7 remédios caseiros para combater os fungos nas unhas

7 remédios caseiros para combater os fungos nas unhas dos pés e das mãos

Para evitar a proliferação dos fungos é muito importante manter as áreas secas e limpas, já que a umidade é propícia para o seu surgimento e desenvolvimento.
7 remédios caseiros para combater os fungos nas unhas dos pés e das mãos

As infecções por fungos que afetam as unhas dos pés e das mãos são conhecidas em termos médicos como onicomicose, condição que pode provocar a descoloração, descamação e enfraquecimento das mesmas.

Devido ao ambiente em que se desenvolve, esta infecção fúngica é a de maior incidência em todo o mundo, e atinge aproximadamente entre 3% e 4% da população, sendo os homens os mais propensos.

A micose nas unhas costuma ser mais comum nos pés do que nas mãos, devido ao fato de que o calçado, as meias ou a exposição a lugares úmidos e quentes favorece a sua proliferação.

No entanto, independentemente da parte do corpo afetada, esta condição é bastante incômoda e pode trazer problemas estéticos devido aos sintomas que produz, e à forma como enfraquece as unhas.

O tratamento para eliminar este problema pode ser algo chato e quase sempre requer um certo período de tempo para ser realmente eficaz. Você está sofrendo com este tipo de infecção? Não deixe de considerar alguns dos seguintes remédios caseiros.

  1. Vinagre de maçã

Vinagre de maca

O ácido contido no vinagre de maçã é um composto ativo que ajuda a erradicar fungos tanto nas unhas das mãos quanto dos pés.

As suas propriedades alcalinas regulam o pH da pele, alterando as condições das quais os fungos precisam para se propagarem.

Como utilizá-lo?

  • Prepare partes iguais de vinagre de maçã com água e mantenha as mãos ou pés submersos na solução durante 15 ou 20 minutos.
  • Finalizado o tratamento, seque muito bem as regiões tratadas e aplique um creme hidratante.
  1. Alho

Este famoso ingrediente tem uma importante ação antibiótica e antimicrobiana, que favorece a eliminação de gemes e fungos para prevenir e tratar as infecções.

Como utilizá-lo?

  • Amasse 10 dentes de alho até formar uma pasta. Coloque-a em um recipiente com água morna, deixe repousar durante alguns minutos e, em seguida, mantenha as áreas afetadas submersas por 15 minutos.
  • Outra boa opção é misturar a pasta de alho com azeite de oliva e aplicar diretamente nas unhas com fungos, deixando agir durante 30 minutos.
  1. Iogurte natural

Iogurte

O cultivo de bactérias ativas, também conhecidas como probióticos, tem uma ação muito eficaz no tratamento das infecções desenvolvidas por fungos.

Como utilizá-lo?

  • Pegue um pouco de iogurte natural, aplique-o diretamente sobre as unhas afetadas e espere que seque antes de retirar com água fria.
  • Além disso, vale a pena incorporar este alimento na sua dieta, tanto pela manhã quanto à noite, para potencializar os efeitos.
  1. Óleo de melaleuca

Devido à sua forte ação antisséptica natural, ele melhora a saúde dos pés e das mãos, ao mesmo tempo em que elimina todo tipo de micro-organismo.

O uso tópico do óleo de melaleuca em uma concentração de 10% poderia ser tão eficaz quanto os cremes de tolnaftato para aliviar o pé de atleta.

Em concentrações variando entre 25% e 50%, poderia ser suficiente para aliviar e curar a infecção.

Se aplicarmos o óleo de melaleuca puro (100%) duas vezes ao dia, ele irá contribuir para melhorar a aparência das unhas com fungos em até 56% depois de três meses, e até 60% depois de seis meses.

Como utilizá-lo?

  • Aplique uma pequena gota de óleo na região afetada pelos fungos, duas ou no máximo três vezes por dia.
  • Este ingrediente não deve ser consumido por via oral, pois ele pode provocar efeitos colaterais como convulsão, erupções na pele, coma, falta de estabilidade e incapacidade para caminhar.
  1. Vick VapoRub

Este remédio popular utilizado para diminuir os sintomas da gripe e do resfriado também conta com propriedades que poderiam ser úteis no tratamento dos fungos presentes nas unhas.

Como utilizá-lo?

  • Lave e seque a área a ser tratada e, em seguida, aplique uma pequena quantidade desta pomada assegurando-se de que ela penetre bem.
  • Repita o tratamento duas vezes ao dia. Coloque a segunda dose antes de dormir para que o remédio atue durante toda a noite.
  1. Bicarbonato de sódio

Bicarbonato-de-sodio

Este ingrediente alcalino também combate os fungos e outros micro-organismos que afetam a saúde de nossas unhas.

Como utilizá-lo?

  • Prepare uma pasta formada por bicarbonato de sódio e suco de limão, e aplique-a de forma direta nas áreas afetadas.
  • Você também pode pegar o bicarbonato e colocar um pouco dentro dos sapatos, para combater os micro-organismos que vivem em nossos calçados.
  1. Suco de limão

Suas qualidades antibióticas e antimicóticas tornam este alimento em um bom aliado para eliminar de forma eficaz este problema.

Como utilizá-lo?

  • Extraia o suco de vários limões e, em seguida, introduza as áreas afetadas no líquido.
  • Outra opção mais simples consiste em esfregar o limão de forma direta sobre as unhas infeccionadas.