8 alimentos que deixam os dentes amarelos

8 alimentos que deixam os dentes amarelos

Ter uma dentadura branca é sinônimo de juventude, pois é muito normal que com o envelhecimento os dentes percam seu tom natural branco. Entretanto, existem alguns alimentos que podem deixar os dentes amarelados antes de tempo, já que algumas substâncias podem manchá-los e deteriorar sua capa de esmalte branco.

O esmalte dos dentes é o que lhes dá a cor característica branca e a capa subjacente, denominada dentina, é de cor amarela. Se a causa de seus dentes amarelos é a deterioração do esmalte, é muito importante consultar o dentista. Entretanto, se o esmalte ainda estiver quase intacto e você notar uma cor amarela como consequência das manchas deixadas por determinados alimentos, você pode começar a considerar reduzir o consumo desses alimentos para evitar intensificar esse tom com o passar do tempo. Conheça os alimentos que fazem com que seus dentes fiquem amarelados.

Café preto

Este é um dos alimentos que mais manchas amarelas causa nos dentes devido à sua cor escura característica. Isso se deve a que a capa externa dos dentes é muito porosa e, portanto, absorve facilmente esse tipo de alimentos e sua cor.

Chá

Infusao-de-cha-verde

Muitas pessoas podem considerar que o chá provoca menos mancha nos dentes que o café, mas na verdade alguns tipos de chá podem amarelar mais que o café. O chá contém substâncias chamadas  taninos, que são as que mancham os dentes. Entretanto, a maioria dessas infusões tem múltiplos benefícios para a saúde, por isso não vale a pena deixar de tomá-las. O melhor nesse caso é escolher os chás que sejam de cores claras ou diluí-los com leite.

Molho de soja

Os molhos escuros, como o molho de soja, usado para temperar alimentos, também podem causar esse tom amarelado nos dentes. Esse tipo de molho costuma dar um sabor muito especial às comidas, mas o ideal é utilizá-lo apenas  uma vez ou outra na dieta. A regra diz que se um alimento manchar a roupa ou o tapete, ele também pode manchar os dentes.

 

Molho de tomate

Tomate

 

O molho de tomate de que tanto gostamos de comer com as massas e outras comidas também pode nos deixar um tom amarelado. Isso se deve a que ele contém altas concentrações de ácido, o que provoca a erosão e dentes amarelos. O truque que muitos recomendam para reduzir seus efeitos é comer primeiro um aperitivo de espinafres ou brócolis.

Mirtilo

Os mirtilos são um dos melhores alimentos para a saúde graças aos seus altos conteúdos de antioxidantes. Entretanto, por ter a cor azul escura, eles podem causar manchas nos dentes que são mais difíceis de eliminar. Portanto, se recomenda enxaguar bem os dentes imediatamente depois de comer o mirtilo. Um bom truque é escovar com um pouco de bicarbonato de sódio e limão depois de consumi-los.

Beterraba

remedio-com-beterraba

Todos os que consumimos beterraba sabemos que sua cor intensa também pode causar manchas nos dentes, especialmente quando a consumimos em forma de suco. Como é um alimento tão recomendado para a saúde, o ideal é lavar bem os dentes depois de consumir beterraba para evitar que percam sua tonalidade branca.

Curry

Os tons vermelhos e amarelos do curry em pó infelizmente também são causadores dos dentes amarelos. Entretanto, muitos preferem continuar consumindo-o e desfrutar de todos seus benefícios para a saúde. Para diminuir seu efeito negativo nos dentes, o ideal é fazer gargarejos de água e posteriormente enxaguar a boca.

Vinho tinto

calice-de-vino-500x292

O vinho tinto contém antioxidantes e outras substâncias, como o resveratrol, que são muito boas para a saúde do coração, para prevenir o envelhecimento prematuro, o câncer e outras doenças crônicas; entretanto, ele não é tão amigo dos seus dentes devido ao seu tom escuro, que pode causar essas incômodas manchas ou tom amarelado.

Fique atento!

Em todos os casos, você pode reduzir os efeitos sobre os dentes com um bom enxague bucal, imediatamente depois de comer. Entretanto, considere que, em alguns casos, escovar depois de comer pode agravar o problema, já que alguns alimentos ácidos podem amolecer o esmalte dental até meia hora depois de consumi-los. Portanto, nesse caso, o ideal é esperar pelo menos uma hora para fazer o enxague da boca.

