Suco de cúrcuma: 8 benefícios interessantes para a sua saúde

8 benefícios interessantes que você obtém tomando suco de cúrcuma

O suco de cúrcuma tem propriedades anti-inflamatórias, desintoxicantes e diuréticas, por isso pode ser de grande ajuda na hora de combater múltiplas doenças, como é o caso da artrite.
8 benefícios interessantes que você obtém tomando suco de cúrcuma

A cúrcuma (Curcuma Longa) é uma planta medicinal pertencente à família das zingiberaceas, da qual o gengibre também faz parte.

Valorizada há centenas de anos por suas aplicações na gastronomia e na medicina natural, é uma especiaria com um alto valor nutricional e múltiplas propriedades para a saúde.

Costuma-se adicionar como condimento em muitos pratos, já que lhes proporciona um toque de sabor picante e uma cor amarelada ou alaranjada particular.

Também é usada para preparar dezenas de remédios caseiros, visto que conta com substâncias analgésicas, anti-inflamatórias e antibacterianas.

De fato, por sua alta concentração de antioxidantes, vitaminas e minerais, acredita-se que pode ser benéfica para prevenir e tratar vários tipos de câncer.

O melhor de tudo é que é bastante versátil e pode ser adicionada de inúmeras maneiras em nossa alimentação para que aproveitemos todas as suas qualidades.

Por exemplo, podemos preparar um suco de cúrcuma medicinal que, consumido de forma regular, promove o bem-estar físico e cognitivo.

Queremos contar agora, em nosso espaço,  quais são seus benefícios e como prepará-lo em casa com simples passos. Não perca!

1. Combate a artrite

artrite

Os pacientes com artrite podem obter muitos benefícios com o consumo habitual de suco de cúrcuma.

Esta bebida concentra poderosos antioxidantes e anti-inflamatórios que, depois de absorvidos, reduzem a dor e a rigidez das articulações.

Quer saber mais? Leia: Quais são os alimentos que podem causar dor articular?

2. Previne o Alzheimer

A curcumina, o composto ativo da cúrcuma, diminui a inflamação do cérebro e freia o dano celular causado pelos radicais livres.

Assim, previne a deterioração cognitiva associada à idade e à doença de Alzheimer.

3. Reduz o risco de desenvolver câncer

Câncer

Os compostos antioxidantes que a cúrcuma concentra exercem um efeito positivo na destruição dos radicais livres e das células anormais relacionadas com o câncer.

Estas moléculas inibem a ação negativa das toxinas no organismo e, por sua vez, freiam o crescimento acelerado das células cancerígenas.

4. Combate os transtornos digestivos

O suco natural de cúrcuma diminui os sintomas da indigestão e reduz o excesso de acidez no estômago para prevenir as úlceras e o refluxo ácido.

Suas propriedades aumentam a taxa metabólica do corpo, melhoram a motilidade intestinal e promovem a correta digestão dos alimentos.

5. Protege a saúde cardiovascular

O consumo regular desta bebida também é uma excelente forma de manter controlados os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicérides.

Seus antioxidantes promovem a eliminação destes lipídios retidos nas artérias e ajudam a prevenir transtornos como a aterosclerose.

Também é útil para controlar a formação de placa arterial e transtornos como a hipertensão.

6. Favorece a saúde hepática

As propriedades desta especiaria promovem o equilíbrio da bilirrubina e da bile, duas secreções muito importantes para manter uma boa saúde hepática.

Seus nutrientes essenciais otimizam a função deste órgão ao mesmo tempo em que diminuem a inflamação, a acumulação de toxinas e o fígado gorduroso.

7. Previne o envelhecimento precoce

envelhecimento-precoce

Esta bebida natural não só atua contra o envelhecimento celular dos órgãos internos mas, além disso, é uma grande aliada para prevenir os sinais precoces da idade, tanto na pele quanto no cabelo.

8. Controla o açúcar no sangue

Por sua capacidade de estimular o metabolismo dos açúcares, seu consumo pode ajudar os pacientes com diabetes do tipo II.

Consumir um copo de suco de cúrcuma por dia reduz de forma significativa os níveis altos de glicose no sangue.

Visite também o artigo: 5 sucos naturais para regular os níveis de açúcar no sangue

Como preparar o suco de cúrcuma em casa?

suco-de-curcuma

Existem muitas receitas para preparar sucos com cúrcuma. Nesta oportunidade queremos propor uma fórmula com propriedades desintoxicantes e diuréticas.

Ingredientes

  • 2 xícaras de água (500 ml)
  • 1 colher de sopa de cúrcuma em pó (10 g)
  • O suco de 2 limões
  • 2 colheres de sopa de mel (50 g)

Preparo

  • Adicione as duas xícaras de água em uma panela e coloque para ferver com a colher de sopa de cúrcuma em pó.
  • A seguir, retire a bebida do fogo, espere que repouse por alguns minutos e adicione o suco de limão.
  • Coloque tudo na geladeira e, quando estiver frio, adicione o mel para adoçar.
  • Consuma um ou dois copos por dia.

Contraindicações

  • A quantidade de cúrcuma não deve exceder o recomendado, já que os excessos poderiam ser irritantes para o sistema digestivo.
  • Não é recomendado para pacientes com pedras na vesícula biliar, porque pode causar cólicas.
  • Em caso de estar consumindo medicamentos anticoagulantes ou anti-inflamatórios, deve-se consultar um médico antes de tomar a bebida.

Imagem principal oferecida por © wikiHow.com