8 autoexames que você pode fazer em casa - Melhor com Saúde

8 autoexames que você pode fazer em casa

Ter os tornozelos ou os joelhos inchados pode indicar retenção de líquidos. Para tratá-la, devemos aumentar o consumo de água, reduzir a ingestão de sal e evitar os alimentos processados.

Existe uma série de exames que podem ser feitos em casa para confirmar como anda a saúde de nossa visão, a tolerância de nosso organismo aos alimentos, a saúde digestiva e muitos outros aspectos que podem indicar anormalidades.

Fazer esses exames médicos com frequência pode nos ajudar a manter um melhor controle de nossa saúde e, assim, identificar se é preciso procurar por algum especialista. Quer conhecer exames práticos que podemos fazer em casa? Então fique por dentro!

1. Sabor

Para esse exame você precisará de um pouco de corante azul para aplicar na língua com a ajuda de um algodão. Depois observe o resultado com uma lupa e conte as papilas gustativas próximas a região frontal da língua.

Ao contar vinte ou mais pontos azuis terá um indicativo de que o paladar está em bom estado, e de que ele é aguçado. Porém, nem sempre isso é bom, já que algumas pesquisas demonstraram que esse paladar aguçado pode estar associado a um risco maior de sofrermos de certos tipos de câncer.

Alguns vegetais como o brócolis, o repolho ou a couve, contêm compostos amargos que ajudam a proteger o organismo contra o câncer, mas esses alimentos geralmente são desagradáveis ao paladar de pessoas sensíveis a esse ponto.

Basicamente, a associação entre pessoas de paladar aguçado e uma maior incidência de câncer deve-se à maior sensibilidade quanto ao sabor das verduras, que têm antioxidantes e vitaminas responsáveis por proteger o organismo do câncer.

2. Retenção de líquidos

Retencao-de-liquidos

Para comprovar se estamos com retenção de líquidos um bom exame é pressionar para baixo três ou quatro regiões da parte de cima e de baixo das pernas com o polegar. Se as regiões que foram pressionadas apresentarem um tom branco alguns segundos depois de tirar o polegar, efetivamente há uma retenção de líquidos. Ainda, também é possível confirmar se os tornozelos ou joelhos estão inchados.

Nesse caso é recomendável reduzir o uso de sal nos alimentos e cortar alimentos processados de sua dieta. Também é bom aumentar o consumo de água.

3. Anemia

A falta de ferro na dieta pode causar problemas como a anemia. Para saber se estamos sofrendo de anemia basta estender a mão com a palma para cima e puxar os dedos para trás. Se depois de alguns segundos notarmos que a palma da mão e, principalmente, aquelas linhas profundas da mão, ficam pálidas, temos um indicativo de anemia.

Nesse caso, o melhor é consultar um médico para confirmar o diagnóstico. Se você estiver sofrendo de anemia o consumo de carnes vermelhas e verduras de folhas verdes pode ser de grande ajuda.

4. Tolerância à alimentação

Bicarbonato

Pegue uma colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio, misture-a em um copo com água e beba. Se você arrotar imediatamente após tomar, é uma boa notícia. Colocar uma substância alcalina em um meio ácido, como o estômago, produz gás. O ato de não arrotar pode indicar que os níveis de ácido são baixos e que não estão absorvendo todos os nutrientes dos alimentos.

5. Visão

Se quiser comprovar o quão boa anda sua visão, caminhe vinte passos completos de distância de um carro estacionado, depois dê uma boa olhada na placa. Você consegue ler os números claramente? Se notar algum tipo de confusão ou distorção terá um indicativo de que algo não está bem, então o melhor será consultar um especialista.

6. Colesterol

Se quiser comprovar se seus níveis de colesterol estão altos, observe a pele que se encontra acima ou abaixo dos olhos. Se notar protuberâncias amarelas planas, terá o indicativo de depósitos de gordura que podem estar indicando um nível de colesterol muito elevado.

Se isso acontece, o ideal é consultar um médico para tomar as medidas necessárias. Essas bolinhas de gordura só aparecem em casos de colesterol muito alto durante muito tempo.

7. A saúde digestiva

Lactose-intolerancia

Muitas vezes, ao ingerir determinados tipos de alimentos começamos a nos sentir cheios, inchados ou pesados de imediato. Se quisermos saber se isso é uma intolerância aos alimentos podemos realizar um exame:

Antes de consumir o alimento que acreditamos que nos cai mal, observamos nosso pulso. Depois, comemos esse alimento (uma porção média) e medimos novamente o pulso. Se notamos um aumento em mais de dez batidas por minuto temos um bom indicativo de que há intolerância a esse alimento.

8. Função pulmonar

Se quiser examinar o funcionamento de seus pulmões e detectar possíveis problemas, pare a uns trinta centímetros de uma vela acesa e com a boca aberta expire bem forte. Nota algum som estranho? Se isso acontece pode ser um sinal de advertência para a asma, principalmente se você também sofrer de tosse noturna.

Se você não apresenta esses sintomas mas sente que seus pulmões não são tão resistentes como deveriam ser, é possível que esteja com má condição física. Neste caso, é fundamental praticar algum esporte ou atividade física.