Como branquear naturalmente os dentes amarelos

Se seus dentes já perderam sua brancura natural como consequência do consumo desse tipo de  alimentos, não se preocupe! Não é necessário investir grandes somas de dinheiro em branqueamentos dentais que podem terminar por afetar a saúde dos dentes. Os seguintes remédios caseiros podem ajudar a branquear os dentes naturalmente para eliminar essas manchas amareladas que tanto lhe incomoda.

Vinagre de sidra de maçã

Vinagre-de-maça

O vinagre de sidra de maçã é um ingrediente muito efetivo na hora de branquear os dentes. Entretanto, você terá que utilizá-lo com muito cuidado já que, ao ser um produto ácido, ele pode chegar a danificar o esmalte dos dentes. É recomendável dissolvê-lo com duas colheradas de vinagre de maçã em um copo de água e lavar a boca muito bem com esse líquido antes de escovar os dentes.

Maça, aipo ou couve-flor

As maçãs atuam como um poderoso detergente para limpar os dentes em profundidade e recuperar sua brancura. Um efeito similar ocorre com outros alimentos, como o aipo e a couve-flor que, se esfregados nos dentes frequentemente, podem ajudar a eliminar as manchas amarelas.

Água oxigenada

A água oxigenada, também conhecida como peróxido de hidrogênio, é um branqueador natural que pode ajudar a recuperar o tom branco dos seus dentes. Ela pode ser usada como enxague bocal para aproveitar 100% dos seus benefícios. Enxague a boca durante 30 segundos e continue com o escovado normal. Outra opção é misturar partes iguais de água oxigenada com bicarbonato de sódio para fazer um poderoso branqueador dental. Isso ajudará você a branquear os dentes em pouco tempo, ao mesmo tempo em que limpa e elimina as bactérias que podem afetar a saúde oral.

Morangos

morangos

Os morangos têm um efeito branqueador muito efetivo quando são aplicados diretamente sobre os dentes amarelos. Se  você quiser uma forma segura e econômica para branquear seus dentes, não duvide em ter em conta esse remédio. Você deve triturar 6 morangos no liquidificador até formar uma pasta e aplicá-la diretamente sobre os dentes com uma escova suave. Deixe atuar uns minutos e posteriormente enxágue os dentes com uma mistura de bicarbonato de sódio e água.

Limão e sal

O suco de limão foi utilizado há muito tempo por suas grandes propriedades para branquear naturalmente a pele e os dentes. Neste caso, vamos misturar o suco de um limão com uma colherzinha de sal para limpar profundamente os dentes e promover seu branqueamento. Esse tratamento deve ser feito com muito cuidado para obter os resultados desejados.

Cascas de laranja e folhas de louro

Este remédio natural para branquear os dentes é menos conhecido, mas quem o experimentou assegura que é muito eficaz. Ele consiste em triturar a casca da laranja com algumas folhas de louro e posteriormente aplicar a mistura usando uma escova dental. Deixe que atue alguns minutos e enxágue como de costume.

Bicarbonato de sódio

Bicarbonato-de-sodio

O bicarbonato de sódio é um dos produtos mais famosos e efetivos quanto ao branqueamento dental. De fato, algumas pastas dentais incluem esse ingrediente para oferecer melhores resultados com a escovação diária. Em casa, você pode utilizar este produto aplicando-o diretamente sobre os dentes com a escova dental.

Infusão de sálvia

A infusão de sálvia foi utilizada nas culturas orientais por suas múltiplas propriedades medicinais e pela capacidade que ela tem para fortalecer e branquear os dentes de forma natural. Para isso, você deve preparar uma infusão de sálvia e utilizá-la como enxágue bucal todos os dias. Outra opção é esfregar folhas de sálvia frescas diretamente sobre os dentes e gengivas.

Casca de banana

Muitos desperdiçam as cascas de banana sem saber que nelas podem ser encontrados os melhores aliados para branquear os dentes naturalmente. Se você quiser obter um sorriso mais branco e perfeito, corte tiras de casca de banana e esfregue-as nos seus dentes com a parte interior. Deixe atuar por 5 minutos e enxágue os dentes como de costume.

Importante!

Esses remédios caseiros podem ser muito efetivos para branquear os dentes naturalmente, mas os resultados não são imediatos. É muito importante escolher o remédio que você considere mais conveniente e aplicá-lo com frequência até obter os resultados esperados.