Mel de abelha: 7 usos pouco conhecidos confira

7 usos pouco conhecidos do mel de abelha

O mel de abelha é um dos ingredientes mais versáteis que a natureza nos oferece. Seus múltiplos benefícios podem ser aplicados na saúde, na beleza e nos cuidados do lar.
Usos do mel

Desde a antiguidade, muitas culturas têm se apropriado do mel para fazer remédios naturais, além de desfrutar de seu delicioso sabor na elaboração de muitas receitas. Hoje em dia, ele continua bastante popular em todo o mundo, e cada vez mais pessoas o escolhem como base de tratamentos naturais.

Está comprovado que o mel possui propriedades antissépticas, laxantes, diuréticas e calmantes, que servem para tratar várias doenças e para a elaboração de tratamentos e produtos de beleza.

Apesar de varias pessoas já conhecerem suas aplicações medicinais, existem alguns usos alternativos desse ingrediente que continuam desconhecidos. Neste artigo, vamos compartilhar sete formas de utilizar o mel para aproveitá-lo ao máximo.

1. Usos do mel para conservar melhor as frutas

Geleia de frutas com mel.

Para conservar as frutas, muitas vezes são usadas substâncias químicas que podem ser prejudiciais para a saúde.
Você pode comprar frutas orgânicas e usar um xarope de mel para mantê-las em boas condições por mais tempo.

Como fazer?
— Se as frutas forem muito doces, você terá que utilizar uma parte de mel e outra de água.
— Se as frutas forem ácidas, basta misturar duas partes de mel e uma de água.
— Utilize essa calda para cobrir as frutas, dentro de um recipiente hermético.

2. Analgésico para cortes e queimaduras

O mel contém uma boa quantidade de peróxido de hidrogênio (água oxigenada), que se utiliza para desinfetar feridas de pele. Basta aplicar sobre a zona afetada: o mel é absorvido pela pele e, aos poucos, libera esse componente antisséptico.

Além disso, tem um efeito calmante e uma importante ação hidratante que podem servir como complemento no cuidado de queimaduras causadas pelo sol ou pelo fogo.

Como fazer?
Aplique uma fina capa sobre a ferida ou queimadura para acalmar a inflamação e se proteger de uma possível infecção.

3. Ajuda para curar ressaca

Mel para curar ressaca.

Depois de beber demais durante aquela festa, podemos nos sentir cansados, com dor de cabeça e com mal-estar no outro dia: é a famosa ressaca.

Para combatê-la, a receita é antiga: beber muita água e descansar bastante. Para acelerar um pouco o processo, vale a pena consumir um pouco de mel, pois ele acelera o metabolismo e ajuda o corpo a eliminar os resíduos do álcool e a recuperar a energia.

Como fazer?
— Basta diluir uma colher de sopa de mel num copo de água ou de suco de laranja.

4. Eliminar parasitas

Parasitas são um problema de saúde que requer acompanhamento médico. Você pode complementar seu tratamento com esta bebida à base de vinagre de maçã e mel para restaurar a saúde do seu sistema digestivo e ajudar o corpo a expulsar os invasores.

Como fazer?
— Dilua uma colher de mel com uma colher de sopa de vinagre num copo de água.
— Beba três vezes ao dia, durante dois meses seguidos.

5. Cabelos saudáveis

Tratamento capilar com mel.

Muitos tratamentos de beleza para os cabelos contêm mel entre seus ingredientes ativos.

Isso porque ele possui substâncias que nutrem e fortalecem as raízes do cabelo e atua como um excelente hidratante para evitar que o cabelo resseque ou apresente problemas como a caspa. Além disso, ajuda a conservar os cabelos macios, atuando como um condicionador natural.

Como fazer?
— Aplique um pouco de mel puro por todo o couro cabeludo e pelos fios.
— Deixe agir por 20 minutos. Enxágue bem.

6. Antibiótico natural

As propriedades antimicrobianas e antibióticas do mel se mostraram mais eficazes contra patógenos comuns, como a E. Coli e a Salmonela, que atacam a mucosa do sistema digestivo, assim como contra a bactéria Staphylococcus aureus, que se mostra resistente a medicamentos tradicionais, como a meticilina.

Como fazer?
Pode-se consumir o mel diretamente, diluído em água ou aplicá-lo diretamente sobre a pele.

7. Energizante natural

Mel fonte de energia para o corpo.

As bebidas energéticas e esportivas no mercado contêm alguns aditivos que não fazem tão bem para a saúde do corpo.

Já o mel, que contém 17 gramas de carboidratos por colher de sopa, é um excelente substituto, sendo uma fonte saudável, rápida e natural para energizar o corpo e melhorar seu rendimento físico e mental. A única contraindicação é para quem está tentando emagrecer, pois o mel é bastante calórico.

Como fazer?
— A maneira mais simples é misturar uma colher de sopa em um copo de água.
— Você também pode misturar uma colher de sopa ao seu iogurte natural com granola e frutas, ao mingau de aveia, ao suco verde ou a vitaminas. Uma maneira deliciosa de dar mais energia ao seu organismo.