Refluxo gástrico e acidez: conheça 7 remédios naturais 

7 remédios naturais para tratar a acidez e o refluxo gástrico

Quando chegamos a uma certa idade, o esfíncter esofágico inferior, que fecha a passagem entre o esôfago e o estômago, perde força, tornando mais comum o surgimento do refluxo.

O refluxo é um problema de saúde muito comum, caracterizado por uma dor estomacal, uma sensação de ardor atrás do estômago que as vezes chega até a garganta, e inclusive em certas ocasiões a dor pode ser tão severa que é confundida com um ataque cardíaco.

Muitos acreditam que esse problema é causado por quantidades excessivas de ácido no estômago, por isso geralmente costumam recomendar medicamentos que controlam a acidez. Porém, pesquisas demonstraram que em alguns, não poucos,  esse é um conceito errado, já que o problema normalmente ocorre devido à presença de pouco ácido no estômago.

Tendo isso em conta, os inibidores da bomba de prótons (PPIs, siglas da palavra em inglês), tendem a piorar o problema e essa é a razão pela qual muitas vezes sentimos que ao tomar o medicamento a sensação piora. Pesquisas demonstraram que esse sintoma está relacionado comumente à hérnia de hiato e/ou a infecção pela bactéria H. pylori.

Para controlar a acidez e o refluxo sem ter que apelar para medicamentos existem alguns remédios naturais, que de acordo com pesquisas, têm dado um resultado positivo no tratamento do problema. A seguir, mencionaremos quais são os remédios naturais eficazes no combate à acidez e ao refluxo gástrico.

1. Vinagre de maçã

Receita com vinagre de maçã para combater refluxo

Como mencionamos anteriormente, o refluxo ácido é causado quando há pouco ácido no estômago. Para melhorar essa condição é possível consumir uma colher de sopa de vinagre de sidra de maçã cru e sem filtrar, misturado em um copo grande de água. O vinagre de maçã ajudará a melhorar o teor de ácido no estômago.

2. Bicarbonato de sódio

Propriedades do bicarbonato de sódio ajudam a combater o refluxo

As propriedades do bicarbonato de sódio ajudam a neutralizar os ácidos do estômago, principalmente quando existe essa sensação de queimação causada pelo refluxo ácido. Para isso basta dissolver meia colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo com água e beber. Consumi-lo de forma natural, com frequência, não é recomendável, porém não há problema em bebê-lo caso a dor seja insuportável.

3. Suco de babosa remédio natural para refluxo

Suco de babosa ajuda combater o refluxo

O suco de babosa tem propriedades que ajudam a reduzir inflamações estomacais, o que pode contribuir para o alívio dos sintomas do refluxo ácido. O recomendado é tomar ½ xícara de suco de babosa antes de cada refeição. Mas é muito importante que fique claro que o suco tem um efeito laxante, por isso não se deve exceder no consumo.

4. Raiz de gengibre para tratar refluxo gástrico

Receita com Gengibre combate o refluxo

O gengibre é uma raiz poderosa, com propriedades gastro protetoras que ajudam a bloquear o ácido e suprimir a bactéria H. pylori. De acordo com pesquisas feitas em 2007, esse ingrediente também é superior ao lansoprazol para a prevenção da formação de úlceras, sendo até oito vezes mais potentes do que esse medicamento.

Para aproveitar suas propriedades é recomendável preparar um chá de gengibre, adicionando duas ou três rodelas de gengibre em duas xícaras de água quente. Deixe repousar e beba preferencialmente vinte minutos antes de cada refeição.

5. Betaína

Outra boa opção para tratar esse problema é tomar um suplemento de clorídrico de betaína, que pode ser comprado em lojas de produtos naturais e sem receita. Consome-se a quantidade necessárias para aliviar a sensação de ardor e posteriormente diminui-se o consumo a apenas uma cápsula.

Fazer uso frequente ajudará o organismo a digerir melhor os alimentos, e além disso, também ajudará a matar a bactéria H. pylori.

6. Vitamina D remédio natural para refluxo

A vitamina D desempenha um papel muito importante no tratamento de qualquer agente infeccioso. Quando conseguimos manter os níveis de vitamina D otimizados o organismo também otimizará sua produção de, pelo menos, 200 peptídeos antimicrobianos que o ajudarão a erradicar qualquer tipo de infecção que não deveria estar ali.

Para aumentar os níveis de vitamina D, o recomendado é uma exposição ao sol apropriada ou também o uso de câmaras de bronzeamento. Também se pode adquirir suplemento de vitamina D oral, mas lembre-se que nesse caso será necessário aumentar o consumo de vitamina K2.

7. Glutamina

De acordo com uma pesquisa publicada em 2009, o dano gastrointestinal causado por H. pylori pode ser tratado com o ácido glutamina, presente em alimentos como a carne de porco, frango, peixe, nos ovos, em produtos lácteos e em algumas frutas e vegetais. Além disso, também pode ser consumido como suplemento.

Outras dicas

  • Para combater a acidez e a indigestão ácida é importante restaurar o equilíbrio e funcionamento natural gástrico. Para isso é importante comer muito vegetal e outros alimentos de alta qualidade, preferencialmente orgânicos.
  • Consuma regularmente alimentos fermentados para povoar o estômago de bactérias benéficas. Isso ajuda a equilibrar a flora intestinal, o que combaterá naturalmente as bactérias ruins.