Câncer do colo do útero: conheça 7 sintomas 

7 sintomas indicativos do câncer do colo do útero

Até aproximadamente 40 anos atrás o câncer do colo do útero representava uma das maiores ameaças de morte por câncer em mulheres. Hoje em dia, com o avanço da medicina e da tecnologia, as mortes por essa doença diminuíram significativamente, mesmo que não tenha deixado de ser uma ameaça.

As pesquisas, a medicina e o avanço da tecnologia determinaram sintomas cruciais que nos permitem detectar a tempo a doença para tratá-la adequadamente. Por isso, é muito importante que todas as mulheres estejam bem informadas sobre os sinais dessa afecção e consultem um médico se considerarem que estão em risco.

Quais são os fatores de risco do câncer do colo do útero?

Conhecer os fatores de risco desse tipo de câncer também é muito importante para preveni-lo e detectá-lo a tempo. Graças a essa informação as mulheres poderão identificar se estão correndo um possível risco de contraírem a doença. Então preste atenção aos seguintes fatores:

  • Infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV): esse vírus é uma das causas principais do câncer do colo do útero. É transmitido através de relações sexuais e, em geral, pode ser detectado com uma citologia vaginal ou por meio da detecção de verrugas na área genital.
  • Alimentação: uma má alimentação pode levar à mulher a um estado de sobrepeso, aumentando o risco de desenvolver câncer do colo do útero.
  • Genética: as mulheres com um histórico genético de câncer do colo do útero têm três vezes mais risco de desenvolverem essa doença.
  • HIV: esse vírus debilita o sistema imunológico e faz com que o corpo esteja mais vulnerável à infecção pelo HPV.
  • Consumo de tabaco.
  • Iniciar a vida sexual em idade precoce.
  • Número de filhos elevado.
  • Menopausa depois dos 52 anos.
  • Diabetes.
  • Pressão alta.
  • Exposição a níveis altos de estrogênios.

Quais são os sinais de advertência do câncer do colo do útero?

Uma das desvantagens do câncer é que costuma ser uma doença silenciosa em suas primeiras etapas; esse é um dos motivos pelos quais a doença ainda continua produzindo muitas mortes. Porém, alertar a tempo sobre os sintomas que podem parecer comuns é a chave para detectar e tratar a tempo o problema.

Dor nas pernas

Dor anormal nas pernas pode ser um sintoma de câncer uterino

Um dos sintomas que podem se detectar nas primeiras etapas deste tipo de câncer é a dor nas pernas e o inchaço. Isso acontece porque o colo do útero incha e evita a circulação sanguínea normal, causando finalmente essa sensação dolorosa.

Fluxo vaginal

O fluxo vaginal é normal quando secretado com pouca frequência e sem cor ou odor. Se o fluxo aumenta, é secretado com mais frequência, cheira mal e tem um aspecto irregular o melhor é consultar um médico, porque esse pode ser um sintoma claro de câncer do colo uterino.

Sangramento anormal

Sangramento vaginal anormal pode ser um sintoma de câncer no útero

Esse é um dos sintomas mais comuns do câncer do colo uterino. Algumas mulheres têm menstruações irregulares e devem consultar o médico para conhecer a possível causa dessa irregularidade. Se até dado momento o período menstrual apresentou-se normalmente e depois os sangramentos apareceram entre períodos ou depois do ato sexual, é importante ficar alerta e marcar uma consulta.

Micção incômoda

Acompanhar atentamente o que acontece cada vez que se urina pode ajudar a detectar um câncer do colo uterino de várias maneiras. O sintoma mais evidente é sentir desconforto ao urinar, como por exemplo, coceira, sensação de aperto e sintomas que causam moléstia. Esses sintomas, na imensa maioria dos casos, são indicativos de uma infecção urinária, mas quando são muito habituais e duradouros é importante solicitar atenção imediata.

Micção irregular

Micção irregular pode ser sintoma de câncer no útero.

Além do desconforto, as mudanças no hábito de urinar também podem ser um sinal importante para detectar essa doença. Começar a sofrer de incontinência, urinar com mais frequência do que o normal ou notar uma descoloração são sinais importantes de alerta.

Dor durante as relações sexuais

Se você sentir desconforto ou dor durante as relações sexuais, pode indicar câncer do colo do útero. Neste caso, o melhor é consultar com um médico para determinar a razão da dor durante o coito.

Dor pélvica

A dor pélvica costuma ser muito comum durante um ciclo menstrual. Porém, quando as cãibras e dores pélvicas duram muito tempo e são mais frequentes ou mais intensas, é importante estar alerta e consultar com um especialista.