Conheça 7 motivos incríveis para comer mais manga

7 motivos incríveis para comer manga

Graças a seu grande teor de fibras, a manga é uma fruta muito boa para nossa saúde digestiva, assim como para manter nosso trânsito intestinal em ordem.
7 motivos incríveis para comer manga

O que lhe vem à mente quando falamos sobre comer manga? A maioria das pessoas pode pensar numa fruta doce que pode ser consumida de várias maneiras.

O que nunca passa pelas nossas cabeças é a ideia de que comê-las oferece um grande benefício para a saúde.

Alguns a chamam de rainha das frutas e outros a consideram uma fruta tropical por excelência. Não importa como você a vê, os benefícios da manga são muitos para não levá-los em conta.

Por isso, aqui estão 7 motivos pelos quais você deveria comer manga mais frequentemente.

1. Melhora sua saúde digestiva

A manga é uma excelente opção quando se trata de eliminar problemas de indigestão ou acidez. As enzimas digestivas que esta fruta contém ajudam a promover a digestão natural e a torná-la mais eficiente.

Por ser rica em ingredientes bioativos, como ésteres, terpenos e aldeídos, contribui para melhorar o apetite e também o funcionamento do sistema digestivo.

Por isso, é uma boa alternativa na dieta das crianças.

2. Previne o câncer e melhora a saúde do coração

pure_de_manga

As mangas contêm altas quantidades de pectina, uma fibra dietética solúvel que contribui eficazmente para reduzir os níveis de gordura no sangue.

Ainda que seja difícil de acreditar, comer manga diminui o risco de câncer do trato gastrointestinal.

A manga, assim como outras frutas, é considerada básica para a preparação de remédios artesanais dentro das comunidades indígenas de vários países tropicais.

3. Favorece o ganho de peso saudável

Comer manga com certa regularidade é uma das maneiras mais eficazes de ganhar peso com rapidez. Isso é muito útil para as pessoas que têm problemas para chegar ao seu peso ideal.

Apenas 150 gramas de manga têm quase 86 calorias, que podem ser facilmente absorvidas pelo seu organismo.

Além disso, a manga contém amido, que se transforma em açúcar, oferecendo boa dose de energia completamente natural. Nossa recomendação é consumi-la em pequenas porções, uma ou duas vezes por semana.

Uma boa opção é preparar uma batida de manga.

Ingredientes

  • ½ manga pequena
  • 1 copo de leite (200 ml)

Modo de preparo:

  • Descasque a manga e pique-a. Coloque os pedaços no copo do liquidificador, junto com o leite.
  • Bata até obter uma bebida homogênea.
  • Se desejar algo fresco, pode acrescentar dois cubos de gelo.

4. Retarda os sinais de envelhecimento

suco-de-manga

Comer manga ajudará você a ter um rosto com brilho saudável, ao mesmo tempo em que clareia e elimina as manchas causadas pelo sol ou pela acne. Isso porque as mangas são ricas em vitamina A e em vitamina C.

Essas duas vitaminas se encarregam de favorecer a produção de colágeno. Para obter esses benefícios, basta incluir uma manga pequena na sua dieta de vez em quando.

5. Comer manga fortalece seu sistema imunológico

Assim como a cenoura, a manga é rica em betacaroteno. Esse composto ajuda a potencializar o sistema imunológico e torná-lo impermeável às bactérias e toxinas.

Quando você consome a quantidade adequada de betacaroteno e de vitamina A, forma-se uma proteção antioxidante que leva seu sistema imunológico a funcionar em sua capacidade máxima.

Isso lhe presenteia com proteção adicional contra os radicais livres que causam dano em seus sistemas internos.

6. Previne e controla a diabetes

mangas

Comer manga é um grande remédio natural contra a diabetes, desde que você não se exceda. Com certeza, você já deve ter ouvido que os diabéticos devem evitar a todo custo esta deliciosa fruta, mas nada está mais distante da realidade.

Ainda que seja verdade que esta fruta é muito doce, se for consumida em pequenas quantidades, ajudará a controlar a diabetes. Isso porque possui fibra e açúcares completamente naturais.

Nossa recomendação é incluí-la em pequenas porções, uma ou duas vezes por semana.

Outra opção para regular seus níveis de glicose é tomar água de folhas de manga.

Ingredientes

  • 15 folhas de manga
  • 1 copo de água (200 ml)

Modo de preparo

  • Coloque as folhas de manga dentro do copo de água e deixe repousar durante a noite inteira.
  • Pela manhã, retire as folhas e beba a água em jejum.

7. Comer manga combate a anemia e ajuda durante a gravidez

Você sabe o que a anemia e a gravidez têm em comum? Nos dois casos, você precisa consumir a quantidade apropriada de ferro.

Por ser rica em ferro, a manga é ideal para prevenir a anemia, já que esse mineral é uma das bases que compõem o sangue.

No caso das mulheres grávidas, elas precisam trabalhar por dois. O pequeno ser que levam no ventre requer ferro suficiente para o correto funcionamento de seus órgãos internos.

As mulheres grávidas podem receber a recomendação médica de tomar um suplemento de ferro. O problema é que eles têm um sabor metálico e podem não ser bem absorvidos pelo organismo.

Se for seu caso, pense em adotar o hábito de consumir uma batida de manga e espinafre.

Aproveite a temporada de manga para comê-la

Sabemos que não é possível comer manga o ano inteiro, em algumas partes do Brasil e do mundo. Por isso, recomendamos incluí-la em sua dieta quando for o tempo de safra da fruta,, para aproveitar todos os seus nutrientes.

Apenas lembre-se de não consumir mais de uma unidade por dia e fazer exercícios suficientes para controlar a energia que ela oferece.