8 alimentos que podem inflamar o abdômen

8 alimentos que podem inflamar o abdômen

Você sabia que alguns alimentos que comemos podem inflamar o abdômen sem que nos demos conta de que eles são os culpados?
Alimentos que podem inflamar o abdômen

Você sente que seu abdômen não parece reduzir de tamanho, mesmo mantendo uma dieta balanceada e praticando exercícios? Você nota que, ao longo do dia e com a ingestão das refeições, ele se torna mais e mais inchado?

Este é um problema muito comum, e uma quantidade significativa de pessoas lida diariamente com o inchaço abdominal. Embora ele possa ser decorrente de alguma condição de saúde, a verdade é que, na grande maioria das vezes, o inchaço surge devido aos nossos hábitos alimentares.

Alguns dos alimentos que consumimos (mesmo que sejam considerados saudáveis) podem contribuir para o surgimento de problemas digestivos e gases, inflamando o abdômen e fazendo com que o mesmo inche e aumente de tamanho.

Hoje, em nosso espaço, iremos compartilhar oito dos alimentos que podem causar inflamação no abdômen. Se você sofrer com este problema, vale a pena cortá-los da dieta durante um período pré-determinado para analisar se os sintomas da inflamação desaparecem do organismo. Certamente, você se sentirá muito melhor, mais disposta, e mais feliz com a silhueta.

  1. Leguminosas

Leguminosas

Embora sejam extremamente saudáveis e bons para o organismo, leguminosas como o feijão e a lentilha são amplamente conhecidos por causar gases e inflamação abdominal. Eles contêm um tipo de carboidrato difícil de digerir, e por isso costumam provocar inchaço na região.

Se você notar que sofre com este problema após consumi-los, tente manter os grãos de molho durante várias horas antes de cozinhá-los, já que esta estratégia pode reduzir o problema.

  1. Vegetais crucíferos

Também são alimentos muito saudáveis e riquíssimos em vitaminas e minerais importantes para o organismo, mas algumas pessoas não conseguem digeri-los bem e sentem gases e inchaço após o consumo.

Os vegetais desta família são o repolho, o brócolis, a couve e a couve-flor, por exemplo. Eles contêm um tipo de açúcar que, em grande parte, não é digerido até chegar ao intestino grosso. Neste local, ele é fermentado e pode causar inflamação, por isso, se você notar que não se sente bem após consumir vegetais crucíferos, a melhor alternativa pode ser evitá-los.

  1. Frituras

Batata-frita

Os alimentos fritos e ricos em gorduras saturadas, como os hambúrgueres, batata frita, frango frito, e basicamente tudo que é frito em óleo, podem causar inflamação no abdômen. O estômago tem dificuldade para digerir este tipo de alimento, e leva mais tempo para conseguir quebrar as gorduras. Este tempo extra faz com que os gases se acumulem, causando o inchaço e a inflamação.

Além disso, estes alimentos ainda são péssimos para a nossa saúde cardiovascular, e seu consumo frequente pode aumentar o risco de desenvolver diversas doenças.

  1. Laticínios

Os laticínios, e especialmente a lactose, têm se tornado um assunto polêmico ultimamente. Embora “cortar a lactose” tenha se tornado algo comum em diversas dietas, especialmente voltadas para a perda de peso, a verdade é que nem todos são intolerantes a este componente.

Por outro lado, se você for intolerante à lactose certamente sofre bastante ao consumi-la, dado que ela pode causar inflamação e diversos problemas como cólicas e diarreia. Fique atento à forma como seu corpo se sente após consumir laticínios, para entender se você pode ou não ser intolerante.

  1. Bebidas com gás

As bebidas com gás, como os refrigerantes, podem causar o acúmulo de gases no estômago, favorecendo o surgimento da inflamação. Após o consumo podemos, inclusive, sentir cólicas leves quando estes gases ficam presos no sistema digestivo.

  1. Algumas frutas

Maca

Assim como alguns vegetais podem causar inflamação, e algumas pessoas podem ser intolerantes à lactose, isso também pode ocorrer em relação à frutose, embora não seja tão comum.

Este açúcar presente nas frutas, quando consumido em grande quantidade, pode ser difícil de digerir para algumas pessoas, por isso vale a pena ficar atento ao seu caso. Repare se você se sente inchado após consumi-las e evite-as se for este o caso.

  1. Açúcares artificiais

Açúcares artificiais, como o sorbitol, são difíceis de digerir e podem causar gases quando são consumidos. Eles estão presentes em diversos alimentos diet, e em muitos outros que, muitas vezes, nem sabemos que contêm açúcares.

Vale a pena ficar atento à embalagem e ingredientes de cada alimento que compramos no supermercado, já que além de causar inflamação, estes açúcares podem ser extremamente prejudiciais à saúde.

  1. Cerveja

Cerveja

O termo “barriga de cerveja” não é usado a toa, já que a cerveja favorece o acúmulo de gordura na região abdominal e também o inchaço após o consumo.

Isso ocorre, pois ela contém gás e carboidratos fermentáveis, duas causas muito conhecidas por inflamar o abdômen, e muitas delas ainda contêm glúten.