Cerveja: 7 incríveis benefícios para beber com moderação e sem culpa

7 incríveis benefícios da cerveja

Desde que seu consumo seja moderado e responsável, a cerveja pode nos ajudar a cuidar de nossa saúde renal e cardíaca, e a fortalecer o sistema imunológico.
Quais são os benefícios da cerveja para a sua saúde?

Antes de mais nada, é bom esclarecer que não defendemos o consumo de álcool, e que somos conscientes de que o excesso faz mal.

No entanto, consumir uma caneca ou taça por semana não é ruim, muito pelo contrário. Com certeza você sabe que, por exemplo, o vinho durante o jantar faz bem para a saúde cardíaca.

E quanto à cerveja? Neste artigo, contaremos alguns dos benefícios de seu consumo moderado.

De que a cerveja é composta?

É verdade que as bebidas com álcool não são tão saudáveis quanto um suco de frutas ou a água, mas também têm coisas boas para destacar.

A cerveja tem baixo teor alcoólico, mas se bebermos em excesso, em reuniões ou festas frequentes, é chamada de “malvada”. No entanto, não é nossa inimiga. Inclusive, é recomendada dentro de uma dieta equilibrada!

Ver também: Conheça os 6 melhores usos da cerveja para sua pele e cabelo

Entre seus componentes, encontramos:

Lúpulo

Encontrado apenas na cerveja, de sabor amargo e estimulante do apetite.

Malte

Proporciona carboidratos, minerais, vitaminas e ácidos graxos.

Água

beneficios-da-cerveja

É uma parte fundamental da receita ao se elaborar a bebida. Seu teor é maior do que qualquer outro ingrediente.

A cerveja tem um baixo teor calórico e pode satisfazer parte das necessidades de potássio e de fósforo de uma pessoa adulta.

No caso da versão sem álcool, vale dizer que tem uma boa dose de vitaminas do grupo B. Esta variedade é recomendada para atletas, mulheres grávidas ou lactantes, e para quem não quer ou não pode consumir álcool.

Benefícios da cerveja que você não conhecia

Se a bebermos com moderação, não podemos dizer que a cerveja seja prejudicial para a saúde, mas sim o contrário. Preste muita atenção aos principais benefícios de consumir esta rica bebida:

É nutritiva

Por ser fabricada com plantas e grãos (como a cevada, o lúpulo e o trigo), está repleta de nutrientes, tais como o cálcio, o zinco, o potássio e o fósforo.

Por sua vez, conta com uma boa dose de fibras solúveis, que previnem o trânsito intestinal lento e a prisão de ventre, ao mesmo tempo em que ajudam a melhorar a digestão.

Previne doenças

beneficios-da-cerveja

Segundo uma pesquisa realizada na China, a cerveja poderia prevenir doenças causadas pela deterioração dos neurônios (entre elas o Alzheimer e o Mal de Parkinson).

O estudo revela que o estresse oxidativo das células (que causa esse tipo de doenças degenerativas) se reduz graças ao lúpulo contido na cerveja, desde que consumida com moderação.

Além disso, a bebida poderia reduzir a possibilidade de sofrer de osteoporose por conter silício. Esse mineral ajuda no crescimento ósseo e no fortalecimento dos ossos.

Os compostos vegetais da cerveja ajudariam a prevenir o aparecimento de alguns cânceres, da diabetes e os sintomas da menopausa.

É uma aliada para seus rins

A saúde renal é beneficiada com o consumo da cerveja. Isso mesmo. Beber sem se exceder evita o risco de sofrer com cálculos nos rins, já que ela contém uma boa quantidade de água.

O efeito diurético dessa bebida permite eliminar as toxinas acumuladas no organismo através da urina.

Como se isso não bastasse, vale dizer também que ela detém a liberação do cálcio dos ossos para outras partes do corpo. Isso significa que evita a formação de pedras ou cálculos nos rins.

Beneficia o coração

beneficios-da-cerveja

A saúde cardíaca estará protegida se você beber uma cerveja de vez em quando (algo similar ao que acontece com o vinho tinto durante as refeições).

O consumo dessa bebida diminui o risco de sofrer com problemas do coração, como, por exemplo, acidentes vasculares cerebrais (AVC), infartos do miocárdio ou aterosclerose.

Recomendamos ler: Remédio natural para desintoxicar o corpo e fortalecer o coração

Reduz o colesterol “ruim”

Quando bebemos cerveja, ajudamos o sangue a se livrar da gordura acumulada nas paredes das artérias. Não apenas diminui o colesterol ruim, ou LDL, como também aumenta o bom, ou HDL.

Lembre-se de que é suficiente beber dois copos semanais.

Reforça o sistema imunológico nas mulheres

Beber cerveja de forma moderada melhora a resposta do sistema de defesa nas mulheres adultas (o contrário acontece se a consumirmos em grandes quantidades).

As doenças infecciosas se manterão longe de nosso organismo, já que o sistema imunológico se encarregará de evitar a entrada de patógenos no corpo.

Você pode comprovar e beber cerveja durante o inverno: é provável que você adoeça menos de gripe, resfriados ou dor de garganta.

Prolonga a vida

beneficios-da-cerveja

Não estamos querendo dizer que, se bebemos cerveja, viveremos até os cem anos, mas sim que aumentaremos nossa expectativa de vida. Isso se deve ao fato dela contar com cerca de dois mil componentes que, em conjunto, têm propriedades antioxidantes.

Ou seja, ao consumi-la, estaremos protegendo o organismo da oxidação e do envelhecimento celular. Como consequência, poderemos desfrutar de mais anos e de uma melhor qualidade de vida.

Todas essas propriedades da cerveja não são as únicas a se destacar.

Por exemplo, você deve saber que também é um excelente remédio para a insônia, evita a formação de coágulos do sangue, melhora a memória e nos ajuda a desfrutar de uma pele mais jovem e bonita.

Agora você já sabe: pode beber uma caneca de vez em quando sem sentir culpa.