7 possíveis motivos pelos quais você não está perdendo peso

7 possíveis motivos pelos quais você não está perdendo peso

É fato que a dieta e a prática de exercícios são as chaves para perder e manter um equilíbrio do peso. O que não é tão certo, é afirmar que isso é tudo o que precisamos fazer para conseguir chegar ao Peso ideal, já que de acordo com pesquisas, existem outros fatores externos pelos quais uma pessoa pode ganhar peso.

Se você mantém uma alimentação saudável e pratica exercícios regularmente mas ainda não conseguiu perder peso, algumas das razões que discutiremos aqui poderiam ser a causa dessa falta de resultados. A seguir, apresentaremos os sete possíveis motivos pelos quais é mais trabalhoso perder peso, confira!

1. Você não está dormindo o suficiente

Dormir

Estudos revelaram que pessoas que tem problemas para conciliar o sono ou dormem menos de cinco horas tem um metabolismo mais lento e seus hormônios da fome, como a leptina e a grelina, são afetados.

A leptina é o hormônio que indica ao cérebro quando precisamos parar de comer, enquanto que a grelina (produzida pelo estômago), estimula a fome. Segundo os estudos, pessoas que não dormem bem tem um baixo nível de leptina e aumentam os níveis de grelina. Isso quer dizer que tendem a comer mais, portanto, ganham mais peso.

Para solucionar isso é recomendável ter uma boa rotina de sono, com pelo menos oito horas diárias de descanso.

2. Você está consumindo açúcares sem perceber

Evite açúcar para perder peso

Os açúcares ocultos podem estar presentes onde você menos imagina e, sem que perceba, estará consumindo-os em quantidades consideráveis através de cereais, bebidas reidratantes, barras de cereais, cheios de açúcares refinados.

3. Você conta calorias, e não nutrientes

Obviamente quando queremos perder peso, as porções de calorias devem diminuir. Porém, há quem se torne obsessivo com esse detalhe e esquece que existem nutrientes muito importantes que devem ser incluídos na dieta.

Nesse caso, o mais importante é pensar na qualidade e não se basear apenas nas calorias, incluindo na alimentação alimentos com teores de vitaminas, minerais e Antioxidantes.

4. Você passa muito tempo sentado

O estilo de vida sedentário é uma das maiores causas do sobrepeso e da obesidade. Muitas vezes pensamos não ter tempo para praticar exercícios, mas a realidade é que muita dessa falta de tempo se resume em falta de interesse. O recomendável é praticar pelo menos trinta minutos diários de exercícios, seja caminhando, correndo, cavalgando, andando de bicicleta, dentre outros.

5. Você não reserva o tempo necessário para cozinhar

Cozinhar corretamente para perder peso

A combinação de um estilo de vida sedentário com uma má alimentação é um dos piores inimigos de quem quer manter um bom peso. Muitas pessoas, por falta de tempo, optam por consumir alimentos congelados, comidas rápidas ou qualquer combinação de comida do tipo fastfood. A solução é começar a reservar mais tempo para preparar um jantar saudável e, em especial, preparar um bom café da manhã.

6. Você está lidando com um problema hormonal

Muitas vezes você tenta de tudo pra perder peso, mas, o efeito é contrário e você continua a ganhar peso. Nesse caso o recomendável é consultar um médico, já que o ganho de peso pode ser resultado de um transtorno hormonal como, por exemplo, o hipertireoidismo, a síndrome do ovário policístico e a resistência à insulina.

Ao consultar um médico ele poderá te indicar um tratamento para melhorar o quadro. Além disso, se for confirmado que o problema tem origem em uma condição hormonal é bom que comece a incluir em sua alimentação proteínas saudáveis, Verduras, algas e ácidos graxos essenciais.

7. Você não está consumindo porções significativas de ácidos graxos essenciais

Dieta com peixe para perder peso

Altas concentrações dos ácidos graxos ômega-3 e 6 podem ser encontradas nos peixes.

Durante muitos anos os planos alimentares e dietas para emagrecer se tornaram inimigos das gorduras. Atualmente existem muitos produtos que “queimam gorduras” e que prometem melhorar alimentação, mas, apesar disso, as taxas de Obesidade e sobrepeso continuam aumentando.

O erro que podemos cometer na hora de perder peso é não incluirmos gorduras saudáveis em nossa alimentação como, por exemplo, os ácidos graxos essenciais presentes no óleo de Linhaça, no óleo de peixe, nas nozes e nas sementes. Esse tipo de gordura ajuda a decompor as gorduras ruins do organismo, ao mesmo tempo em que nos oferecem a sensação de saciedade.