7 surpreendentes motivos pelos quais o café beneficia sua saúde

7 surpreendentes motivos pelos quais o café beneficia sua saúde

O café é a segunda bebida mais consumida em todo o mundo, depois da água, pois seu inigualável sabor e seu efeito estimulante conquistaram o paladar de milhões de pessoas ao longo da história.
Benefícios do café

O consumo de café pode nos ajudar a melhorar nosso humor e combater a depressão, além de ser capaz de atrasar o surgimento de doenças degenerativas.

Algumas décadas atrás chegaram a afirmar que seu consumo causava graves efeitos colaterais por seu elevado teor de cafeína.

No entanto, graças às pesquisas conduzidas nos últimos anos, foi determinado que consumir café de forma moderada traz muitos benefícios para o corpo devido a sua riqueza nutricional.

Hoje em dia muitos incluem a bebida de forma regular em suas dietas mas desconhecem todos os benefícios que o café traz para o organismo; além disso, existem aqueles que continuam pensando que devem excluí-lo de sua alimentação porque pode ser prejudicial.

Para deixar claro que o café é um alimento com qualidades surpreendentes, a seguir iremos revelar em detalhes os motivos pelos quais todos deveriam tomá-lo. 

1. É rico em antioxidantes

café rico em antioxidantes

Um dos principais benefícios que o café proporciona é seu alto conteúdo de compostos antioxidantes que, de fato, são mais assimilados pelo organismo em comparação com aqueles que as frutas e as verduras trazem.

Estas são moléculas poderosas cuja principal função é a de inibir o dano oxidativo causado pelo radicais livres, responsáveis por doenças crônicas e pelo envelhecimento precoce. 

2. Aumenta os níveis de energia

Esta é talvez uma das vantagens mais conhecidas do café, pois desde sempre tem sido o “impulso” para quem precisa trabalhar ou estudar por algumas horas a mais.

A cafeína, um de seus principais ativos tem um efeito estimulante no cérebro que ajuda a aumentar a concentração e o rendimento.

3. Reduz o risco de diabetes tipo 2

Diabetes

Estima-se que em todo o mundo existam mais de 300 milhões de pessoas que lutam contra os problemas ocasionados pela diabetes tipo 2.

Esta doença crônica, que se caracteriza pelos altos níveis de açúcar no sangue, pode ser prevenida com o consumo moderado de café.

No estudo realizado pela Sociedade Química Americana foi descoberto que as pessoas que tomam até 4 xícaras de café reduzem entre 23 a 50% o risco de sofrer com esta doença.

4. Protege o fígado

O fígado é o órgão responsável por realizar importantes tarefas para a saúde de todo o organismo, porém, em certos casos, pode se deteriorar e desenvolver doenças crônicas como a hepatite ou o fígado gorduroso.

De acordo com a pesquisa liderada pela Escola de Medicina de Duke-NUS (Singapura) ingerir quatro xícaras de café por dia reduz as probabilidades de fígado gorduroso.

Em outro estudo publicado no ano de 2006 foi demonstrado que quem bebia pelo menos uma xícara de café por dia tinha menos chances de sofrer de cirrose.

5. Aumenta a sensação de bem-estar

café aumenta sensação de bem estar

O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos comprovou através de um estudo que aquelas pessoas que consomem café de forma prudente apresentam uma redução de 10% do risco de sofrer depressão ou um quadro de emoções negativas.

De acordo com o autor da pesquisa, Honglei Chen, este efeito pode ser devido à ação dos antioxidantes.

6. Ajuda a manter a saúde cerebral

Os antioxidantes e os outros nutrientes essenciais que o café contém reduzem o risco de contrair doenças degenerativas como o Alzheimer ou a demência.

Um estudo de pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida e da Universidade de Miami revelou que as pessoas de 65 anos que tinham maiores índices de cafeína no sangue tardavam de dois a quatro anos a mais em desenvolver Alzheimer, comparado com quem não tomava a bebida.

A bebida não pode proteger contra a doença quando esta já está em desenvolvimento, porém consumir o café de forma moderada atrasa de forma significativa seu aparecimento.

7. É aliado da beleza

café aliado da beleza

Tanto seu consumo como sua aplicação direta apresentam benefícios interessantes relacionados à estética.

Após demonstrar ser um grande complemento para combater a celulite e a acumulação de células mortas, varias companhias da indústria cosmética decidiram usar o café como base para a elaboração de seus produtos.

Sua cafeína aplicada de forma tópica favorece a circulaçãoprotege contra a aparição precoce de rugas e manchas. 

Precisa de mais razões para se convencer? Como você pode notar, esta bebida natural é um excelente apoio para a dieta e para a saúde. O importante é ingeri-la em quantidades apropriadas, sempre e quando não apresentar alguma intolerância à cafeína.