8 alimentos benéficos para quem quer uma pele sem impurezas

8 alimentos benéficos para quem quer uma pele sem impurezas

Existem muitos remédios, terapias e suplementos que nos ajudam a eliminar as toxinas que se acumulam na pele em forma de impurezas, cravos, espinhas, acne, etc. Mas se quisemos prevenir esses problemas da forma mais simples e natural, a melhor estratégia é incluir em nossa alimentação diária alimentos com a propriedade de nos ajudar a eliminar essas toxinas.

Descubra nesse artigo quais são esses alimentos medicinais e inove na cozinha com as dicas gastronômicas que preparamos!


1. Levedura de cerveja

Esse alimento encabeça a lista de remédios para os problemas de pele, já que é um excelente depurativo a nível cutâneo. Nos ajuda a eliminar impurezas e também a tratar casos de dermatite, psoríase, estrias, etc. Podemos consumir até 6 gramas por dia, repartidas em três porções. Se o sabor amargo não agradar a alguns, existe a opção de comprar sem esse sabor.

Também é possível incluí-la em sucos, vitaminas, sopas e cremes de verduras. Nos pratos salgados confere um delicioso toque de torrado.

2. Cereja

Essa deliciosa fruta de verão que quase todo mundo gosta, tem a propriedade de purificar o sangue de toxinas, o que faz com que a pele se limpe de forma natural com mais facilidade. Além disso, seu teor em vitaminas também favorece a saúde e o aspecto de nossa cútis.

Recomendamos consumir a cereja natural e incluí-la em suas receitas para dar mais “caldo”.

cerejas-Sharon-Drummond-500x334

3. Maçã

A rainha das frutas não poderia faltar nesse texto! A maçã tem tantas propriedades saudáveis que precisaríamos de mais de um artigo para enumerá-las. Nesse caso, a maçã é um alimento muito depurativo que elimina toxinas, favorece o funcionamento do fígado e combate as bactérias que obstruem os poros da pele.

Pode ser comida crua, em saladas, em sucos e vitaminas, em sobremesas, compotas, etc. Quando descascar uma maçã orgânica, aproveite para limpar a pele com a parte interna da casca. Esse antigo remédio costumava ser usado por nossos avós para tonificar e limpar a pele de forma natural.

4. Limão

O limão não pode faltar em qualquer terapia de limpeza, principalmente quando se trata de peles gordurosas. De fato, muitos produtos de limpeza já incluem o limão devido às suas propriedades limpadoras e anticépticas. Para nos beneficiarmos dele devemos tomar água com suco de limão em jejum e sem acompanhar as refeições. Também podemos adicionar umas gotas de limão às máscaras faciais e ao limpador de pele usado diariamente, sempre que a pele estiver gordurosa.

5. Dente de leão

Essa planta silvestre de chamativa flor amarela, que cresce de forma natural em muitos campos e jardins, é uma das mais depurativas que existem. Além disso, atua diretamente, tanto sobre o fígado como sobre os rins, o que facilita o trabalho de auto-limpeza do corpo e, portanto, permite que a pele não tenha tanta necessidade de eliminar toxinas por meio dos poros.

Pode ser tomado em infusão ou adicionado cru às saladas e outros pratos. Se for colhido ao ar livre, devemos evitar regiões muito próximas a estradas ou outros lugares que apresentem contaminação.

dente-de-leao-NjuTIKA-500x333

6. Abacaxi

Essa fruta tropical, além de ser muito benéfica para o sistema digestivo e para eliminar o excesso de líquidos, também nos ajuda a reduzir as inflamações, graças ao seu teor de bromelina. Por esse motivo, é recomendada para todos os casos de problemas cutâneos que envolvem uma inflamação, tais como a dermatite, as urticárias, a psoríase, dentre outros.

O abacaxi pode ser consumido diretamente ou em forma de suco natural. Vale a pena experimentar ao forno, em rodelas, polvilhado com canela e gengibre.

7. Sabugueiro

Este arbusto de frutos violetas e flores brancas se caracteriza por curar todo o tipo de imperfeições da pele e clarear as manchas que aparecem na cútis. Tem propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, bactericidas e adstringentes, entre outras. Uma forma deliciosa de consumi-lo é em forma de marmelada. No norte da Europa é habitual prepararem bebidas e xaropes com suas flores.

sabugueiro-Richard-Griffin-500x375

8. Melão

Essa deliciosa fruta nos oferece uma grande quantidade de água e fibra, elementos imprescindíveis para quem sofre de acne. Além disso, ajuda a prevenir as manchas que causam acnes mais severas.

É importante destacar que convém comer o melão separado das outras refeições e de outros alimentos, já que, se misturado, pode ser muito indigesto.

 

Imagens oferecidas por Sharon Drummond, Richard Griffin e NjuTIKA.