7 Sintomas perigosos que as mulheres não devem ignorar

7 Sintomas perigosos que as mulheres não devem ignorar

sintomas perigosos

Em algumas ocasiões o estresse, as obrigações diárias e as preocupações fazem com que não prestemos a atenção necessária a alguns sinais do nosso corpo. As mulheres quase sempre costumam se preocupar mais com os outros do que com elas mesmas. Assim, há ocasiões em que deixam passar sintomas perigosos que deveriam analisar com mais calma.

Não se trata de alarmá-las, em absoluto. O que pretendemos neste artigo é proporcionar informações importantes sobre diversas doenças e seus indicadores. Além disso, buscamos conscientizar a todos sobre a importância de cuidar do nosso estilo de vida para desfrutar de uma boa saúde.

Melhorar nossa alimentação, controlar adequadamente nossas emoções e manter hábitos saudáveis são alguns pilares básicos de nosso bem-estar.

  1. Frequência urinária

infecção-urinaria

Você sente uma vontade constante de ir ao banheiro? A frequência urinária é algo realmente comum nas mulheres, um sintoma direto de infecção. Em alguns casos, caímos no erro de tratar a cistite em casa, decidindo nossos próprios remédios e usando antibióticos, mas isso é algo que nunca deveríamos fazer.

Uma infecção de urina pode ter diversas origens. Somente o nosso médico tem a capacidade de diagnosticar corretamente a doença e de indicar o tratamento mais adequado para cada caso. Nós, em casa, podemos usar alguns remédios caseiros para complementar, mas nunca se automedique. O importante é conhecer a origem da infecção urinária, um indicador que pode esconder alguma doença, por isso vale a pena dar a ela a devida atenção.

  1. Dor abdominal

Dor-abdominal

Quantas vezes ao longo do mês você sofre de dor abdominal? Este é um dos sintomas mais perigosos que nunca devemos deixar passar. Pode ser uma dor clássica em decorrência da menstruação, é possível que estejamos sofrendo com a prisão de ventre ou até com uma gastrite, mas é fundamental conhecer a origem da dor abdominal.

É importantíssimo consultar um médico imediatamente se, além desta dor, você notar que perdeu o apetite ou que está emagrecendo sem nenhum motivo aparente.

  1. Tosse persistente

tosse

A tosse pode começar por um resfriado, uma afonia ou o incômodo causado pelo ar condicionado que sempre nos deixa com problemas na garganta. Pode ser algo inócuo e passageiro. Pois bem, se a tosse não for embora é que podemos suspeitar de uma condição contínua, consulte um médico.

As causas da tosse persistente podem ser várias, desde um problema na faringe, pólipos, alergias ou doenças mais graves, onde uma rápida intervenção média pode ser, em algumas ocasiões, vital.

  1. Você sente falta de ar?

Garganta-500x338

Você sobe as escadas da sua casa ou do seu ambiente de trabalho e nota que, a cada dia que passa, você sente mais falta de ar. Por que isso ocorre? Às vezes não damos importância, pois há dias em que estamos mais cansadas do que o habitual e deixamos isso passar.

É importante ter cuidado. A falta de ar é um dos sintomas perigosos que sempre devemos controlar de perto, pois ela costuma ser associada a problemas cardíacos, por isso, se você também notar uma taquicardia, dor no peito ou inchaço nos pés e nas mãos, fale com o seu médico.

As estatísticas sempre nos dizem que as mulheres, no momento em que notam algum sintoma associado ao coração, são mais relutantes do que os homens para consultar um médico. Por isso, nos últimos anos, o índice de falecimentos decorrentes de problemas cardíacos vem aumentando no sexo feminino. Não hesite em consultar sempre o seu médico!

  1. A ansiedade

ansiedade

Estados de ansiedade que persistem com o tempo, um estresse que não controlamos corretamente… Podem passar meses ou até anos antes que consultemos um especialista. Viver em um estado constante de ansiedade é uma bomba relógio para a saúde.

Todo o nosso organismo sofre alterações quando o estresse e a ansiedade controlam nossas vidas. Acidez no estômago, má digestão, problemas para dormir, taquicardias, hipertensão… Inimigos silenciosos que reduzem a nossa qualidade de vida e que, se não forem tratados adequadamente, podem causar consequências mais sérias.

  1. A insônia

insonia

Você sofre com a insônia de vez em quando? É algo passageiro ou crônico? É importante ressaltar que não dormir adequadamente durante a noite altera todo o nosso bem-estar: o sistema imunológico se enfraquece, impedimos que nosso corpo desempenhe suas funções desintoxicantes, as capacidades cognitivas se reduzem, temos falhas na memória, problemas de concentração…

A insônia é um inimigo da nossa saúde e é essencial saber por que ela ocorre. Problemas emocionais? Dores musculares? Consulte seu médico e obtenha um bom descanso diário.

  1. Pintas novas e estranhas

pintas-estranhas

Um destes sintomas perigosos que nunca podemos deixar passar são as pintas novas que aparecem em nossa pele. Ponha muita atenção à sua forma, sua cor, se ela for irregular ou regular… Como você já sabe, o câncer de pele é muito comum nos dias de hoje, já que a incidência do sol é cada vez mais forte e pode causar vários problemas de saúde.

Proteja-se usando, por exemplo, maquiagem com protetor solar, evite se expor ao sol nas horas mais intensas do dia e, principalmente, observe com atenção a sua pele. No momento em que notar alguma pinta ou mancha nova, consulte imediatamente o seu dermatologista. Não custa nada se cuidar!

Fique atenta, cuide-se, melhore a sua qualidade de vida e preste atenção a todos estes sintomas perigosos que apresentamos neste artigo. A sua saúde merece!