7 recomendações para desinfetar o seu quarto

7 recomendações para desinfetar o seu quarto

Além de manter a cama limpa, também é importante desinfetar o entorno da mesma para evitar que o pó presente no quarto afete a nossa saúde.
Saiba como desinfetar o seu quarto

Além de manter a cama limpa, também é importante desinfetar o entorno da mesma para evitar que o pó presente no quarto afete a nossa saúde.

Ainda que não notemos a olho nu, dia após dia se acumulam ácaros, pó e outras moléculas alérgicas em nossos quartos, que podem causar incômodos no corpo, reduzindo a nossa capacidade de pegar no sono ou dormir sem interrupções.

Quando todas estas coisas invadem por completo o quarto, não é estranho que passemos a sofrer de alergias, congestão, ter a garganta seca ou algumas irritações nos olhos, coisas que, por razões óbvias, nos impedem de ter um descanso adequado.

Se somarmos a tudo isso o calor e a umidade que liberamos na cama ao dormirmos, devemos saber que todos os dias criamos o ambiente perfeito para a proliferação de muitos micro-organismos.

Por esta razão, é muito importante dedicar algum tempo para limpar e desinfetar o seu quarto, com a finalidade de torná-lo mais saudável e apropriado para sua família. Tome nota dos seguintes conselhos:

  1. Limpar a cama com frequência

Desinfetar-a-cama-do-seu-quarto

A maioria das pessoas tem o bom costume de trocar os lençóis e fronhas de sua cama com regularidade; no entanto, todos deveriam saber que isso não é suficiente para desinfetá-la.

É fundamental lavar com frequência os cobertores, edredons e a capa do colchão, já que nestes locais também se acumulam partículas de sujeira e ácaros.

  1. Limpar o quarto todos os dias

Ainda que, por questão de tempo, muitas vezes não possamos limpar cada cantinho de nossos quartos todos os dias, o ideal é dedicar pelo menos alguns minutos para fazer uma limpeza geral rápida.

Sacudir as cobertas, limpar o chão e as janelas, assim como aspirar os travesseiros são atividades que podem reduzir os alérgenos que chegam todos os dias até os nossos quartos.

  1. Desinfetar o colchão

Desinfetar-o-colchao

Uma das partes mais contaminadas de nossos quartos é justamente o colchão. Este local de repouso para o corpo costuma absorver o suor que se libera durante a noite e também acumula uma grande quantidade de pó.

Para desinfetá-lo e assegurar-se de que está combatendo ácaros e bactérias, basta fazer um produto caseiro simples de bicarbonato de sódio e óleos essenciais.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de bicarbonato de sódio (125g)
  • 10 gotas de óleo essencial de eucalipto, hortelã ou melaleuca

Como utilizá-lo?

  • Prepare uma mistura com o bicarbonato e algum dos óleos essenciais e borrife por todo o colchão usando uma garrafa com spray.
  • Deixe repousar durante uma hora e, em seguida, passe o aspirador e cubra novamente com a capa.
  1. Lavar as cortinas com frequência

As cortinas podem dar um toque de elegância ao dormitório e também são úteis para cobrir as janelas quando assim o desejamos.

O inconveniente é que elas absorvem muito pó e quase sempre são ignoradas durante a limpeza total do ambiente.

É fundamental ter mais cuidado com as cortinas e lavá-las, no mínimo, duas vezes ao mês. Neste sentido, o melhor é escolher cortinas com tecidos suaves, que são mais fáceis de lavar.

Se o quarto tiver persianas, elas também devem ser limpas com frequência utilizando algum produto desinfetante.

  1. Limpar os travesseiros

Limpar-os-travesseiros

Com os travesseiros ocorre algo muito similar ao caso do colchão. Repousamos a cabeça neles ao dormir e este se converte em um elemento que absorve o suor, células mortas e todo tipo de alérgenos que podem se proliferar com facilidade.

Recomenda-se lavar os travesseiros no mínimo 2 vezes ao ano, e trocar as fronhas a cada 15 dias. Ao verificar suas etiquetas podemos saber se são aptas para lavagem na máquina ou se requerem algum tipo de tratamento especial.

  1. Purificar o ar com algumas plantas

As plantas para o interior das casas geram uma sensação de harmonia e bem-estar em nosso lar, além de funcionarem como purificadores naturais do ar.

As opções que crescem pouco são perfeitas para colocar em vários espaços do quarto. Você pode optar por uma planta de aloe vera, um cacto ou uma variedade tipo potos.

  1. Manter os animais de estimação longe

Animais-fora-de-nossa-casa

O pelo dos animais de estimação libera um tipo de caspa que, para muitas pessoas, pode ser bastante alérgica. Além disso, a presença de mascotes costuma aumentar o surgimento de ácaros e parasitas, o que pode ser prejudicial para a saúde.

É fundamental manter os animais de estimação longe do quarto e limpar com frequência o espaço destinado a eles.

É simples: não é preciso investir grandes quantidades de dinheiro em produtos de limpeza caros, e você também não precisará passar um dia inteiro trabalhando na limpeza.

Basta seguir estes conselhos e recomendações de forma regular para obter um espaço perfeito para o sono e o descanso durante a noite.