7 modos efetivos de relaxar a mente - Melhor Com Saúde

7 modos efetivos de relaxar a mente

Ao longo do dia tendemos a passar por muitos momentos de tensão, de ansiedade, instantes nos quais gostaríamos de correr e fugir destas situações marcadas pelo estresse. Mas, qual é o modo mais adequado de administrar estas sensações tão negativas e perigosas para nossa saúde?

Hoje explicaremos 7 modos simples de relaxar a mente quando você mais precisa. Estratégias práticas que serão de grande ajuda.

1. Meu palácio privado, meu refúgio

Meditar para relaxar a mente

Aqui vai um simples exemplo para entender esta primeira estratégia. Imagine que você está no trabalho, tem um milhão de tarefas para terminar e, ao seu redor, existe muita tensão, barulho, colegas que falam com você, que o irritam. Imagine também que, por exemplo, você acabou de ter uma discussão com seu parceiro e que seus filhos estão te esperando para levá-los à escola. De que modo podemos relaxar a mente, mesmo que seja somente por um momento?

Visualize uma casa vazia. Um palácio privado de calma e de paz onde você possa fechar a porta e ficar sozinho. Atrás desta porta está o barulho e as preocupações, mas você está protegido neste espaço íntimo e silencioso. Aqui você pode se sentar e pensar nas coisas com detalhes e calma. Não existe pressão.

2. A parede branca

Exercício para Relaxar a mente

Este exercício é tanto simples quanto efetivo. Todos nós vivemos momentos nos quais de repente surgem uma infinidade de preocupações, ansiedades e medos. Sem saber como, pensamentos negativos brotam e nos sentimos quase “imobilizados”.

Quando isto acontecer, livre-se imediatamente destes pensamentos e ponha ante eles uma parede branca. Não existe nada mais tranquilizador do que a cor branca, esta cor vai envolver e acalmar você. Tente fazer isso. Ponha fim àqueles pensamentos obsessivos e negativos.

3. Minha respiração

Controlar a respiração para relaxar a mente

O estresse e a ansiedade aceleram nossa respiração, nos tiram o ar e fazem com que nosso coração trabalhe extra. Pouco a pouco e sem perceber, a tensão muscular e a dor de cabeça chegarão.

Quando isto acontecer, tente regular aos poucos sua respiração. Comece colocando sua mão por cima do abdômen e inspire profundamente, notando como este músculo contrai e seu peito expande. Segure o ar por alguns segundos e expire devagar, note como, com esse ar, vão embora também parte de suas preocupações. É muito relaxante e ajudará a relaxar a mente.

4. Escreva para relaxar

Escrever ajuda a relaxar a mente

Uma técnica simples e muito terapêutica para relaxar a mente é carregar sempre um caderninho em sua bolsa. Um lindo caderninho onde você possa escrever todas as preocupações.

Libere seus medos, suas tensões em forma de palavras e, depois, se desejar, pode queimar o caderno, se for mais relaxante. Também pode deixá-las e continuar um diário pessoal, onde refletirá não só as preocupações, mas também pensamentos e sonhos. Dia após dia, este diário pode se converter em seu melhor amigo, sua via de escape pessoal.

5. Um pouco de sol, alguns passos na grama

Caminar ao ar livre ajuda a relaxar

Quando se sentir saturado, quando a ansiedade e as preocupações envolverem você até o ponto de estressá-lo ao máximo, não tenha dúvidas. Saia para caminhar por um parque o pelo campo.

Deixe que o sol bata em você, sinta a calma e o sopro da natureza acariciando sua pele. É como voltar às origens, e asseguramos que poucas coisas podem ser mais terapêuticas e efetivas para relaxar a mente no dia a dia.

6. Alguém para te escutar

Conversar ajuda a relaxar a mente

Temos certeza de que, em seu círculo social, existe aquela pessoa que sabe escutar com atenção, com empatia e com carinho. Alguém com quem você pode relaxar a mente um momento, falando de tudo aquilo que aflige, preocupa ou estressa você.

Em certos momentos não buscamos um conselho, nem que nos digam o que devemos fazer. Na maioria das vezes somente precisamos ser escutados e atendidos. Para retirar “aquele peso”, nós mesmos decidiremos quais são as estratégias que melhor convêm.

7. Busque seu espaço pessoal

Espaço pessoal ajuda a Relaxar a mente

Todos nós temos aquele espaço íntimo e pessoal no qual relaxamos e conseguimos ser nós mesmos. Existem aqueles que o encontram escutando música e fechando os olhos. Outros, desenhando, dançando ou mesmo tricotando, não importa. O essencial é ter um hobby onde possamos relaxar as tensões e onde podemos ser nós mesmos, nos desfazendo assim de muitas daquelas preocupações.

Concluindo, é importante que você mesmo saiba encontrar qual é a forma que melhor relaxa sua mente. Cada pessoa é única e especial, e os mesmos conselhos podem não servir para todos. Por tanto, tente um pouco com cada uma dessas dicas para descobrir qual é a que melhor se encaixa com sua personalidade.

Lembre-se sempre de estabelecer prioridades em sua vida, não se dedique por completo a outras pessoas até o ponto de se descuidar. Valorize-se, defenda seus espaços pessoais, sua intimidade, sua liberdade. Não se esqueça!