8 alimentos para regular a pressão arterial

Além de ter muitos outros benefícios, o limão nos ajuda a reduzir a pressão arterial, já que dilata os vasos sanguíneos e os torna mais flexíveis.
8 alimentos para regular a pressão arterial

Última atualização: 28 janeiro, 2021

A pressão arterial alta, também conhecida como hipertensão, é um problema de saúde que se produz quando existe pressão alta constante do sangue das artérias, seja por estreitamento das mesmas ou por uma obstrução. Por isso, hoje falaremos sobre 8 alimentos para regular a pressão arterial.

Para constatar se uma pessoa sofre de pressão arterial alta, ao ser feita a leitura, seus níveis devem ser iguais ou superiores a 140/90 mm Hg.

Entre as causas comuns dessa doença estão: a obesidade, fatores genéticos, o consumo excessivo de álcool, alto consumo de sal, falta de exercício aeróbico, estresse, o consumo de pílulas anticoncepcionais, o consumo de certos analgésicos, doenças renais e suprarrenais, entre outros.

É muito importante que as pessoas com hipertensão consultem o médico e cumpram o tratamento, já que se não for prestada a devida atenção a essa doença, ela pode se tornar mais grave e afetar o coração, provocar acidente vascular cerebral ou insuficiência renal.

Se você sofrer de pressão arterial alta, existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a regular seus níveis e melhorar sua qualidade de vida e reduzir o perigo que ela representa.

Cabe lembrar que esses remédios são alternativos e que não substituem os fármacos ou tratamentos recomendados pelo médico.

Bananas para regular a pressão arterial

regular a pressão arterial

As pessoas que sofrem de hipertensão deveriam consumir, pelo menos, uma banana diariamente.

A banana é uma das melhores fontes de potássio, que é a chave para reduzir os níveis de pressão arterial.

De acordo com uma pesquisa realizada na Índia, o consumo de 2 bananas por dia pode chegar a reduzir em até 10% os níveis de pressão arterial alta.

Aipo para regular a pressão arterial

O aipo é um alimento diurético e desintoxicante que ajuda a eliminar as substâncias tóxicas do nosso corpo.

Esse poderoso alimento contém em grandes quantidades 3-n-butil-ftalida, uma espécie de fitoquímico que ajuda a regular a pressão arterial.

O aipo deve ser consumido cru, preferentemente em saladas ou em sucos.

Limão para regular a pressão arterial

Limao1-500x333

O consumo regular de limão é recomendado para reduzir os níveis de pressão arterial alta.

O limão ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, tornando-os mais flexíveis, o que é muito importante para reduzir a pressão arterial.

É recomendável beber um copo de água morna com limão em jejum todos os dias, sem usar adoçante.

Alho para regular a pressão arterial

Outro dos alimentos recomendados para reduzir a pressão arterial alta e para manter uma boa saúde em geral é o alho, pois ele ajuda a reduzir o colesterol, melhora a circulação e, graças a isso, diminui os níveis de pressão arterial.

É recomendável comer o alho cru, já que dessa forma são aproveitadas todas as suas propriedades.

Outra opção é tomar 2 vezes ao dia 6 ou 8 gotas de extrato de alho diluído em água.

Suco de cebola para regular a pressão arterial

Cebola-cancer

A cebola, como o alho, tem excelentes propriedades para a saúde arterial e o coração, que ajudam a melhorar a circulação e combatem o colesterol e a hipertensão.

Para aproveitar seus benefícios, é recomendável consumir todos os dias o suco de meia cebola crua misturado com uma colher pequena de mel.

Água de coco para regular a pressão arterial

As pessoas que sofrem de hipertensão devem se manter bem hidratadas e consumir, pelo menos, 8 copos de água por dia.

Uma boa opção é incluir água de coco nessa quantidade de líquido a ser tomada diariamente, já que esse alimento nutritivo também regula significativamente os níveis de pressão arterial alta.

Sementes de melancia para regular a pressão arterial

Muitas pessoas jogam fora as sementes de melancia sem saber que elas contêm propriedades que são muito boas para a saúde arterial e os rins.

As sementes de melancia contêm uma substância chamada curobucitrina, que tem a capacidade de dilatar os vasos sanguíneos e melhorar a função dos rins.

Essas sementes também combatem a hipertensão e aliviam as incômodas dores da artrite.

Para consumi-las, devemos esmagá-las levemente e introduzi-las em uma xícara de água fervida. Deixe repousar por uma hora e depois beba quatro colheres do líquido durante o dia.

Mel para regular a pressão arterial

O mel de abelhas puro tem um efeito calmante sobre os vasos sanguíneos e por isso pode ser muito útil para a redução da pressão arterial alta.

As pessoas que sofrem de hipertensão devem consumir uma ou duas colheres de mel puro por dia.

Outra opção é misturar uma colher pequena de mel, uma colher pequena de suco de gengibre e duas colheres pequenas de semente de cominho em pó.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.