Alimentos ricos em iodo para melhorar a saúde da tireoide

8 alimentos ricos em iodo para melhorar a saúde da tireoide

O iodo é um mineral essencial para o bom funcionamento da glândula tireoide, cuja alteração causa impactos negativos na saúde geral do corpo.
8 alimentos ricos em iodo para melhorar a saúde da tireoide

A glândula tireoide é responsável por armazenar os minerais essenciais para a síntese dos hormônios tireoidianos, cuja função é a de regular o metabolismo, a desintoxicação e o crescimento.

A deficiência de iodo no corpo pode levar ao desenvolvimento de um problema conhecido como hipotireoidismo, que é a diminuição na produção de hormônios da tireoide.

O desequilíbrio ocasiona graves consequências para o corpo, com destaque para o aumento excessivo de peso, sensação de cansaço e irregularidades no período menstrual.

Felizmente, alguns alimentos contêm iodo em quantidades significativas, e podem evitar que seus níveis no corpo diminuam.

Neste artigo, vamos revelar quais alimentos você pode consumir com mais frequência para proporcionar iodo ao organismo.

1. Alimentos ricos em iodo: Mirtilos

Mirtilos para obter iodo

Por serem ricos em antioxidantes, os mirtilos são uma das frutas mais recomendadas para a boa saúde. Estima-se que cada 113 g contenham até 400 mg de iodo.

Consumi-los de maneira regular ajuda o funcionamento do metabolismo, ao regular a atividade da tireoide.

Recomenda-se consumir os mirtilos em seu estado natural, seja em saladas ou em vitaminas.

2. Iogurte natural

O iogurte natural ou orgânico é um dos probióticos naturais mais poderosos e saudáveis que se pode incluir na dieta.

Este alimento contém um pouco mais da metade do iodo de que o corpo precisa diariamente, mais ou menos 90 mg por xícara.

Além disso, suas bactérias benéficas colaboram para o bom funcionamento intestinal ao restaurar a flora bacteriana que previne doenças virais.

3. Cristal de sal do Himalaia

Muitas pessoas estão reduzindo ao máximo o consumo do sal de mesa convencional, e estão tentando absorver a quantidade suficiente de iodo desde outros alimentos.

Uma alternativa saudável e completa para substituir este alimento é o cristal de sal do Himalaia; um tipo de sal que proporciona 250 mg de iodo, ou seja, mas de 150% da quantidade diária recomendada.

Mas assim como com outros tipos de sal, é essencial moderar seu consumo para não sofrer efeitos colaterais.

4. Bacalhau

Bacalhau para aumentar o iodo no corpo

O bacalhau é um dos peixes mais ricos em ácidos graxos ômega 3, vitamina E e minerais, como o potássio, o cálcio e o iodo.

Possui poucas gorduras e calorias, além de ser um dos melhores complementos para uma dieta saudável e benéfica para a glândula tireoide.

Apenas 85 g de bacalhau oferecem 99 microgramas de iodo, ou seja, cerca de 66% da quantidade diária que o corpo necessita.

5. Morangos

Estas frutinhas vermelhas são deliciosas, versáteis e contêm nutrientes essenciais que fortalecem as defesas do corpo.

Ainda que sejam doces, também são apropriadas para melhorar a saúde da tireoide por seu importante teor de iodo.

Uma xícara de morangos contém 13 mg de iodo, mais ou menos 10% da dose que cada pessoa necessita diariamente. Consuma-os puros, com iogurtes, em doces e vitaminas.

6. Vagem

Vagem para obter iodo

A vagem é um tipo de legume saudável que pode ser incorporada a qualquer tipo de dieta.

Seu consumo regular oferece ao corpo pequenas quantidades de iodo, que podem servir para estimular o funcionamento da tireoide.

Meia xícara de vagens contém 3 mg de iodo, cerca de 2% do valor diário recomendado.

7. Feijões brancos

Todas as variedades de feijão são uma fonte alimentar muito poderosa que pode complementar a dieta.

Entretanto, os feijões brancos encabeçam a lista dos melhores para regular o funcionamento da tireoide, graças ao seu teor de iodo.

Meia xícara desse tipo de feijão contém até 32 mg de iodo e pouquíssimas calorias; além de serem bons para a saúde digestiva, por seu incrível teor de fibras.

8. Batatas

Batatas para obter iodo

A batata inglesa é um dos alimentos mais consumidos e amados do mundo, e também uma das maiores fontes de iodo que se pode encontrar no reino vegetal.

Uma batata com casca contém cerca de 60 mg de iodo, quando preparada ao forno.

Incorporar estes alimentos na dieta é uma das formas mais saudáveis de oferecer iodo ao organismo, sobretudo para a tireoide.

Como o iodo não é produzido naturalmente pelo corpo, é primordial administrá-lo regularmente através da alimentação.