8 alimentos que ajudam a limpar as artérias

8 alimentos que ajudam a limpar as artérias

Além de ser rico em vitamina C e fibras, o tomate contém licopeno, que evita que o colesterol se oxide e se prenda às paredes das artérias, prevenindo a sua obstrução.
Alimentos que ajudam a limpar as artérias

Você sabia que a saúde das suas artérias, e consequentemente a sua saúde cardiovascular, estão intimamente ligadas aos alimentos que você consome no dia a dia?

Uma dieta rica em gorduras saturadas, açúcares e carboidratos refinados pode afetar negativamente as nossas artérias, causando obstruções, prejudicando a circulação sanguínea no organismo, e aumentando o risco de sofrer de doenças relacionadas ao coração.

As doenças cardiovasculares podem ser extremamente sérias e fatais, com uma taxa de mortalidade que não podemos ignorar. Fatores como a predisposição genética, o sedentarismo e a alimentação são fundamentais para preveni-las, e neste artigo iremos focar especificamente na parte da alimentação.

Você já sabe quais alimentos deve evitar para fortalecer a saúde das suas artérias, principalmente as gorduras saturadas, e além disso, é importante manter uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e minerais que contribuem para o bom funcionamento do organismo.

Além de manter uma alimentação saudável, alguns alimentos podem nos dar uma ajuda extra na tarefa de limpar as artérias e mantê-las sempre desobstruídas. Conheça a seguir oito alimentos que possuem estas características, e não deixe de incluí-los na sua dieta.

Alimentos para limpar as artérias

  1. Abacate

Abacate-para-limpar-as-arterias

Diversos estudos foram capazes de demonstrar que o consumo regular de abacate melhora os níveis de colesterol, reduzindo os triglicérides e o colesterol ruim (LDL) e aumentando os patamares de colesterol bom (HDL).

Além de favorecer a circulação sanguínea e prevenir obstruções nas artérias, esta fruta deliciosa ainda é rica em diversos antioxidantes e vitaminas importantes para a saúde.

  1. Romã

Estudos recentes foram capazes de identificar que o consumo de romã ajuda a prevenir e reduzir o acúmulo de placa nas artérias, favorecendo a circulação sanguínea no organismo. Além disso, seus componentes estimulam naturalmente a produção de óxido nítrico no sangue, desobstruindo as artérias e reduzindo a pressão arterial.

  1. Tomate

Este alimento tão comum no dia a dia de muitas pessoas também é importante por favorecer a saúde cardiovascular. Ele é rico em licopeno, um antioxidante poderoso que ajuda a evitar que o colesterol se oxide e fique preso às paredes das artérias, causando obstruções que podem provocar doenças cardiovasculares.

O tomate ainda é rico em fibras e vitamina C, e vale a pena incluí-lo em deliciosas receitas de salada, sopas, molhos, ensopados, etc. Por ser incrivelmente versátil, é muito fácil torná-lo parte do nosso dia a dia.

  1. Alho

Alho-para-limpar-as-arterias

O alho é um verdadeiro superalimento, extremamente nutritivo e com diversas propriedades medicinais totalmente naturais. Além dos benefícios para a saúde que já conhecemos, a alicina, o incrível componente responsável por muitos benefícios, é capaz de reduzir o colesterol e a pressão arterial, além de prevenir a formação de coágulos.

Lembre-se de que as propriedades do alho são potencializadas quando ele é consumido cru, já que ao ser exposto a altas temperaturas ele perde parte do seu poder benéfico. Vale a pena incluí-lo em saladas.

  1. Cúrcuma

Esta especiaria de cor extremamente intensa também pode nos ajudar a ter uma melhor saúde cardiovascular. Por conter propriedades anti-inflamatórias, a cúrcuma previne o surgimento de inflamações nas artérias, impedindo que ocorram obstruções ou acúmulos de gordura. Estes benefícios são decorrentes de um componente conhecido como curcumina, que fazem da cúrcuma um alimento cardioprotetor.

  1. Aspargo

Este vegetal rico em fibras e minerais é excelente para limpar as artérias. Ele conta com uma extensa lista de vitaminas em sua composição, incluindo vitamina K, B1, B2, C e E. O consumo de aspargos ajuda a reduzir a pressão arterial e ainda previne a formação de coágulos, contribuindo para manter as artérias livres e desobstruídas.

Você pode experimentar um jantar leve composto por aspargos e um filé de peixe, o próximo alimento da nossa lista.

  1. Peixes

Peixes-para-limpar-as-arterias

Não estamos falando de qualquer peixe, mas sim dos peixes ricos em gorduras saudáveis como o salmão, atum, sardinha e cavalinha. Eles são ricos em ômega-3 e ajudam a limpar as artérias, prevenindo obstruções e inflamações que podem causar doenças cardíacas.

Consumir estes peixes também nos possibilita reduzir os níveis de triglicérides no organismo, diminuindo o colesterol ruim (LDL) e aumentando o colesterol bom (HDL). Tente consumi-los duas vezes por semana.

  1. Nozes

Vários componentes de família das nozes podem favorecer a saúde do coração, como o amendoim, as amêndoas, a avelã e as nozes propriamente ditas. Elas são ricas em gorduras saudáveis e contêm vitamina E, capaz de proteger as paredes das artérias e fortalecê-las.

Além disso, estas nozes também contêm fibras que ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares naturalmente.