8 Alimentos para depurar o fígado naturalmente

8 Alimentos para depurar o fígado naturalmente

A vitamina C funciona como um antioxidante natural. Seu consumo moderado limpa as toxinas do fígado e nos ajuda a melhorar o seu funcionamento.

O fígado é o maior órgão de nosso corpo e suas funções são vitais para a nossa saúde, graças ao seu poder de desintoxicar tudo o que comemos, respiramos e absorvemos através de nossa pele. De acordo com a FIH (Fundação Internacional da Hepatite), este órgão é responsável por converter os nutrientes que consumimos em energia e músculos. O fígado armazena as vitaminas e regula as reservas de gordura. Por esta razão, nosso organismo depende do bom funcionamento do fígado para que a saúde esteja bem.

Existem muitos fatores que colocam em alto risco a saúde do fígado, entre eles encontramos o consumo excessivo de álcool, poluentes ambientais, o excesso de comida, os carboidratos refinados, alguns medicamentos para a dor, as drogas, entre outros. Se você se identifica com algum desses e quer limpar o seu fígado de forma natural, hoje vamos apresentar 8 alimentos especiais que você pode utilizar para melhorar a saúde hepática e para prevenir doenças no fígado.

Alho

O alho é um alimento rico em alicina e selênio, estes dois elementos são ideais para limpar o fígado e para mantê-lo saudável. O alho também ativa as enzimas que eliminam as toxinas, o que ajudará a prevenir doenças, enquanto limpa o fígado de aquilo que pode afetá-lo. Para o fígado, o alho é um dos alimentos mais recomendados, além do mais, seu consumo também servirá para controlar o colesterol, melhorar a circulação e aumentar as defesas. O ideal é consumir o alho cru, já que ao cozinhá-lo ocorre perda de 90% de sua efetividade. Você pode consumir o alho sozinho ou também pode adicioná-lo as refeições. 

Açafrão

Curcuma

O açafrão possui várias propriedades que são muito benéficas para o fígado. De acordo com estudos especializados, esta planta possui substâncias como o borneol, a turmerona, o eugenol e o ácido cafeico, que funcionam como grandes protetores do fígado, já que limpam e desintoxicam o que mantém a boa saúde deste órgão.

Seus componentes ajudam na digestão de gorduras e é um bom remédio para as digestões pesadas causadas pela má alimentação. Recomenda-se consumir o açafrão para a icterícia, cirrose e doenças hepáticas.

Azeite de oliva

O azeite de oliva protege contra o dano oxidativo do tecido hepático, de acordo com pesquisas, este azeite, assim como o óleo de sementes de linhaça e cânhamo, traz uma base de lipídeos que absorvem as toxinas para que assim o fígado tenha um melhor funcionamento: ajuda a limpar de forma natural e também previne doenças hepáticas. O consumo do azeite de oliva também reduz o risco de doença arterial coronária e previne alguns cânceres. Recomenda-se adicionar o azeite as refeições e usá-lo como alternativa as diferentes gorduras utilizadas normalmente na cozinha.

Frutas cítricas

Jugo-de-naranja

As frutas cítricas são ricas em vitamina C, que funciona como antioxidantes naturais, seu consumo moderado limpa o fígado e previne muitas doenças. Os cítricos mais recomendados para receber benefícios hepáticos são os limões e as laranjas.

Amêndoas

As amêndoas são ricas em arginina, um aminoácido que ajuda a desintoxicar, por esta razão é um alimento muito recomendado para a limpeza do fígado. Seus componentes são ricos em ácidos graxos Omega 3 e glutationa, que apoiam as diferentes funções que limparão o fígado de forma natural.

Cereais

Healthy breakfast

O arroz integral e outros cereais são muito benéficos para o fígado devido aos seus altos níveis de vitaminas do complexo B. Graças a isto, o fígado melhora a metabolização de gorduras, ocorre um descongestionamento do órgão e de sua função em geral. Recomenda-se usar o trigo integral no lugar das farinhas brancas que normalmente utilizamos. 

Vegetais de folha verde

Os vegetais como o alface, a couve e o repolho, entre outros, neutralizam metais pesados, pesticidas e outros produtos químicos que podem afetar o organismo. Para o fígado os vegetais de folha verde são bons depuradores, já que ajudam a eliminar as toxinas e regulam as gorduras saturadas que podem afetar o bom funcionamento deste órgão.

Chá verde para depurar o fígado

Te-verde-2

O chá verde e seus componentes ajudam a reduzir a acumulação de gordura no fígado. O chá verde contém catequinas e antioxidantes que afastam os transtornos do fígado e trazem um efeito protetor. Estudos revelam que o chá verde ajuda a cuidar do fígado dos efeitos negativos de substâncias tóxicas como o álcool e evita as inflamações do mesmo.