8 benefícios surpreendentes do sal marinho - Melhor com Saúde

8 benefícios surpreendentes do sal marinho

O sal marinho não é tão refinado quanto o comum e conserva vários de seus compostos e propriedades originais, que podem ser muito benéficos para o nosso organismo.
Sal marinho

É possível que você pense que o sal que você usa na cozinha vem do mar. De certo modo isso é verdade, mas ele passa por um tratamento prévio antes de chegar a nossas casas, e por isso é diferente do sal marinho.

As principais transformações são a eliminação de alguns minerais, do magnésio e do iodo. Por outro lado, é adicionado iodeto de potássio e dextrose, além de um branqueador.

Este processo é feito para que seja possível introduzir o elemento em nossas refeições, bem como para torná-lo mais atraente e duradouro, porque acreditava-se que o sal marinho não era apto para o consumo humano.

Porém, atualmente foi demonstrado que o sal marinho é compatível com nosso organismo e que, além disso, oferece inúmeras vantagens para a saúde. Leia mais e confira.

Como é o sal marinho?

sal-marinho

  • Como você pode imaginar, a obtenção deste condimento é muito mais natural. De fato, trata-se simplesmente de deixar o sal marinho secar ao sol.
  • Ao fazer isso, são inseridas partículas microscópicas da fauna e flora do mar, além de todas as substâncias que são suprimidas no sal comum: minerais, iodo e magnésio.
  • Por constituir um produto sem manipulação, é menos branco do que estamos acostumados, já que não contém o corante que mencionamos antes.
  • É mais úmido do que o sal comum e seu sabor é mais forte, por isso deve-se usá-lo em menor quantidade nas receitas regulares.

Benefícios do sal marinho

1. Fortalece o sistema imunológico

Os minerais que o sal marinho conserva ajudam nossas defesas para nos dar mais vida e vigor. Por isso, é bom consumi-lo no fim do verão. Você enfrentará melhor as consequências das mudanças de temperatura.

Como muitos sabem, esse período costuma trazer consigo gripes, vírus, congestões nasais…

2. Combate a depressão

A serotonina e a melatonina são dois hormônios que o cérebro secreta para controlar o estresse. Quando passamos por um estado depressivo, nosso corpo não produz esses hormônios em quantidades suficientes, e por isso a tristeza e o estresse se apoderam de nós.

O sal marinho ajuda a conservar os dois hormônios da felicidade com menos esforço.

3. Melhora a circulação sanguínea

sal-marinho-melhorar-circulacao

O sal marinho facilita o fluxo de sangue pelo nosso organismo. Como sabemos, o sangue é o encarregado de transportar o oxigênio de que o nosso corpo precisa para funcionar com a intensidade e força adequadas.

Se isso não acontece, nosso organismo tem que trabalhar em dobro e, portanto, se desgasta mais cedo. Assim, esta é uma propriedade que justifica o consumo desse sal por si só.

4. Ajuda a perder peso

O sal marinho é um alimento alcalino. Isso significa que atua para que o estômago gere substâncias que sirvam para eliminar aquelas outras que nos causam dano, como as gorduras.

Portanto, ele não só lutará contra a acidez, como também fará com que a digestão seja um processo mais cômodo e rápido.

5. Reduz os ataques de asma

O sal marinho é um potente anti-inflamatório. Tanto é assim que alguns médicos recomendam colocar um pouco de sal marinho na língua quando sofremos uma crise, e não um inalador.

Se você tem esse tipo de doença, consulte um médico antes de começar qualquer tratamento alternativo e não retire o medicamento receitado de forma unilateral.

6. Previne e alivia a osteoporose

Os ossos são mais do que somente cálcio. O sistema ósseo usa um quarto do sal que temos. Isso significa que quando temos algum problema nos mesmos, um teor extra de sal é sensacional.

Além disso, os minerais que o sal marinho contém são um complemento essencial para reparar os ossos.

7. Elimina os espasmos e câimbras

Você já notou que os tenistas comem banana durante as partidas? Isso acontece porque essa fruta tem muito potássio e este é um dos principais componentes dos músculos.

Pois bem, um dos benefícios do sal marinho é que ele funciona de maneira similar.

sal-marinho-prevenir-caimbras

Além disso, permite que os músculos extraiam o potássio de outros alimentos com mais facilidade.

8. Equilibra a quantidade de açúcar no sangue

O sal marinho é perfeito para as pessoas com diabetes, porque ajuda o nível de açúcar a se equilibrar da forma adequada. Assim, se você apresenta problemas de açúcar no sangue, pense em adicionar o sal marinho a sua dieta: é uma insulina natural.

Os benefícios do sal marinho são tão importantes que uma vez que o conheçamos é difícil voltar a usar o sal comum. Quando você começar a usá-lo vai se acostumar e logo saberá as quantidades que precisa pôr em cada prato.