7 remédios naturais para controlar a hipertensão

7 remédios naturais para controlar a hipertensão

Recomenda-se introduzir na dieta alimentos com propriedades diuréticas para facilitar a eliminação de líquidos e o excesso de sódio que estão relacionados à hipertensão.
Batida para combater hipertensão

A pressão arterial alta ou hipertensão é um dos problemas cardiovasculares mais frequentes entre a população mundial, conhecida também como a “assassina silenciosa” pela maneira como se desenvolve no organismo.

De acordo com dados revelados pela Associação Americana do Coração, uma em cada três pessoas adultas sofre de pressão arterial elevada, ou seja, pelo menos um terço dos adultos do planeta.

A alta taxa de diagnósticos desta doença acendeu os alertas em todos os cantos do mundo, especialmente porque muitas pessoas desconhecem seus riscos e não tratam a condição de maneira adequada.

Diante disso, as principais entidades de saúde promovem constantemente os hábitos de vida saudáveis e tratam de oferecer todo tipo de informação a respeito.

Estar consciente dos riscos de sofrer hipertensão é uma das primeiras medidas para iniciar o controle e tratamento. Tendo isso em mente, é bom conhecer alguns apoios para reduzir a pressão de forma natural e não ter que se limitar de maneira exclusiva ao consumo de fármacos.

Amêndoas cruas

amêndoas-para-hipertensao

Um punhado de amêndoas cruas todos os dias pode ajudar a regular a pressão graças ao seu aporte de ácidos graxos essenciais ômega 3, que reduzem os níveis de colesterol e melhoram a função do coração.

O fato de ser uma fonte rica em gorduras e calorias não quer dizer que promove o ganho de peso. Na verdade, a gordura contida nas amêndoas é considerada saudável e pode contribuir para aumentar a massa muscular.

Recomendamos também: Amêndoas tostadas e alecrim para melhorar a memória

Água de coco

É deliciosa, refrescante e perfeita para se hidratar nos dias de intenso calor, nos quais tendemos a perder mais líquidos.

A água de coco contém uma boa quantidade de potássio, eletrólitos e outros nutrientes que podem contribuir para a redução da hipertensão.

Em um estudo publicado na revista West Indian Medical Journal foi descoberto que tomar água de coco pode contribuir para regular a pressão, tanto quando estiver alta quanto quando estiver baixa.

Os pacientes com pressão arterial alta que ingeriram água de coco tiveram uma redução de até 17%, enquanto os com pressão baixa regularam até 29%.

Aveia

aveia-para-hipertensao

Valorizada por seu alto teor de fibras e nutrientes essenciais, a aveia é outro remédio natural que pode reduzir a pressão arterial alta.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Columbia (Estados Unidos) determinou que o consumo de cereais de aveia pode ajudar a reduzir em até 5% os níveis de colesterol.

Neste estudo também se descobriu que a aveia favorece o controle da hipertensão e a prevenção de doenças cardíacas.

Cúrcuma

A cúrcuma vem ganhando um importante lugar como remédio curativo devido a sua ação antioxidante e anti-inflamatória vinda da curcumina, seu composto ativo.

Seu alto poder para reduzir a inflamação do corpo é um de seus benefícios principais, já que ajuda a controlar a pressão arterial e outros problemas do tipo inflamatório.

Quando a cúrcuma é consumida juntamente com a pimenta-do-reino, ela pode ter um efeito vasodilatador, ideal para melhorar a circulação e manter as paredes arteriais limpas. Também atua como um anticoagulante natural, o que contribui para a regulação do fluxo sanguíneo.

Suco de limão e salsinha

batida-para-hipertensao

O consumo diário deste suco pode ajudar a reduzir a pressão arterial graças ao seu efeito diurético.

Tanto o limão como a salsa contêm nutrientes importantes que facilitam a eliminação de líquidos e o excesso de sódio, que estão associados à elevação da pressão.

Ingredientes

  • 1 limão com casca
  • 1 maço de salsinha
  • 1 copo de água (200 ml)

Modo de Preparo

  • Cortar em várias partes o limão com sua casca e colocá-lo no liquidificador junto com a salsa e o copo de água.
  • Processar por alguns segundos, coar e tomar em jejum.

Banana

É uma das maiores fontes de potássio, mineral essencial para as pessoas que precisam controlar seus níveis de pressão arterial.

Para esta finalidade, recomenda-se comer no mínimo 2 porções de banana por dia, e complementar com uma dieta saudável.

Quer saber mais? Leia: 16 maneiras de usar a casca da banana

Alho

alho-para-tratar-hipertensao

O alho cru concentra uma quantidade muito importante de nutrientes, e desde a antiguidade é valorizado dentro da medicina natural.

Comer entre um e dois dentes de alho triturados por dia pode ajudar a manter os níveis de pressão arterial, graças aos seus compostos sulfurados que promovem a boa circulação sanguínea e reduzem a pressão alta.