7 razões para consumir frutos secos - Melhor Com Saúde

7 razões para consumir frutos secos

Apesar da má fama que colheram nestes últimos anos, hoje em dia sabe-se que o consumo regular de frutos secos é muito benéfico para o organismo
7 razões para consumir frutos secos

Os frutos secos recebem tal nome porque, diferente de outras frutas, todos tem uma composição com menos de 50% de água.

São considerados um dos mais completos e energéticos do ponto de vista nutricional, já que são fonte de ácidos graxos essenciais, vitaminas, minerais e antioxidantes.

Entre os frutos secos podemos encontrar muitas variedades, destacando-se as amêndoas, as nozes, as avelãs e os amendoins.

Até pouco tempo atrás existia a falsa crença de que seu consumo engordava porque traziam um aporte calórico significativo e continham gorduras.

No entanto, foi comprovado que seus benefícios são enormes e que, na verdade, são ideais para as dietas de perda de peso.

Isso se deve ao fato de que suas gorduras são saudáveis e contribuem para aumentar o gasto energético ao longo do dia.

Como se fosse pouco, são ricos em fibras e são aconselhados para frear aquele desejo insaciável de comer mais do que deveríamos.

Existem muitas outras razões pelas quais todos deveriam comer os frutos secos de forma regular. Neste artigo revelamos 7 deles para que não fique nenhuma dúvida.

1. Os frutos secos melhoram a saúde cardíaca

Frutos secos que melhoram a saúde cardíaca

A alta concentração de ácidos graxos essenciais que os frutos secos contêm, os tornam um dos principais aliados alimentares da saúde cardiovascular.

Seu conteúdo de ácido alfa-linoleico reduz o risco de arritmias cardíacas e a acumulação de colesterol nas artérias.

Seu consumo é tão efetivo quanto o azeite de oliva na redução das inflamações e na limpeza do sangue depois de ingerir comidas ricas em gordura.

Suas fibras e esteróis vegetais reduzem os lipídios que são reabsorvidos através do intestino e facilitam sua expulsão.

Graças ao seu conteúdo de arginina, um aminoácido essencial, os frutos secos mantêm os vasos sanguíneos elásticos e evitam a pressão arterial alta.

2. Protegem a saúde cerebral

O pistache e as nozes contam com uma quantidade significativa de aminoácidos essenciais e antioxidantes que protegem a memória e a saúde cerebral.

Seu conteúdo em ácido fólico e vitaminas A e E melhoram a função do sistema nervoso central e reduzem o risco de demência e Alzheimer.

3. São anti-inflamatórios

frutos secos para combater a inflamação das articulações

Os ácidos graxos ômega 3 que estão contidos nos frutos secos estão relacionados com a redução e o controle dos processos inflamatórios do corpo.

Muito médicos e profissionais da saúde asseguram que a maioria das doenças estão relacionadas com um descontrole na inflamação.

Por isso, a ingestão destes alimentos podem ser a chave na prevenção de centenas de transtornos comuns e crônicos.

4. Melhoram a saúde digestiva

As principais qualidades destes alimentos para a saúde digestiva se devem a seu conteúdo de fibras dietéticas.

Estas melhoram a absorção de nutrientes no intestino e facilitam seu movimento para uma correta eliminação dos resíduos.

Seu consumo reduz a indigestão e alimenta as bactérias vivas do cólon para manter o pH regulado.

5. Previnem o envelhecimento prematuro

frutos secos para prevenir o envelhecimento prematuro

Todas as variedades de frutos secos são recomendadas para a saúde da pele, devido ao seu alto conteúdo em vitamina E.

Este nutriente com ação antioxidante freia o dano celular causado pelos radicais livres e previne a aparição de rugas precoces.

A isso somamos a ação dos ácidos graxos essenciais e da vitamina C, os quais contribuem na manutenção dos óleos naturais e na elasticidade.

6. Ajudam a ganhar massa muscular

Os frutos secos constituem uma fonte rica em proteínas e, por isso, são úteis para cobrir as necessidades diárias requeridas durante o treinamento físico.

Alguns nutricionistas recomendam ingerir uma pequena porção antes de dormir, já que suas fibras e gorduras saudáveis evitam a perda de massa muscular durante o sono.

7. Combatem a obesidade

Frutos secos contra a obesidade

Os pacientes com sobrepeso e obesidade obtêm muitos benefícios com o consumo diários destes alimentos.

Seu alto aporte de fibras e proteínas de alta qualidade ajudam no metabolismo e aumentam o gasto calórico e na perda de peso.

Os obesos que incluem amêndoas, nozes e outras variedades de frutos secos em sua dieta emagrecem com mais facilidade, quando comparados com os que não consomem.

Como você acaba de ver, são muito os motivos para desfrutar destes deliciosos alimentos várias vezes por semana. Você pode ingeri-los sozinhos ou adicionados em suas receitas favoritas.