7 boas razões para preferir o coletor menstrual

7 boas razões para preferir o coletor menstrual

Como ocorre com os absorventes internos, o coletor menstrual deve ser substituído a cada 6 a 8 horas, com a diferença de que este não produz mau cheiro.
Coletor menstrual

O coletor menstrual é um elemento que serve como uma alternativa para os absorventes  e os tampões utilizados durante a menstruação.

Os especialistas em ginecologia concordam que é uma ferramenta muito saudável para as mulheres, porque permite a desintoxicação dos componentes químicos que normalmente os produtos de higiene utilizados para a mesma finalidade contêm.

Atualmente, o copo é feito de materiais sensíveis como silicone medicinal, uma vez que o uso do látex gera reações alérgicas indesejadas.

Muitas empresas têm manifestado interesse em distribuí-los, por isso, atualmente há mais opções de formas, cores e preços.

No entanto, embora nos últimos anos o coletor menstrual tenha ficado conhecido mais do que nunca, ainda existem muitas pessoas que têm medo de usá-lo porque acreditam que pode ser desconfortável e inseguro.

A verdade é que vale a pena conhecer mais, por ser uma excelente escolha em termos econômicos e no que diz respeito à saúde íntima.

Como sabemos que muitas pessoas estão interessadas em adquiri-lo, nós queremos revelar 7 razões importantes pelas quais o coletor menstrual é melhor do que outros elementos de higiene utilizados durante a menstruação.

1. É muito seguro

colicas-menstruais

O coletor menstrual funciona como um tampão, só que em vez de absorver o fluxo, o recolhe; este, por sua vez, é depositado no vaso sanitário e o copo é lavado para voltar a ser utilizado.

A princípio pode parecer difícil inseri-lo e removê-lo, mas, na verdade, depois de duas ou três vezes será muito fácil.

Eles são muito seguros porque não permitem o vazamento de fluxo, mesmo quando se fazem movimentos  de ioga ou de pilates.

Eles também representam a melhor escolha quanto à saúde íntima porque reduzem o risco de doenças cancerígenas e infecções vaginais.

2. É confortável

Ao contrário do que muitos pensam, o coletor menstrual não é perceptível nem gera desconfortos. Na verdade, ao contrário dos absorventes, não é sentido e ainda facilita o movimento.

Pode ser usado durante o período de descanso e também para tomar banho nas piscinas sem problema.

3. É amigo do meio ambiente

coletor-menstrual1-500x306

A utilização dos absorventes higiênicos e tampões causa um impacto ambiental muito grave, uma vez que são produtos que produzem toneladas de lixo.

Como já mencionado, os coletores menstruais são feitos com um silicone medicinal que evita alergias e outros sintomas pelo contato com a parte íntima.

E a melhor parte do seu uso é que ele não contêm fragrâncias ou produtos químicos e é 100% reutilizável. Estima-se que sua vida útil seja de até 10 anos.

Isto significa que são um artigo ecológico e saudável que não contribui para a poluição do planeta.

4. É barato

Comprando mensalmente caixas de tampões ou de absorventes higiênicos você tem que investir algum dinheiro que, ano após ano, se transforma em uma quantidade significativa.

Embora no início o coletor requeira um maior investimento, no segundo mês de uso você já estará economizando.

Como já foi indicado, o produto pode ser mantido em perfeito estado por anos, desde que você dê a ele o cuidado adequado.

No entanto, é preciso esclarecer que alguns materiais são projetados para serem trocados uma vez por ano ou mais cedo.

5. É fácil de limpar

coletor-menstrual2-500x306

Dependendo da quantidade de fluxo e da qualidade do copo, este só deve ser esvaziado duas ou três vezes por dia, isto é, a cada 6 ou 8 horas.

Após este tempo, deve ser removido e lavado com água e sabão neutro. Este processo é muito simples e não necessita de um desinfetante especial.

Antes e depois do ciclo é conveniente colocá-lo para ferver em água durante 8 minutos para deixá-lo completamente esterilizado.

6. Não produz odores

Muitas mulheres sentem-se bastante desconfortáveis e constrangidas durante os dias de seu ciclo, já que o fluxo nos absorventes pode desprender de um forte odor, fácil de perceber.

Com esta alternativa isso não irá acontecer mais, porque o fluxo não é absorvido pelo copo e, por conseguinte, não cria um ambiente para o crescimento bacteriano.

Você quer saber mais? Leia: 5 remédios caseiros para controlar o odor e o corrimento vaginal excessivo

7. Não altera a flora vaginal

coletor-menstrual-flora-vaginal

A maioria das infecções vaginais causadas por levedura tem algo a ver com alterações na flora bacteriana.

Como este produto não produz tal efeito, a vagina fica 100% protegida sem o menor risco de desenvolver tais afecções.

No entanto, em caso de já estar sofrendo de uma condição como essa, é melhor consultar um ginecologista antes de usá-lo.

Como você pode notar, há muitas vantagens em optar por utilizar este moderno elemento de silicone em vez dos clássicos produtos de higiene menstrual.

Experimente! Compre um coletor menstrual na farmácia mais próxima e tente usá-lo pelo menos uma vez para que suas dúvidas sejam resolvidas.