7 remédios caseiros para combater os fungos nas unhas

Para evitar a proliferação dos fungos é muito importante manter as áreas secas e limpas, já que a umidade é propícia para o seu surgimento e desenvolvimento.
7 remédios caseiros para combater os fungos nas unhas
Nelton Abdon Ramos Rojas

Escrito e verificado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas.

Última atualização: 11 agosto, 2022

As infecções por fungos nas unhas dos pés e das mãos são conhecidas em termos médicos como onicomicose, condição que pode provocar a descoloração, descamação e enfraquecimento das mesmas.

Esta infecção fúngica é a de maior incidência no mundo, e atinge aproximadamente entre 3% e 4% da população. A micose nas unhas costuma ser mais comum nos pés do que nas mãos, devido ao fato de que o calçado, as meias ou a exposição a lugares úmidos e quentes favorece a sua proliferação.

No entanto, independentemente da parte do corpo afetada, o desenvolvimento de fungos nas unhas é bastante incômodo e pode trazer problemas estéticos devido aos sintomas que produz e à forma como enfraquece as unhas.

O tratamento para eliminar este problema pode ser algo chato e quase sempre requer um certo período de tempo para ser realmente eficaz. Você está sofrendo com este tipo de infecção? Não deixe de considerar alguns dos seguintes remédios caseiros para fungos nas unhas.

Remédios naturais contra os fungos nas unhas

1. Vinagre de maçã

Vinagre de maca

O ácido contido no vinagre de maçã é um composto ativo que ajuda a erradicar fungos nas unhas das mãos e também dos pés.

As suas propriedades alcalinas regulam o pH da pele, alterando as condições das quais os fungos precisam para sobreviver.

Como utilizá-lo?

  • Prepare partes iguais de vinagre de maçã com água. Mantenha as mãos ou pés submersos na solução durante 15 ou 20 minutos.
  • Finalizado o tratamento, seque muito bem as regiões tratadas e aplique um creme hidratante.

2. Alho

Este famoso ingrediente tem uma importante ação antibiótica e antimicrobiana que pode favorecer a eliminação de gemes e fungos nas unhas.

Como utilizá-lo?

  • Amasse 10 dentes de alho até formar uma pasta. Coloque-a em um recipiente com água morna, deixe repousar durante alguns minutos. Em seguida, mantenha as áreas afetadas submersas por 15 minutos.
  • Outra boa opção é misturar a pasta de alho com azeite de oliva e aplicar diretamente nas unhas com fungos, deixando agir durante 30 minutos.

3. Iogurte natural

Iogurte em uma tigela

O cultivo de bactérias ativas do iogurte, também conhecidas como probióticos, tem uma ação muito eficaz no tratamento das infecções desenvolvidas por fungos nas unhas ou em qualquer outra parte do corpo.

Como utilizá-lo?

  • Pegue um pouco de iogurte natural, aplique-o diretamente sobre as unhas afetadas e espere que seque antes de retirar com água fria.
  • Além disso, vale a pena incorporar este alimento a sua dieta. Tanto pela manhã quanto à noite, seu consumo potencializará os efeitos.

4. Óleo de melaleuca

Devido à sua forte ação antisséptica natural, ele melhora a saúde dos pés e das mãos. Ao mesmo tempo, elimina todo tipo de micro-organismo.

O uso tópico do óleo de melaleuca em uma concentração de 10% poderia ser tão eficaz quanto os cremes de tolnaftato para aliviar o pé de atleta. Em concentrações variando entre 25% e 50%, poderia ser suficiente para aliviar e curar a infecção.

Se aplicarmos o óleo de melaleuca puro (100%) duas vezes ao dia, ele irá contribuir para melhorar a aparência das unhas com fungos em até 56% depois de três meses. A melhora é de até 60% depois de seis meses.

Como utilizá-lo?

  • Aplique uma pequena gota de óleo na região afetada pelos fungos, duas ou no máximo três vezes por dia.
  • Este ingrediente não deve ser consumido por via oral. Caso seja, pode provocar efeitos colaterais como convulsão, erupções na pele, coma, falta de estabilidade e incapacidade para caminhar.

5. Vick VapoRub

Este remédio popular utilizado para diminuir os sintomas da gripe e do resfriado também conta com propriedades que poderiam ser úteis no tratamento dos fungos nas unhas.

Como utilizá-lo?

  • Lave e seque a área a ser tratada e, em seguida, aplique uma pequena quantidade desta pomada. Assegure-se de que ela penetre bem.
  • Repita o tratamento duas vezes ao dia. Coloque a segunda dose antes de dormir para que o remédio atue durante toda a noite.

6. Bicarbonato de sódio

Bicarbonato-de-sodio em uma colher e um pote

Este ingrediente alcalino também combate os fungos nas unhas e outros micro-organismos que afetam a saúde de nossas unhas.

Como utilizá-lo?

  • Prepare uma pasta formada por bicarbonato de sódio e suco de limão, e aplique-a diretamente nas áreas afetadas.
  • Você também pode pegar o bicarbonato e colocar um pouco dentro dos sapatos. Isso ajudará a combater os micro-organismos que vivem em nossos calçados.

7. Suco de limão

Suas qualidades antibióticas e antimicóticas tornam este alimento em um bom aliado para eliminar de forma eficaz este problema.

Como utilizá-lo?

  • Extraia o suco de vários limões e, em seguida, introduza as áreas afetadas no líquido.
  • Outra opção mais simples consiste em esfregar o limão de forma direta sobre as unhas infeccionadas.

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Piraccini BM, Alessandrini A. Onychomycosis: A Review. J Fungi (Basel). 2015;1(1):30–43. Published 2015 Mar 27. doi:10.3390/jof1010030
  • Ghannoum M, Isham N. Fungal nail infections (onychomycosis): a never-ending story?. PLoS Pathog. 2014;10(6):e1004105. Published 2014 Jun 5. doi:10.1371/journal.ppat.1004105
  • Shirwaikar AA, Thomas T, Shirwaikar A, Lobo R, Prabhu KS. Treatment of onychomycosis: an update. Indian J Pharm Sci. 2008;70(6):710–714. doi:10.4103/0250-474X.49088
  • Kelly, S., Liu, D., Wang, T., Rajpara, A., Franano, C., & Aires, D. (2017). Vinegar Sock Soak for Tinea Pedis or Onychomycosis. Journal of the American Academy of Dermatology. https://doi.org/10.1016/j.jaad.2017.09.043
  • Zanni, P. C. M. D., Shinobu-Mesquita, C. S., Bonfim-Mendonca, P. S., Guilhermetti, E., Maluf, M. L. F., Negri, M., … Svidizinski, T. I. E. (2013). Antifungal activity of ajoene on Fusarium spp onychomycosis isolates. Mycoses3), 143–144. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1111/myc.12124
  • Huertas, R. A. P. (2013). Yogur en la salud humana. Revista Lasallista de Investigacion9(2), 162–177.
  • Carson, C. F., Hammer, K. A., & Riley, T. V. (2006, January). Melaleuca alternifolia (tea tree) oil: A review of antimicrobial and other medicinal properties. Clinical Microbiology Reviews. https://doi.org/10.1128/CMR.19.1.50-62.200

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.