8 benefícios da couve-flor! Vale a pena incluí-la na dieta

8 benefícios da couve-flor! Vale a pena incluí-la na dieta

O consumo de couve-flor não apenas traz benefícios internos para o nosso organismo, mas também protege a pele da ação dos radicais livres e estimula a regeneração celular.
Benefícios da couve-flor

A couve-flor faz parte da família dos vegetais crucíferos, assim como o brócolis e os vários tipos de repolho.

Muitos não se atrevem a incluí-la em sua dieta, por causa da má fama que tem devido ao odor que libera e à inflamação que pode ocasionar no abdômen.

No entanto, trata-se de uma hortaliça que merece uma oportunidade em nosso plano alimentar, já que, do ponto de vista nutricional, é uma rica fonte de vitaminas, minerais e poderosos antioxidantes que fazem bem à saúde.

Somado a isso, trata-se de um alimento muito versátil que pode ser incluindo com facilidade em saladas, cremes e muitos outros pratos.

Se você ainda não se convenceu de que vale a pena investir na couve-flor, a seguir compartilharemos 8 benefícios pelos quais você deveria começar a comê-la agora mesmo. Anime-se a experimentar!

1. Protege a saúde cardíaca

Coração

A couve-flor, assim como outros vegetais de sua mesma família, contém uma substância chamada sulforafano, que melhora a pressão arterial e o funcionamento dos rins.

Este composto está associado à melhora da metilação do DNA, que é chave para o bom funcionamento celular e expressão gênica, sobretudo na parte interna das artérias.

Por outro lado, possui um fitoquímico chamado alicina, que reduz os níveis de colesterol e o risco de acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

Não se esqueça de ler: Uma bebida simples para limpar artérias obstruídas

2. Melhora a saúde cerebral

Seu teor de colina, um tipo de vitamina B, a torna uma grande aliada da saúde e do desenvolvimento cerebral.

Seu consumo durante a gravidez traz muitos benefícios para a atividade cerebral, incluindo a função cognitiva e a memória.

Os adultos que consomem couve-flor frequentemente podem se proteger da deterioração associada à idade e às toxinas.

3. É diurética e depurativa

boa_digestao_diuretico_depurativo

A couve-flor é composta por bastante água, apesar de também conter potássio e uma pequena quantidade de sódio.

Ela tem um efeito diurético no organismo, que favorece a eliminação dos líquidos que ficam retidos nos tecidos.

Essa qualidade beneficia as pessoas com pressão alta, pois ajudam a regulá-la ao favorecer a produção de urina.

A couve-flor também tem qualidades depurativas que promovem a eliminação de toxinas e substâncias acumuladas, como o ácido úrico e a ureia, entre outros.

4. Faz bem para as mulheres grávidas

O consumo de couve-flor é muito bom para as mulheres durante a gestação, porque é uma fonte importante de ácido fólico (B9), nutriente necessário para o bom desenvolvimento do bebê.

Os folatos participam da produção de glóbulos vermelhos e brancos, da síntese de material genético e da formação dos anticorpos que fortalecem o sistema imunológico.

Da mesma forma, seu consumo é aconselhado para as mulheres que tomam anticoncepcionais orais, porque eles reduzem a presença desse nutriente.

5. Facilita a digestão

Seu importante teor de fibras lhe confere propriedades laxantes que melhoram a digestão, ao mesmo tempo em que diminuem a prisão de ventre.

A fibra é um nutriente essencial para manter os movimentos intestinais e expulsar os dejetos retidos no sistema.

Esta hortaliça ainda contém um composto chamado glucorafanina, que faz bem ao estômago e aos intestinos, protegendo-os de doenças graves como o câncer e as úlceras.

6. É anticancerígena

Câncer

O sulforafano, um composto de enxofre que a couve-flor possui em grandes quantidades, possui comprovadamente a capacidade de eliminar as células-mãe de vários tipos de câncer.

Isso poderia ajudar a retardar o crescimento do tumor e, de fato, alguns especialistas acreditam que pode ser a chave para controlar a doença.

Outros compostos presentes nela, como os índoles e os isotiocianatos, mostraram resultados positivos na prevenção e tratamento de cânceres, como:

  • Câncer de mama
  • Câncer de próstata
  • Câncer de bexiga
  • Câncer de cólon
  • Câncer de fígado
  • Câncer de pulmão

7. Ajuda a emagrecer

Por ter poucas calorias e muitos nutrientes, a couve-flor é uma grande aliada das pessoas que estão tentando emagrecer.

Suas fibras prolongam a sensação de saciedade e ajudam a controlar o desejo constante de ingerir calorias.

Quer saber mais? Leia: 10 alimentos que ajudam a queimar gordura

8. Faz bem à pele

pele_do_rosto

Seu grande número de antioxidantes e nutrientes mantêm a saúde e a beleza da pele. Eles promovem a regeneração celular e inibem os danos causados pelos radicais livres, principais desencadeantes do envelhecimento precoce.

Como você pode ver, ainda que não seja o vegetal mais delicioso do mundo, a couve-flor é uma fonte de nutrientes muito importante que você pode aproveitar.

Pesquise receitas para prepará-la e procure consumi-la, pelo menos, uma a duas vezes por semana para se beneficiar dessas propriedades.