Mudança que o corpo experimenta ao deixar de comer açúcar

7 maravilhosas mudanças que seu corpo experimenta quando você deixa de comer açúcar

O consumo de açúcar pode provocar o acúmulo de gordura na região abdominal. Estima-se que seus efeitos no fígado são similares aos do álcool

Durante vários anos têm se advertido que o consumo do açúcar pode ser muito prejudicial para a saúde, pois é considerada uma das principais causas da diabetes tipo 2, doenças do coração e obesidade.

Contudo, o açúcar em si não é tão prejudicial. O que tem sido observado é que não deve ser consumido excessivamente e, muito menos, em sua forma refinada, a mais encontrada atualmente nos supermercados.

Em sua forma natural pode ser encontrado em alimentos, como nas frutas, sem representar perigo para a saúde. O que tem preocupado os estudiosos é que na maioria das dietas está presente o açúcar refinado, um tipo de açúcar artificial tratado com agentes químicos, o que pode gerar uma dependência tão forte quanto a cocaína.

Parece impossível parar de consumir o açúcar, pois, além de ser vendido para ser adicionado aos alimentos, também está presente em doces, pães, alimentos processados, molhos e muitos outros alimentos que são comercializados e estão presentes na dieta.

Apesar disso, os médicos e nutricionistas vêm alertando para que cada um tome consciência sobre os danos que esse tipo de açúcar pode causar ao corpo e o quanto é importante evitar o seu consumo.

Ao comprometer-se com sua saúde e deixar de consumir açúcar na dieta você poderá alcançar incríveis mudanças em seu corpo que irão melhorar sua qualidade de vida. Neste artigo daremos 7 razões para que deixe de consumir esse produto.

Seu corpo começa a saciar ao deixar de comer açúcar

O consumo de açúcar suprime um hormônio do nosso corpo chamado leptina, que é o responsável por causar a sensação de saciedade depois de comer. O resultado disso é o desejo insaciável de comer e seguir sentindo o sabor do doce.

Ao deixar de comer açúcar o corpo volta a regular o apetite de maneira adequada e os alimentos proporcionam uma maior sensação de saciedade, o que resulta em uma menor ingestão de calorias e doce.

Protege o seu coração

Coração

As dietas ricas em açúcar ou com uma carga glicêmica alta têm sido relacionadas com o aumento no risco de sofrer doenças cardíacas.

Evitar o seu consumo é uma forma de cuidar do coração e controlar os níveis de triglicerídeos, um tipo de gordura que armazena calorias extras do açúcar e diminui os efeitos do colesterol bom.

Não deixe de ler também: Cuide do seu coração e fígado com água morna com limão

Reduz a gordura abdominal

O açúcar é um alimento de alto teor calórico, pobre de vitaminas, minerais e fibras. Ao ser tão pobre de nutrientes e rico em calorias, este ingrediente acumular gordura e pode causar sobrepeso.

Um estudo da Endocrine Society revelou que o consumo deste alimento pode provocar o acúmulo de gordura na cintura e na região do ventre.

Protege seu fígado

Fígado

Um estudo publicado na revista Nature demonstrou que o excesso de açúcar causa um efeito negativo no fígado similar ao causado pelo álcool.

Ao evitar o seu consumo, irá evitar que o fígado se sobrecarregue de tarefas, ajudando-o a funcionar de maneira correta.

Previne os cálculos renais

As bebidas açucaradas e, de modo geral, o açúcar refinado, provocam um aumento de 25% no risco de sofrer cálculos renais. A pior coisa é que, as bebidas açucaradas que não são de cola, como alguns tipos de refrigerantes, provocam um aumento de até 33% no risco.

Para evitar este problema, o ideal é deixar de lado o consumo dessas bebidas e optar por alternativas saudáveis, como sucos naturais ou água.

Protege o cérebro

Cérebro

Embora ainda faltem evidências científicas, alguns estudos têm demonstrado que os picos de açúcar no sangue podem ser uma das causas de certos danos cerebrais que afetam a memória. Cabe destacar que nesses estudos realizados o verdadeiro culpado era o descontrole do açúcar no sangue, mas não o açúcar diretamente.

No entanto, sabe-se que consumir muito açúcar é a principal causa do aumento nos níveis glicerídeos no sangue.

Que saber mais? Leia: 8 coisas você pode fazer para manter o seu cérebro em forma

Cuida da sua pele e a mantém jovem

No momento em que o açúcar é consumido, um processo chamado glicação é ativado e faz com que este ingrediente se una às fibras de proteína, causando danos na elastina e no colágeno da pele.

Ao reduzir consideravelmente ou cortar o consumo de açúcar você estará contribuindo para uma pele saudável e para prevenir os sinais prematuros de envelhecimento.