ao sol, à contaminação e a outros fatores influenciam o estado da pele.

É certo que, atualmente, é muito fácil encontrar centenas de tratamentos para o seu cuidado e reparação; contudo, o que poucas de nós leva em conta é que grande parte dos resultados dependem de outros hábitos comuns da rotina diária.

Por esse motivo, hoje, vamos revelar esses  7 hábitos que prejudicam a saúde de sua pele, que a influenciam de forma negativa e que podem ser evitados. Descubra quais são!

       1. Dormir maquiadaMaquiagem-prejudicial-para-a-saude-de-sua-pele

Por mais cansada que você se sinta, é muito importante que dedique alguns minutos ao seu rosto, para limpá-lo e eliminar o resto de maquiagem.

Durante a noite a pele tem uma maior capacidade de absorção e  quando não é limpa pode ficar cheia de bactérias,  pó e químicos que favorecem o aparecimento de imperfeições  e rugas precoces.

O que você deve fazer?

  • Utilize um removedor de maquiagem para eliminar os cosméticos.
  • Enxágue o rosto com um pouco de água morna e um sabão neutro.

Visite este artigo:  5 hábitos de maquiagem que podem ser prejudiciais

      2. Má alimentação

Você é daquelas que não se preocupa com o que come? Existem comidas com sabores deliciosos, mas com uma carência nutricional que pode afetar desde a pele até todo o organismo.

Embora a maior parte do tempo você ignore isso, fast foods provocam o aparecimento de alterações na pele e fazem que esta pareça mais opaca.

O que você deve fazer?

  • Simples! Comece agora mesmo a  substituir os excessos de açúcares, gorduras e carboidratos por mais fruta, vegetais, grãos integrais e ácidos graxos essenciais.

    3. Espremer cravos

    Tratar-a-acne-para-a-saude-de-sua-pele

Para muitas mulheres esses cravos ou espinhas que aparecem na cara podem ser uma tentação. Parece simples espremer para se livrar deles, mas, na verdade, isso é um erro.

Quando você espreme os cravos é muito provável que os poros se infetem e fiquem maiores; além disso, também existe o risco provocar uma cicatriz.

O que você deve fazer?

  • Se os cravos estiverem invadindo seu rosto consulte o dermatologista para começar um tratamento adequado.
  • Também  poderá optar por aplicar alguns tratamentos naturais.

    4. Dormir mal

Não consegue conciliar bem o sono? Tenha cuidado! Não dormir bem provoca uma série de consequências tanto para a saúde física como para a emocional.

No caso da pele, essas consequências se manifestam de forma direta, já que faz com que a torne mais opaca e abre espaço ao aparecimento de olheiras, rugas prematuras e bolsas ao redor dos olhos.

O que você deve fazer?

Organize o seu horário, e trate de cumpri-lo, para dormir, no mínimo, 7 ou 8 horas sem interrupções.

5. Exposição ao solEvitar-o-sol-para-a-saude-de-sua-pele

 

  • O sol é um grande aliado para conseguir um bronzeado perfeito; contudo, mesmo que você goste de melhorar o tom de sua pele através desta técnica, é melhor evitar.

A excessiva exposição aos raios UV provoca o  desenvolvimento de manchas, rugas precoces e outras alterações que deixam mais visíveis os temidos sinais da idade.

E, além disso, está comprovado que este mau hábito é uma das principais causas do câncer de pele.

O que você deve fazer?

  • Opte por se bronzear com cremes e, quando for sair ao sol, utilize um protetor solar de boa qualidade.

    6. Sedentarismo

Este hábito não só influencia o seu peso e a sua imagem, como também tem muito a ver com o estado de sua pele.

Através da atividade física os vasos sanguíneos se dilatam, permitindo que o sangue circule melhor pelo corpo, e obtendo, por sua vez, uma maior luminosidade e elasticidade na pele.

O que você deve fazer?

  • Existem centenas de exercícios e rotinas que podem servir para vencer o sedentarismo. Comece com algo rápido e, dia a dia, vá aumentando o esforço.

Leia também:  Alimentos que favorecem a circulação sanguínea nas pernas: Descubra-os!

      7. Não beber  águaBeber-agua-para-a-saude-de-sua-pele

A água é fundamental para conservar a hidratação da pele e para a realização de muitas outras funções do corpo.

É certo que a umidade da pele depende, em grande medida, de cremes de uso tópico; no entanto, o consumo de água desempenha um papel importante que não devemos ignorar.

O que você deve fazer?

  • Aumente o seu consumo de água para 6 ou 8 copos por dia.
  • Substitua os refrescos comerciais por sucos, águas com frutas ou infusões.