7 razões para começar a consumir cenoura - Melhor Com Saúde

7 razões para começar a consumir cenoura

Você sabia que, além de ser uma aliada perfeita para prevenir o envelhecimento da pele, a cenoura ajuda a proteger a visão e a cuidar dos olhos?
7 razões para começar a consumir cenoura

A cenoura é um dos vegetais mais utilizados em todas as cozinhas. É nativa da Ásia Central, mas hoje em dia é cultivada em quase todos os países.

Seu delicioso sabor e versatilidade a tornaram  ingrediente em centenas de receitas em todas as categorias, bem como vem sendo utilizada com um composto ativo em produtos de beleza.

Além disso, há evidências de que a cenoura possui um alto valor nutritivo que pode ser aproveitado a nível médico.

Uma das suas principais propriedades é o seu elevado teor de vitamina A, que é encontrada naturalmente nos carotenos, mas ao entrar ao organismo são armazenados como nutrientes.

Ela também contém outros compostos saudáveis ​​que valem a pena conhecer e considerar. Quer saber quais?

Propriedades nutricionais da cenouraCenoura ralada

Por ter um sabor delicioso que vai muito bem com outros alimentos, a cenoura é um dos vegetais mais consumidos. Apesar disso, algumas pessoas preferem não consumi-la por ignorar o quanto bem faz  incluí-la em sua dieta.

Uma razão pela qual ela é perfeita para uma dieta equilibrada é o fato de que é muito baixa em calorias, sódio e carboidratos. Estima-se que uma porção média fornece apenas 50 calorias.

A cenoura não contém colesterol ou gordura saturada, o que a torna ideal para pessoas que sofrem com problemas cardiovasculares.

Apenas metade de um copo deste vegetal cru proporciona até quatro vezes a quantidade diária recomendada de vitamina A , e contêm quantidades significativas de fibra, vitamina C, vitamina K, vitamina B6,  ácido fólico, manganês, ferro, potássio e cobre. Precisa de mais razões para comê-la?

Visite este artigo: Como fazer um sabonete caseiro de cenoura para cuidar da pele?

7 razões para comer mais cenouras todos os dias

Pode ser anticancerígena

Pelo seu elevado teor de compostos antioxidantes, a cenoura contribui para frear a ação de radicais livres que danificam as células e são associados com o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer.

Previne o envelhecimentoCenoura para prevenir o envelhecimento

Suas altas concentrações de betacaroteno, uma substância que é convertida em vitamina A no momento de sua entrada ao organismo, poderia ajudar a prevenir o envelhecimento prematuro dos órgãos internos e da pele.

É diurética

O efeito diurético da cenoura a torna perfeita para a limpeza dos rins, previne a retenção de líquidos e acelera a desintegração de pedras nos rins que são muito perigosas.

Melhora a saúde visualCenoura para a visão

Você sabe que é muito importante fornecer ao organismo uma quantidade diária de vitamina A para ter uma boa saúde dos olhos. Por ser tão rica nesse nutriente, a cenoura é um alimento aliado da boa visão e do cuidado dos olhos.

Evita problemas cardiovasculares

Sendo baixa em teor de sódio, rica em água, vitaminas e minerais, este vegetal ajuda a diminuir o colesterol ruim e prevenir derrames e ataques cardíacos.

Apoia na perda de peso

Seus antioxidantes, vitaminas, fibras e minerais apoiam a alimentação daqueles que estão buscando perder peso sem fazer aquelas dietas muito rigorosas.

No entanto, a cenoura não é um alimento milagroso e seus efeitos são notados apenas quando o seu consumo é apoiado por uma dieta saudável e exercícios.

Beleza da peleMulher comendo cenoura

Os antioxidantes e compostos cicatrizantes que a cenoura contém a torna uma boa aliada para ter uma pele saudável, tanto interna quanto externamente.

Como preparar remédios com cenoura?

As cenouras podem ser comidas cruas ou cozidas, embora a primeira opção seja a mais recomendada por concentrar todos os seus nutrientes.

Para colher seus benefícios podem ser incluídas em receitas como:

Purê de cenouraPurê de cenoura

Você pode cozinhá-la até amolecer e misturar com os outros ingredientes para fazer um purê. Podendo ser consumido no almoço ou jantar, mas também pode ser utilizado para preparar máscaras para a pele.

Neste último caso, basta limpar o rosto e aplicar uma camada uniforme da mistura da pasta à base de cenoura com um pouco de mel e deixar descansar por  uns 15 minutos antes de retirar com água morna.

Veja também: 3 truques de beleza que toda mulher deve conhecer

Suco de cenoura

Uma das maneiras mais adequadas e deliciosas de desfrutá-la todos os dias é preparando o seu suco.

Para fazer isso, basta passar algumas cenouras por um extrator de suco e tomá-lo 100% concentrado. Na falta de ter um dispositivo como este, pode-se processá-las com um pouco de água no liquidificador.