7 maneiras de melhorar o seu humor de forma natural

7 maneiras de melhorar o seu humor de forma natural

Mesmo que possa parecer um questão sem importância, desfrutar de momentos de silêncio ao longo do dia pode ser fundamental para conseguir se conectar com o interior, recuperar a calma e melhorar o humor.
7 maneiras de melhorar o humor de forma natural

O cansaço emocional, o esgotamento interno e a perda progressiva de nosso humor deriva muitas vezes das conhecidas sobrecargas físicas que tanto limitam nossa qualidade de vida.

Melhorar o humor não é fácil quando estamos submetidos a altos níveis de estresse, quando somos incapazes de estabelecer prioridades ou quando nosso contexto social e pessoal é muito opressivo.

Não é simples, sabemos, nem será obtido em uma semana.

No entanto, qualquer pequena mudança cotidiana pode nos ajudar a mudar perspectivas, a melhorar a química cerebral para que, pouco a pouco, haja a presença das dopaminas ou endorfinas.

Para começar a notar melhorias, oferecemos 7 bons conselhos para você se sentir um pouco melhor tanto por dentro quanto por fora.

São pequenos passos que, dia após dia, podem dar lugar a grandes conquistas.

1. A cada 1 hora e meia, tire um descanso de 5 minutos

Pode parecer uma bobeira, porém, algo como “nos presentear” 5 minutos de descanso a cada 1 hora e meia nos permite várias coisas.

  • A primeira é relaxar a mente. A segunda é ter contato com o aqui e o agora, com nossas próprias necessidades longe do ruído mental e das pressões do ambiente.

Para isso, faça o seguinte:

  • Coloque as mãos sobre seu estômago e inspire durante 5 segundos. Retenha o ar durante 7 segundos e expire durante 8 segundos.
  • Feche os olhos durante este exercício de respiração, e repita 3 vezes.
  • Relaxe, tome consciência de como se sente e, ainda, pense em algo positivo, em algo que lhe traga uma boa lembrança ou que o motive.

2. O café, melhor 1 hora e meia depois de levantar

cafe

É possível que muitos de nossos leitores não estejam de acordo com este conselho. Como conseguir acordar, se não começarmos o dia com uma boa xícara de café?

  • Bom, na verdade, quando se trata de melhorar o humor e de obter energia, devemos compreender como funciona nosso metabolismo e nossa química cerebral.
  • Se tomamos café com o estômago vazio, nossas glândulas suprarrenais podem ser afetadas e perdemos energia.
  • Quando acordamos, o cérebro nos oferece de forma natural um nível adequado de dopamina. No entanto, é no final de uma hora ou duas que elas decaem, e é aí que mais precisamos de uma dose adequada de cafeína.
  • Por isso, lembre-se: assim que levantar, basta tomar um bom suco natural cheio de antioxidantes. O café, melhor depois de uma hora e meia.

3. Chocolate depois das refeições para manter o humor e a energia

Com o chocolate ocorre o mesmo que com o café.

Se queremos mais energia e, além disso, melhorar nosso humor, o melhor é consumi-lo no meio da manhã ou no meio da tarde, uma hora depois de ter comido.

  • Escolha o chocolate amargo, o mais puro e sem açúcar.
  • Se você consumir um pedacinho por dia, seu cérebro irá presenteá-lo com uma boa dose de endorfinas.

4. Instantes de silêncio

apreciar-paisagem

O ideal é que, ao longo do dia, você possa tirar pelo menos uma hora de silêncio, de calma e de um relaxante contato com a natureza.

Se não for possível, basta sair para caminhar durante uma hora.

Trata-se somente de dedicar tempo, um intervalo de paz e equilíbrio para relaxar a mente, para estabelecer uma distância entre o rumor das pressões externas e seu ser interior.

Não deixe de se presentear com estes momentos de calma; são muito terapêuticos e melhoram o humor de forma notável.

5. A acupressão

acupressao

A acupressão é uma técnica tradicional chinesa que busca aliviar dores ou estimular o funcionamento de nossos órgãos através de distintos pontos de pressão em nosso corpo.

Você não perde nada em testá-la, trata-se somente de massagear diferentes áreas para ver como reagimos. A ideia é relaxar, aliviar as sobrecargas, dores e nos sentir melhor.

  • Massageie com seus polegares a nuca, justo no ponto da parte inferior onde o crânio se une com a coluna vertebral.
  • Outra área muito conhecida é aquela que podemos ver na imagem superior. É a compreendida entre o dedo indicador e o polegar, no arco da mão.

Exerça uma pressão moderada durante alguns minutos para sentir alívio.

6. Faça algo novo, inicie uma mudança em sua vida

Em certos casos, assim como indicamos no início, basta fazer uma pequena mudança para conseguir um bom resultado.

Nosso humor depende de muitos fatores. Às vezes é pelo estresse, por alguma doença como, por exemplo, o hipotireoidismo, por um simples aborrecimento ou por estarmos muito presos à rotina.

  • Faça uma mudança: inscreva-se em algum curso, faça aulas de balé, faça amizades novas, vá viajar, aprenda a pintar, comece um diário, corte o cabelo, faça trabalho voluntário, adote um animal, aprenda a tocar um instrumento…

Qualquer estímulo é um motivador para o cérebro, e isso pode melhorar o humor.

7. Sim às gorduras monoinsaturadas

gorduras-monoinsaturadas

As gorduras monoinsaturadas, como as procedentes dos ácidos graxos ômega 3 ou 6, nos ajudam a estabilizar o nível de açúcar do sangue, a queimar gordura e a cuidar de nossa saúde cerebral e cardíaca.

Alimentos como o abacate, o azeite de oliva, as nozes, os ovos ou o salmão também são maravilhosos para melhorar nosso humor.

Lembre-se de que comer bem e escolher alimentos capazes de melhorar nossos níveis de serotonina é o melhor passo para nos sentirmos melhor no dia a dia.