7 regras para um café da manhã saudável - Melhor Com Saúde

7 regras para um café da manhã saudável

Sabemos que o café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia. Emagrecer ou ter uma vida mais saudável exige uma alimentação mais equilibrada, que se traduzirá em melhor qualidade de vida. Então, porque não seguirmos algumas regras simples?

Às vezes, o trabalho ou certos hábitos nos fazem levantar depressa e saímos de casa com um simples café. Isso nos fará com que rapidamente nos sintamos sem energia e com leves desconfortos, que poderão nos afetar em longo prazo. Precisamos parar e ter um sólido café da manhã para enfrentar o dia da melhor maneira possível.

Por que o café da manhã é tão importante?

Desayuno-saludable

• Sair de casa sem um bom café da manhã afeta nossa concentração e humor, já que nos falta a glicose necessária para alimentar o cérebro.

• Ter em mente que o nosso corpo pode ficar 8 horas sem se alimentar.

• Para as crianças, não ter o café da manhã afeta seu desenvolvimento e a sua produtividade física e intelectual na escola.

• O café da manhã pode oferecer a dose necessária de vitaminas e minerais para o dia.

• Ter um café da manhã equilibrado, variado e correto mantém o peso corporal dentro de limites saudáveis​​. O esquema ideal é ter cinco refeições por dia, sendo o café da manhã a parte essencial.

Café da manhã ideal: 7 regras básicas

1. Café da manhã com alimentos alcalinos

alimentos-alcalinos

Não é bom começar o dia com um café da manhã ácido: acordar pela manhã com gosto desagradável na boca é sinal de uma dieta muito ácida. O ideal é iniciar o dia com suco limão ou laranja, ou mesmo um chá branco e uma maçã: combinados, têm o mesmo efeito que o café. A maioria das frutas é alcalina, por isso não se esquecer de incluir uma porção delas ou um suco natural em sua refeição matinal.

2. Cereais integrais

Na hora de consumir carboidratos que sejam os mais favoráveis para saúde, prefira os cereais integrais como aveia, cevada, quinoa, pão de qualidade para torradas, evitando grãos refinados e muito sofisticados, que não são naturais e benéficos para a saúde.

3. Não combine doce e salgado

Por quê? É possível combinar um prato de frutas com um sanduíche, mas seu estômago poderá sofrer. Os açúcares das frutas são fáceis de digerir e não demoram no estômago, mas acrescentar coisas mais pesadas ​​e salgadas nele faz com que os açúcares das frutas ali permaneçam e as inflamem. Por isso, não é aconselhável fazê-lo.

4. Obtenha as proteínas adequadas em seu café da manhã

desayuno

Ovos, leite ou até mesmo salsicha são alimentos muito pesados para o café da manhã e podem nos afetar em longo prazo. Preferir uma refeição vegetariana, incluindo, por exemplo, brotos de soja em uma salada de frutas, e até mesmo nozes. São ideais para energizar o nosso cérebro.

5. Evite o leite

Muitos estudos recentes têm apontado os efeitos negativos do leite: intolerância, inflamação, enxaquecas, acidificação do sangue, mucosidade no cólon. Os laticínios pioram asma e alergias das pessoas com problemas respiratórios. Preferir leite de soja ou até mesmo de amêndoas.

6. Sente para tomar seu café da manhã

Comer depressa não é saudável para seu estômago. Tomar seu tempo, se levantar um pouco mais cedo e comer devagar, mastigando lentamente para absorver os nutrientes adequadamente. Relaxar com música suave antes de sair de casa, bem nutrido e com energias suficientes para enfrentar o dia.

7. Hidrata-se bem

Dieta-del-limon

É essencial sair de casa todas as manhãs com o corpo bem hidratado. Nosso cérebro precisa disso e os nossos rins devem desintoxicar o nosso corpo. Tomar pelo menos dois copos de água no café da manhã. Para isso, é possível, por exemplo, combinar com o suco de um limão, este primeiro copo de líquidos que te ajudará a limpar o corpo. Mais tarde, ao terminar a refeição, tomar um último copo de água antes de sair de casa.