8 alimentos que ajudam a desobstruir as artérias de forma natural - Melhor Com Saúde

8 alimentos que ajudam a desobstruir as artérias de forma natural

Os maus hábitos de vida, sobretudo o consumo de alimentos gordurosos e cheios de colesterol, aumentam muito o risco de doenças cardiovasculares, perigosas para a saúde. Para evitar esses males, é preciso desobstruir as artérias.
Alimentos para desobstruir as artérias

 

Os maus hábitos de vida, sobretudo o consumo de alimentos gordurosos e cheios de colesterol, aumentam muito o risco de doenças cardiovasculares, perigosas para a saúde. Para evitar esses males, é preciso desobstruir as artérias.

A inflamação, a obstrução arterial, devido ao acúmulo de placas de gordura, e o aumento da pressão sanguínea são apenas alguns dos problemas que afetam milhares de pessoas em todo o mundo.

Por isso, já há algum tempo os especialistas em saúde vêm promovendo o consumo de certos alimentos que ajudam a desobstruir as artérias, para manter a saúde cardíaca e vascular.

Muitos deles são ricos em antioxidantes, fibras, ácidos graxos essenciais e outros nutrientes que não apenas fazem bem ao coração, como também favorecem a pele, a saúde digestiva, a tireoide e o organismo em geral.

Neste artigo, vamos compartilhar esses oito bons alimentos que você pode começar a ingerir para desobstruir das artérias de maneira natural. Desfrute-os!

1. Aspargos para desobstruir as artérias

Aspargos

Os aspargos são um dos melhores alimentos para limpar as artérias, graças a seu alto teor de fibras, minerais e vitaminas K, B1, B2, C e E.

Comer aspargos regularmente favorece a regulação da pressão arterial e previne a formação de coágulos no sangue, que são potenciais causas de doenças cardíacas graves.

2. Abacate

Além de deliciosos e versáteis, os abacates são um dos melhores alimentos para manter o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

Consumir um abacate ao dia ajuda a controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, ao mesmo tempo em que favorece o aumento do chamado colesterol “bom”, ou HDL, que contribui para desobstruir as artérias e mantê-las limpas.

Além disso, estima-se que um pedaço da fruta contenha até quatro gramas de proteínas e 11 gramas de fibras, sem mencionar seu conteúdo de vitaminas e antioxidantes.

3. Brócolis

Brocolis

O brócolis contém uma grande quantidade de vitamina K, um nutriente que previne a calcificação ou enrijecimento das paredes arteriais.

Suas vitaminas e compostos antioxidantes previnem a oxidação do colesterol “ruim”, ou LDL, que pode levar a graves problemas cardíacos. Também contém fibras que ajudam a equilibrar a pressão arterial e reduz o estresse oxidativo.

4. Aveia

Conhecida por ser “a mais completa dos cereais”, a aveia contém fibras solúveis que impedem a adesão do colesterol nas artérias.

Sua função é a de unir-se às partículas de gordura para expulsá-la, durante o processo da digestão. O consumo de uma xícara e meia ou duas de aveia cozida por dia pode reduzir em até 20% os níveis totais do colesterol ruim.

5. Suco de mirtilos

Suco-de-mirtilos

Devido ao seu alto teor de antioxidantes e fibras, o suco de mirtilos é um grande complemento para impedir o enrijecimento arterial. Seus compostos aumentam a capacidade das células absorverem gordura e produzir energia, em vez de manter os depósitos de gordura no interior dos vasos sanguíneos.

Isso permite regular os níveis de colesterol, para que o sangue possa fluir sem obstruções.

6. Sementes de chia

Para manter as artérias limpas e sem excesso de colesterol, pode-se ingerir ao menos 50 gramas de sementes de chia por dia.

A chia contém fibras e ácido alfalinolênico, que regula os níveis de colesterol LDL, triglicerídeos e substâncias tóxicas presentes na corrente sanguínea. Também contém proteínas e nutrientes essenciais que melhoram o rendimento das atividades físicas.

7. Peixes de água fria

Os peixes de água fria são uma das maiores fontes de ácidos graxos ômega-3, essenciais para diminuir o acúmulo de placas de gordura e a inflamação que leva a doenças cardíacas.

O consumo de duas porções semanais de algum destes peixes favorece a regulação do colesterol e aumenta os lipídios saudáveis que participam da limpeza das artérias.

São exemplos:

Salmão
— Cavala
— Bacalhau
— Atum
— Sardinha

8. Alho

O alho tem sido utilizado desde a antiguidade como um potente remédio para controlar vários transtornos do sistema cardiovascular.

Seus compostos à base de enxofre, especialmente a alicina, diminuem a pressão alta e ajudam a limpar as artérias para eliminar o excesso de gordura, que causa obstruções.

Incluir todos esses alimentos na dieta com regularidade pode reduzir o risco de vários problemas. Para bons resultados, também é essencial diminuir o consumo de alimentos processados e gordurosos, e adotar hábitos de vida saudáveis, como a prática de exercícios regulares.